Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Novo Top Gear não terá três apresentadores – nem será gravado em um auditório
Quem esperava ver um trio apresentando o novo Top Gear, terá uma surpresa negativa: o único apresentador confirmado até agora, Chris Evans, aparentemente será o único mesmo. A informação é do próprio Evans, que falou à revista Top Gear em Cannes.
“Nós vamos fazer tudo diferente porque precisamos e porque queremos”, disse o apresentador. “Se usarmos três apresentadores, simplesmente estaríamos copiando o que eles fizeram. Por que fazer isso? Não será eu, um cara aqui e outro ali. Eles eram os Três Patetas, os Bee Gees, eles eram aquilo, e eu não. Eu sou eu”.
Além disso, Evans também disse que o formato de estúdio do programa será abandonado. “Vamos mudar. Mas não posso dizer como será”. Um palpite do FlatOut? O programa será apresentado com convidados ou em dupla, e será bastante parecido com Top Gear USA.
Mad Max poderá ganhar mais dois filmes depois de “Fury Road”
O diretor George Miller traz uma boa notícia aos fãs da saga Mad Max: depois de “Fury Road”, a franquia pode ganhar mais dois filmes. A informação é do pessoal da revista Top Gear, que entrevistou o diretor recentemente.
Na entrevista, Miller disse que “Fury Road” recebeu o sinal verde três vezes, mas foi cancelado três vezes ao longo de dez anos. Ele ia filmar com Mel Gibson em 2001, mas então aconteceu o 11 de setembro e o câmbio em relação ao dólar australiano fez o orçamento diminuir significativamente. Depois eles foram filmar no Outback australiano, mas – vejam só — acabou chovendo demais por lá e eles precisaram ir para o deserto da Namíbia, no sul da África. Com essa mudança, o filme mudou consideravelmente, com um script diferente e novos personagens.
Com isso, Miller acabou ficando com dois scripts não finalizados. Por isso ele decidiu negociar com a Warner Bros. para usá-los em novas sequências. Só não se sabe ainda qual delas será a próxima sequência do filme.
Subaru mostrará conceito do Impreza de quinta geração em Tóquio
A quarta e atual geração do Impreza nasceu em 2011. Considerando que a terceira ficou apenas quatro anos em cena, a aposentadoria do modelo à venda hoje pode não ser tão prematura quanto parece. Especialmente depois que a Subaru apresentar um gostinho da quinta geração no Salão de Tóquio, como mostram essas imagens preliminares, mas não só por isso. A razão se chama Prominence 2020.
Este plano, anunciado pela Subaru no ano passado, pretende aumentar a participação da marca no mundo ao ampliar sua oferta de produtos. E uma das melhores maneiras de fazer isso sem que os custos de desenvolvimento sejam proibitivos é com uma plataforma modular, a exemplo da MQB, usada pela Volkswagen no Golf, no A3, no Passat, no Tiguan…
Na Subaru, a nova plataforma será usada do Impreza ao Outback, se é que não há espaço para modelos menores e maiores do que estes. De acordo com a empresa, a nova plataforma deve trazer não só ganhos de escala (e de custo), mas também de resistência e de redução de peso pelo mesmo motivo: o uso mais intenso de aços de alta resistência.
Pelos desenhos, pode-se perceber um estilo mais agressivo, com linha de cintura alta, faróis mais afilados e uma frente mais baixa. O carro será mostrado apenas como conceito por conta do desenvolvimento, que ainda não terminou. Mesmo assim, a Subaru não poderia deixar de mostrar algo importante no principal evento automotivo de seu país, que só acontece de dois em dois anos. O novo Impreza deve ser lançado no final do ano que vem, ou seja, entre a edição de 2015 e a de 2017 do Salão de Tóquio.
Além da nova plataforma, o Impreza de quinta geração também estreará uma nova geração de motores boxer, com tecnologia de desativação de cilindros.
