Enquanto metade do mundo prestava atenção nos jogos da Copa do Mundo nesta tarde de quarta-feira, uma parcela um pouco menor da população humana estava com os olhos voltados para os EUA, onde a Volvo apresentou o último modelo que faltava de sua linha intermediária, o sedã S60.
Modelos europeus normalmente estreiam em Salões europeus, mas este sedã de origem sueca foi lançado nos EUA por um bom motivo: é lá que ele será produzido ao longo dos próximos anos. Esta é a primeira vez que um Volvo será produzido nos EUA, na nova fabrica da marca na Carolina do Sul, de onde o carro será exportado para o resto do mundo.
Para enfrentar rivais como o BMW Série 3 e afins, a Volvo irá oferecer o S60 com quatro variações do seu 2.0 turbo — duas delas combinadas a motores elétricos — que podem chegar a 400 cv, e é baseado na plataforma SPA como sua irmã perua, a V60. Por isso ele compartilha com ela o design da dianteira até a coluna B, o estilo da cabine e parte de seus quatro powertrains. Eles são todos baseados no 2.0 da marca — o único motor da Volvo atualmente —, sendo dois deles híbridos plug-in. A potência varia de 250 a 400 cv.
A versão de entrada é a T5, com o 2.0 turbo de 250 cv, tração dianteira e câmbio automático de oito marchas. Com esse conjunto o sedã de 1.680 kg vai de zero a 100 km/h em 6,5 segundos. Logo acima vem o T6, que usa um compressor de polia combinado ao turbo (dualcharged), e chega aos 310 cv que são direcionados somente para as rodas dianteiras. A versão de tração nas quatro rodas usa um motor elétrico no eixo traseiro
Se você precisa de mais potência a opção é o T8 Twin Engine, que combina o 2.0 dualcharged em uma variação de 300 cv a um motor elétrico de 65 kW (90 cv) instalado no eixo traseiro para chegar aos 390 cv e 65,1 kgfm. O conjunto leva o sedã aos 100 km/h em 4,9 segundos e aos 250 km/h de velocidade máxima limitada eletronicamente.
O S60 terá ainda uma versão mais potente e com pegada esportiva. Não será um R-Design como a geração passada, nem um Polestar, uma vez que a divisão esportiva agora é uma marca separada. Em vez disso ele será o S60 T8 Polestar Engineered, que segue a mesma pegada dos modelos M Sport da BMW: não são os esportivos “real deal”, mas têm uma pegada mais agressiva no visual e no acerto dinâmico.
No caso do S60 Polestar Engineered, o carro recebe upgrades e componentes fornecidos pela Polestar, A Volvo foi econômica nos detalhes sobre o powertrain, limitando-se a dizer que os motores combinados irão produzir 420 cv e levarão o sedã aos 100 km/h em 4,3 segundos e à máxima de 250 km/h, também limitada eletronicamente. Isso o coloca no páreo de modelos como o Mercedes-AMG C43 e o Audi S4, que atingem os 100 km/h em 4,1 e 4,3 segundos, respectivamente
A grife Polestar, claro, não se limita à potência mais alta: o pacote inclui amortecedores Öhlins, freios Brembo, rodas forjadas de 19 polegadas, e uma barra de amarração unindo as torres da suspensão dianteira, bem como alguns retoques no interior para diferenciá-lo como a versão exclusiva que é.
O novo S60 chegará ao mercado somente no início de 2019 e, como seu antecessor, deverá ser vendido no Brasil a partir do segundo semestre.