A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Novo VW Virtus (o Polo sedã) aparece sem disfarces, Ferrari terá SUV nos próximos anos, Fiat Mobi vai mal em crash-test e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Volkswagen Virtus aparece em fotos na fábrica

20604176_1457749330986241_6923119045146104894_n-1

Enquanto a Volkswagen prepara o lançamento do Polo no Brasil, sua versão sedã, o Virtus, acabou sendo divulgada por fotos não-oficiais feitas dentro de uma de suas fábricas. O modelo será o sucessor do antigo Polo Sedan e irá brigar com o Honda City, Chevrolet Cobalt e Nissan Versa.

O modelo aparentemente foi exibido em uma versão de topo, equipada com o sistema multimídia com tela de 10 polegadas e com o quadro de instrumentos digital, que será um dos opcionais dos modelos. Ele deverá usar a mesma combinação de motores do hatch, como o 1.0 TSI de 128 cv já confirmado e, possivelmente, o 1.6 16v MSI.

Ele será posicionado entre o Voyage e o Jetta, e tem um visual mais refinado que o de seus rivais diretos, considerando o que vemos nestas imagens. Note a profusão de cromados no modelo preto e os materiais adotados no painel e volante. Além disso, ele tem elementos visuais que remetem a modelos maiores e mais luxuosos, como o Audi A4 e o VW Arteon, sucessor do Passat CC.  O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2018.

 

 

Planos da Ferrari confirmam futuro SUV

ferrari_05_MGZOOM

No início eram apenas rumores não confirmados, mas agora tudo ficou claro com o plano da Ferrari para os próximos cinco anos, publicado pelo site Bloomberg. A Ferrari pretende dobrar sua lucratividade até 2022 e, para isso, irá recorrer ao recurso mais lucrativo dos últimos anos: um crossover utilitário esportivo.

Há não muito tempo o CEO da Ferrari, Sergio Marchionne, havia dito que um SUV da Ferrari só aconteceria se “atirassem em mim primeiro”. Contudo, há cerca de dois anos a Italdesign revelou um estudo para um crossover da Ferrari que deu origem à FF (são as imagens que ilustram esta nota). Agora as coisas começam a fazer sentido: aparentemente a Ferrari já cogita fazer um SUV há mais tempo do que se imagina, porém optou por transformar seu grã-turismo de quatro lugares em uma shooting brake de tração integral para, quem sabe, amenizar o impacto do lançamento de um futuro crossover. Uma espécie de Janela de Overton mercadológica.

pg4ygnqbpzi5

Mais recentemente, a revista Car revelou que a Ferrari já está trabalhando no modelo sob o código F16X. Ainda não há nenhum detalhe a respeito dele, mas espera-se que ele seja oferecido com quatro lugares e com powertrain híbrido. Ainda segundo Car, a Ferrari estuda a possibilidade de duas e quatro portas, mas ainda não está definido. Por outro lado, é provável que ele não tenha as formas tradicionais dos SUVs, e provavelmente será uma espécie de  GTC4Lusso mais alta e larga.

 

Fiat Mobi ganha somente uma estrela no Latin NCAP

fiat_mobi_conquista_apenas_uma_estrela_em_teste_do_layin_ncap_2

A mais nova vítima dos testes de segurança do Latin NCAP é o Fiat Mobi. A instituição divulgou nesta última terça-feira (1º) os resultados dos testes de impacto do compacto mineiro e eles são desanimadores: o Mobi conquistou apenas uma estrela na proteção de adultos e duas na proteção de crianças.

Segundo o Latin NCAP, o baixo desempenho se deveu especialmente à estrutura do habitáculo que se mostrou “inapropriada para suportar impacto lateral” pois há “penetração da coluna B”. A proteção para o peito do motorista em impactos laterais foi classificada como “pobre”. Somente a cabeça e as pernas receberam classificação de proteção “boa”.

De um total de 34 pontos para a proteção de adultos o Mobi conquistou pouco mais da metade: 19,20. No quesito proteção para crianças a pontuação máxima é 49 pontos, mas a nota do Mobi foi de apenas 26,98. Além da penetração da coluna B, a porta traseira do carro se abriu durante o impacto.

fiat-mobi-vai-mal-em-crash-test

Apesar do mau desempenho geral, a estrutura do Mobi se mostrou estável nos testes de colisão frontal. Segundo o Latin NCAP, os airbags frontais oferecem boa proteção à cabeça e ao peito dos ocupantes dos bancos da frente.