Porsche confirma versão de pista do Cayman GT4, a Clubsport
A Porsche confirmou nesta semana a produção da versão de pista do Cayman GT4, batizada Clubsport (o mesmo nome de um pacote opcional com equipamentos de pista para o carro de rua). A versão já havia sido flagrada em testes, mas até a confirmação da Porsche, não se sabia do que se tratava o protótipo.
Ele terá o mesmo motor 3.8 de 385 cv e a mesma suspensão do GT4 de rua, mas o câmbio PDK será substituído por uma caixa manual de seis marchas – aquela que todos esperavam. Ele também ganhará uma gaiola completa e cinto de segurança de seis pontos. Sim: cinto, no singular, pois o banco do passageiro será removido, afinal, você não leva passageiros para a pista.
Callaway desenvolve um Corvette GT3-R na Europa
A Callaway não tem atividades apenas nos EUA, onde é conhecida como preparadora de Corvette de mão cheia. Ela também tem um escritório na Europa, mais especificamente em Leingarten, na Alemanha. E a última obra dos caras por lá é o C7 GT3-R. Essa beleza do vídeo abaixo.
O C7 GT3-R estreou em Hockenheim e é o resultado de dois anos de desenvolvimento. Feito quase inteiramente de fibra de carbono, ele tem um motor V8 6.2 com mais de 600 cv, ligado a um câmbio sequencial X-Trac de seis marchas com borboletas atrás do volante para trocas. A potência é transferida apenas para as rodas traseiras.
O C7 GT3-R será vendido para equipes interessadas e também será usado pela Callaway Competition em competições pela Europa e até dos EUA.
Veja o motor que trará a TVR de volta à vida ser ligado pela primeira vez
A revista britânica Autocar conseguiu uma façanha e tanto: acompanhou Les Edgar e John Chasey, donos da TVR, na Cosworth, onde o motor dos novos carros foi ligado pela primeira vez.
O motor escolhido por Edgar foi o Ford Coyote V8, um 5.0 vendido como motor avulso, ou “crate engine”, trabalhado pela Cosworth para ter cerca de 500 cv. “Precisávamos de um motor robusto, de longa vida, mas também com espaço para o desempenho extra que tínhamos em mente. O Coyote claramente oferecia essas possibilidades”, disse Edgar à Autocar.
Com lançamento previsto para 2017, a nova TVR deve competir nas 24 Horas de Le Mans em 2018, algo que é parte central na estratégia do empreendedor britânico para trazer a marca de volta à vida. Parece que, desta vez, ela voltou para ficar.
Produção brasileira de automóveis cai 42,1% em setembro
A reunião da Anfavea mostrou que a coisa, para a indústria automotiva, não está apenas feia. Está periclitante, com uma queda de produção de 42,1% em setembro de 2015 comparado ao mesmo mês em 2014. Foram 174,2 mil veículos produzidos, contra 300,8 mil unidades no ano passado.
Ainda que o dólar na casa do chapéu tenha tornado os carros brasileiros mais baratos (não se anime, se você não ganha em dólar), as exportações cresceram apenas 28,7% em relação a setembro de 2014. E, como o dólar caiu, eles renderam 9,7% a menos do que as exportações do ano passado. Em resumo, as fabricantes venderam mais, mas receberam menos.
Elon Musk fala demais e revela o Model Y
O CEO da Tesla, Elon Musk, é conhecido tanto por ser inovador quanto por ser boquirroto, algo que ele vez por outra confirma. Ontem, por exemplo, ao responder a um fã no Twitter se o Model 3, futuro modelo de entrada da marca, teria as falcon doors do Model X, Musk respondeu: “Teremos o Model 3 e o Model Y. Um dos dois terá (as falcon doors)”. O tweet já foi apagado, mas não a tempo de evitar que as pessoas espalhassem a notícia.
O Model Y deve ser um crossover baseado na plataforma do Model 3, que será compacto, para os padrões americanos. Em outras palavras, será do tamanho de um Honda Civic ou de um Toyota Corolla. O mais provável é que seja ele o escolhido para ter as portas traseiras à moda asa de gaivota.
