Sim, o FlatOut também está in loco no Salão do Automóvel em São Paulo, e nossa cobertura começa com uma avalanche da Audi: a marca das quatro argolas levou muita coisa para o Anhembi, confirmou seu primeiro híbrido para o mercado brasileiro — Audi A3 Sportback E-Tron — e apresentou o novo TT conversível.
É claro que, logo de cara, fomos conferir a nova geração do esportivo que, em 2014, chegou a sua terceira geração: o TT. Baseado na plataforma modular MQB (a mesma do VW Golf MK7, por exemplo), o novo TT chegará ao Brasil no primeiro semestre do ano que vem com duas versões do motor 2.0 TFSI: de 230 cv a 4.500 rpm e 37,7 mkgf de torque entre 1.600 e 4.300 rpm, e de 310 cv a 5.800 rpm e 38,7 mkgf de torque entre 1.800 e 5.700 rpm — esta última, na versão TTS, de apelo ainda mais esportivo e tração integral quattro. Ambos serão equipados com o câmbio DSG de dupla embreagem e seis marchas.
Contudo, o destaque do estande era a versão conversível do TT, em um ousado tom de verde vibrante. O TT-S Roadster também foi confirmado para o Brasil mas deverá chegar um pouco mais tarde, no segundo semestre. A faixa de preço prevista para o Audi TT é de R$ 210-220 mil.
Já o Audi A3 E-tron é a investida da marca no mercado de híbridos. A receita é conhecida: um motor a combustão e um motor elétrico — no caso, o 1.4 TFSI de 150 cv e 25,5 mkgf de torque e um motor elétrico que, alimentado por baterias de íon de lítio, entrega 102 cv e 33,6 mkgf de torque instantâneo. Em uso combinado, são 204 cv e 35,7 mkgf de torque — o bastante para ir de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e chegar aos 222 km/h de velocidade máxima. A economia de combustível é seu maior cartão de visitas: no padrão europeu, são 66,6 km/l em modo híbrido, com uma autonomia total de 940 km. No modo totalmente elétrico é possível rodar por até 50 km a, no máximo, 130 km/h. Ainda não foi estabelecido o preço nem uma data de lançamento, mas o carro foi confirmado para o Brasil ainda em 2015.
Fora os futuros lançamentos, a Audi também levou carros conceito para o Salão do Automóvel: o Audi TT offroad e o Urban Concept. O primeiro foi apresentado em abril no Salão de Pequim e, segundo a marca, tem potencial para se tornar um modelo de produção. Como o Sportback e o Allroad Shooting Brake, o Offroad concept é baseado no TT e tem um motor 2.0 turbo de 292 cv acoplado a uma caixa automática S-Tronic de seis velocidades.
O outro conceito, que veio em versões conversível e cupê, é um projeto de mobilidade urbana que foi mostrado pela primeira vez em 2011, no Salão de Frankfurt. Com dois lugares, o protótipo Audi Urban (que ganha o sobrenome Spyder na versão conversível) tem dois motores elétricos que, somados, geram o equivalente a 20 cv e 4,79 mkgf de torque. A autonomia proporcionada pelas baterias de íon de lítio de 7 kWh é de 70 km.
Além de lançamentos e conceitos, boa parte do portifólio da Audi está presente no estande — incluindo, claro, os modelos favoritos dos entusiastas, incluindo aí Audi R8 V10, a super perua RS6 e o belo sedã-cupê-hatchback RS7. Ao todo, são 23 carros — e também uma área com lembranças e suvenires como chaveiros, miniaturas e vestuário. Tudo isto você confere na sequência abaixo!