Começou! A 29ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo troca, pela primeira vem em sua história, o Anhembi pelo São Paulo Expo, e o FlatOut está aqui para cobrir tudo ao vivo, em cores e em tempo real. Vem com a gente!
A primeira marca a se apresentar foi a Chevolet, e seus destaques são o novo Chevrolet Cruze Sport6 e o SUV Tracker reestilizado. Além, é claro, da sexta geração do Camaro (que está melhor do que nunca, diga-se).
O hatch médio Cruze Sport6 vem completar a família ao lado do sedã, lançado há alguns meses, e segue sua nova identidade visual. Ela talvez não agrade todos por suas linhas mas, convenhamos, torna evidente que o modelo anterior já sofria com a idade.
O novo Cruze Sport6 ficou um pouco mais curto, mas ganhou entre-eixos (2,70 m), o que aumenta o espaço e melhora o conforto para os passageiros, especialmente no banco de trás. Visualmente, ele se diferencia do sedã pelo para-choque de desenho mais arrojado, inspirado pelo Cruze RS vendido lá fora, e carroceria 21 cm mais curta.
O carro está disponível em duas versões de acabamento, LT e LTZ, ambas equipadas com o motor 1.4 turbo de 153 cv e 24,5 mkgf de torque e câmbio automático de seis marchas. A Chevrolet diz que, apesar do conjunto mecânico idêntico, o Cruze Sport6 traz acertos específicos para uma condução mais esportiva, com suspensão mais firme e uma calibragem diferente na direção elétrica, que ficou mais pesada – claro, não é nenhum hot hatch, mas já é alguma coisa. Por outro lado, sentimos falta das borboletas atrás do volante, que são oferecidas por rivais como VW Golf e Ford Focus.
As rodas de 17 polegadas têm visual exclusivo, e a lista de equipamentos cresceu: agora, o Cruze Sport6 traz sistema de estacionamento semiautomático e assistente de permanência na faixa, alé do MyLink com conectividade Android Auto e Apple CarPlay, GPS e comandos de voz. A versão de topo LTZ ainda traz teto solar elétrico.
O sistema de rastreamento OnStar também ganha novos recursos: além dos serviços de emergência, segurança, proteção patrimonial, concierge e navegação, a nova versão do aplicativo traz uma ferramenta chamada Diagnóstico Avançado, que informa se há problemas no motor, transmissão, airbag, controles eletrônicos, freios ABS, emissões e até no próprio OnStar.
As vendas do novo Cruze Sport6 começam no fim de novembro. As cores disponíveis são Branco Abalone, Vermelho Edible Berries, Cinza Satin Steel, Preto Ouro Negro, Branco Summit, Prata Switchblade e as inéditas Vermelho Glory e Azul Petróleo.
O Chevrolet Tracker, por sua vez, aparece exibindo sua primeira reestilização, que bebe na fonte dos novos Chevrolet – do próprio Cruze, inclusive. O que é bom, pois o visual do Tracker também começava a cansar.
Os faróis agora são mais finos, e acabamentos cromados dão refinamento ao visual da dianteira. As lanternas traseiras também foram levemente redesenhadas.
A principal novidade, porém, é o motor 1.4 turbo de 153 cv, também herdado do Cruze e acoplado a uma caixa automática de seis marchas. É a primeira vez que um SUV compacto brasileiro utiliza esta combinação, que de fato injeta um sopro de modernidade ao Tracker.
Também são iguais aos do Cruze o sistema multimídia MyLink e o rastreador OnStar, que recebeu os mesmos recursos inéditos. Aliás, a qualidade dos materiais da cabine melhorou e o design também ficou parecido com o do Cruze. Foram incorporados um computador de bordo mais completo, mostradores analógicos em vez de digitais e recursos como alerta de distração e de ponto cego.
Serão cinco opções de cores: Branco Summit, Preto Ouro Negro, Prata Switchblade e as inéditas Vermelho Baroque e Cinza Graphite. Tal qual o Cruze, o Tracker será oferecido nas versões LT e LTZ (esta com teto solar elétrico) e chegará às concessionárias até o fim deste mês.
Por último, não poderíamos deixar de mencionar o Camaro. O pony car já apareceu publicamente e foi até testado por nós, mas mostra toda sua imponência no estande da Chevrolet.
O Camaro ganhou uma nova plataforma, menor e mais leve, dinâmica mais afiada e o motor V8 com injeção direta do Corvette Sting Ray, de 461 cv e 62,9 mkgf de torque. Os americanos podem optar pelo câmbio manual, mas o nosso Camaro só está disponível com uma caixa automática de oito velocidades – e, com este conjunto mecânico, o Camaro é capaz de chegar aos 100 km/h em 4,2 segundos. Não deixe de conferir nossa avaliação completa!
Quem também deu as caras por aqui foi o conceito Chevrolet Colorado Xtreme, rebatizado pela GM do Brasil como S10 Xtreme.
A picape recebeu snorkel, ressalto no capô, alargadores de para-lamas, soleiras, skidplate, bagageiro de teto, santo-antônio e pneus parafusados às rodas. Por dentro o destaque é o couro de dois tons revestindo os bancos e portas, e novo sistema multimídia MyLink, compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
Por último, a Chevrolet ainda trouxe a passeio o elétrico Bolt, que começou a ser produzido em outubro nos EUA.
O compacto usa um motor elétrico de 150 kW (204 cv) e 36,5 mkgf alimentado por uma bateria de íons de lítio de 60 kWh e 288 células, que permite uma autonomia de cerca de 500 km.