Evento arrecada brinquedos para crianças carentes
O VDABLIO, o Clube do Fusca e Antigos de Camboriú e Balneário Camboriú, vai promover o 2º VDABLIO Racing, um evento de dois dias para promover a paixão pelos carros com motor refrigerado a ar. E com uma ótima intenção: arrecadar brinquedos para crianças carentes da região.
Promovido nos dias 10 e 11, o 2º VDABLIO Racing acontecerá no Speed Music Park, localizado à rua Francisco Correa, 700, em Balneário Camboriú. É o mesmo lugar onde rolou o 1º Arrancadão Solidário, realizado em setembro https://www.flatout.com.br/renault-apresenta-picape-alaskan-lamborghini-huracan-spyder-vaza-na-internet-bmw-entra-na-era-dos-hibridos-plug-in-o-adeus-a-jim-douglas-e-mais/ para ajudar a pequena Isadora Pimentel.
Além da parte filantrópica da coisa, o evento também terá arrancadas, food truck, mercado de pulgas e outras atrações legais para quem é gearhead de carteirinha. A entrada custará R$ 10 e a doação de um brinquedo em bom estado. Os organizadores estimam que cerca de 500 crianças receberão brinquedos com a ação, mas, dependendo da arrecadação, o número pode chegar a 1.000 crianças. Quem quiser participar das competições ou mesmo vender suas coisas por lá pode conseguir mais informações pelo e-mail [email protected].
Kia planeja vender seu novo crossover compacto, o Niro, apenas como híbrido
A versão da Kia para o ix25, ou Creta, da Hyundai está nos finalmentes. Mas quem esperava ver o carro no Brasil talvez não tenha essa chance. Isso porque o Niro, nome do conceito e também de desenvolvimento do modelo, talvez só venha em versões híbrida e híbrida plug-in, de acordo com o site World Car Fans.
Achamos pouco provável, considerando que isso limitaria bastante o potencial de mercado do modelo, mas que existirá uma versão com motor elétrico aliado ao 1.6 de quatro cilindros e injeção direta de combustível, é certeza, como mostra o vídeo acima.
Silencioso, ele usa o mesmo trem de força que será visto no oponente da Hyundai ao Prius. A previsão de lançamento é para o ano que vem. Por suas dimensões, de cerca de 4 m de comprimento, o Niro ficará entre o Soul e o Sportage.
Em seu revés mais recente, VW fica de fora da lista Ward’s 10 Best Engines
O estrago na reputação da Volkswagen pode ser medido de diversas formas, mas essa deve ser uma das mais contundentes. Tradicional participante da lista Ward’s 10 Best Engines, reservada aos melhores motores do mundo, o grupo Volkswagen foi excluído da lista deste ano. Ou seja, nada de Audi, VW, Porsche ou de qualquer outra marca na relação.
Dos dez engenheiros que a Volkswagen suspendeu, por suspeita de serem os criadores da fraude, três não estariam envolvidos com o escândalo, pelas investigações do grupo. E estes três são justamente Heinz-Jakob Neusser, Ulrich Hackenberg e Wolfgang Hatz. Quando falam que a corda sempre estoura para o lado do mais fraco, vem um lance desses e confirma a tese.
O recall dos carros afetados deve começar em janeiro de 2016, segundo o novo CEO do grupo, Matthias Müller. A solução técnica será apresentada às autoridades para aprovação, antes disso.
Além disso, Müller disse que todos os projetos não essenciais do grupo serão suspensos. Pode colocar o Bugatti Chiron, o Volkswagen Phaeton nessa lista. Confirmando o que já havíamos comentado ao relatar o caso pela primeira vez, o The Wall Street Journal , citando fontes próximas à direção do grupo, disse que a família Porsche-Piëch exercerá cada vez mais influência na empresa daqui em diante. Em outras palavras, disse que Ferdinand Piëch voltou por cima da carne seca. Afinal, Müller era apadrinhado de Ferdinand Piëch, assim como Hans Dieter Pötsch, atual presidente do conselho de administração da empresa. Vingança é um prato que se come frio. No caso de Piëch, também defumado.