 

Os carros mais vendidos no Brasil em julho

chevrolet_onix_18_1

Com o mês de julho encerrado chegou a hora de conhecermos os carros mais vendidos em seus 31 dias. A liderança do mercado continua com o Chevrolet Onix que, apesar da queda de 5% nas vendas em geral, vendeu 15.234 unidades em julho; 311 unidades a mais que as 14.923 de junho. Quem se importa com crash-tests, não é?

No segundo lugar o Hyundai HB20 mantém a posição que tomou do Ka no mês anterior com 9.312 unidades (403 a menos que em junho), enquanto o Ford se segura na terceira posição com 7.248 exemplares vendidos. O Sandero também continua estacionado na mesma vaga: o hatch franco-romeo ficou na quarta posição com 6.663 unidades, quase 2.500 a menos que no mês anterior. Apesar da boa relação custo/benefício/espaço, ele parece ter sido atingido pelo fogo amigo do Kwid, que conquistou quase 7.000 compradores, embora não entre na lista por não ter nenhuma unidade faturada ou emplacada. O cliente entra na Renault para comprar um Sandero básico e sai com a pré-compra de um Kwid completo. Ajuda a explicar.

fiat-toro-flatout-juliano-barata-56b

A quinta posição continua com o Prisma, que estacionou nesta vaga no mês passado e permaneceu ali com 6.300 unidades vendidas. Juntos, Prisma e Onix já venderam mais de 135.000 exemplares em 2017 — o que deverá render à Chevrolet o título de marca mais vendida no país. Aguardemos.

A sexta posição agora é ocupada pelo Corolla, que já vinha subindo desde maio, e emplacou 6.250 unidades sendo o modelo que mais cresceu neste mês de queda nas vendas — foram 516 unidades a mais que em junho. Ultrapassado pelo Corolla, o Gol se manteve na sétima posição com 6.236 unidades.

A Fiat Toro continua na oitava posição, com 5.028 exemplares e assume o posto de picape mais vendida no Brasil na soma parcial dos sete meses, com 29.718 unidades, enquanto a Fiat Strada ainda está na casa dos 27.000 exemplares. Logo em seguida vem o Fiat Mobi, que despencou da sexta para a nona colocação com apenas 4.315 unidades — a maior queda individual em julho, com 2.247 unidades a menos neste mês.

Por último, no décimo lugar, o Jeep Compass finalmente entra no top ten, desbancando o Fiat Uno com 4.151 unidades vendidas, e acelerando para se tornar o SUV/crossover mais vendido do ano.

 

Novo Aston Martin Vantage começa a ser revelado

Aston-Martin-Vantage-3

Com o lançamento do novo Vantage se aproximando, a Aston Martin já começou a mostrar o carro — ainda camuflado, claro, como manda o roteiro de lançamentos nesses dias. Apesar dos disfarces, é possível ver que ele será muito parecido com o conceito DB10, usado em Spectre, o mais recente filme de James Bond.

Aston-Martin-Vantage-4

Olhe com atenção: os faróis são mais afilados, e a grade mais baixa, lembrando vagamente a dianteira do Vulcan. Os para-lamas dianteiros têm respiros abaixo da linha escura deixada pela camuflagem (para deixá-lo parecido com o DB11), o para-brisa é ainda mais reclinado e a traseira é evidentemente larga e agressiva, como a do irmão maior, o DB11.

Aston-Martin-Vantage-5

A plataforma do novo Vantage também será semelhante à do DB11: ele usará uma versão encurtada da nova arquitetura de alumínio da Aston. Sob o capô, os motores serão o novo V8 4.0 fornecido pela AMG. A potência ainda não foi divulgada, mas ele deverá ter entre 475 e 505 cv.

 

Matérias relacionadas

Ford processada por problemas com Powershift, Novitec dá 772 cv à Ferrari 488 GTB, Subaru BRZ STI será lançado em junho e mais!

Leonardo Contesini

Jetta ganha nova versão mais barata, caminhoneiros voltam a protestar em SP e no RJ, Nissan GT-R50 será produzido em série limitada e mais!

Leonardo Contesini

Um Ford Focus preparado para track days, um Civic Si turbinado, um raro Golf GTi 2 portas e mais no GT40

Dalmo Hernandes