menos peso menos atrito mais fluxo nova transmissao de oito marchas com sistema de coasting em resumo maior eficacia energetica os novos powertrains batizados de drive e e de efficiency nao de electric acabam de chegar ao mercado brasileiro nas versoes t5 dos volvo s60 seda v60 perua e xc60 suv ; e nos ja experimentamos o upgrade mas afinal o que estes novos 2 0 turbinados possuem e eles entregam mesmo o que prometem veja nesta reportagem quatro pilares um nucleo a chegada da linha drive e faz parte de um processo de atualizaçao e de independencia de tecnologia basicamente powertrains e plataformas herdada dos tempos da administraçao da ford a marca foi adquirida pela chinesa geely em agosto de 2010 a filosofia por tras do desenvolvimento da familia de motores drive e esta fundada em quatro pilares reduçao de tamanho e peso do conjunto aprimoramento do fluxo e do atrito reduçao de perdas energeticas com acessorios e transmissao; e por fim fazer deste powertrain algo extremamente modular para ganhos em escala sobre esta ultima parte trata se do uso em diversos veiculos da marca e com diferentes propostas de uso e potencia do frugal ao esportivo mantendo o bloco virabrequim carter bomba de oleo e agregados como o compressor do ar condicionado ; alem de ele ja estar pronto para trabalhar com sistemas hibridos com isso as versoes t4 t5 e t6 usarao todos o mesmo nucleo os nomes deixam de vez de representar a quantidade de cilindros e passam a descrever a faixa de potencia t4 a partir de 181 cv t5 a partir de 245 cv e t6 a partir de 306 cv a t6 provavelmente chegara ao pais no segundo semestre se o seu ronco abandonara o musical seis em linha turbinado atual alias estamos com uma v60 t6 r design na garagem avaliaçao em breve por outro lado a ideia de ter um quatro cilindros de dois litros com turbo presente em toda a familia drive e mais compressor mecanico e absolutamente saborosa a receita do bolo o drive e e 22 kg mais leve que o 2 0 turbinado de geraçao anterior o ecoboost da ford tem bloco de aluminio com camisas de ferro fundido com tratamento especial para baixo atrito a marca nao detalhou o processo oleo sintetico especial desenvolvido em parceria com a castrol de especificaçao 0w20 galerias de lubrificaçao redimensionadas turbina integrada ao coletor de escape comandos de valvulas variaveis com bronzinas de diametro reduzido e bomba d agua eletrica com funcionamento on demand ele agora traz funçao start stop enfim e programaçao eco+ que altera o mapeamento do acelerador pressao da turbina injeçao e igniçao e reprograma o novo cambio que passa a ser um aisin de oito marchas a geraçao anterior tinha seis chamado pela marca de geartronic alem disso o conjunto traz a funçao coasting que desacopla a transmissao e deixa o veiculo rodar desengrenado em determinadas situaçoes detectadas pelos sensores e acelerometros como declives em suaves ou momentos sem aceleraçao em locais planos [youtube id= dqi5yo41i0g width= 620 height= 349 ] o drive e na configuraçao do t5 rende 245 cv a 5 500 rpm 5 cv a mais e empurra 35 7 mkgf entre 1 500 rpm e 4 800 rpm no carro que avaliamos o xc60 o tempo de aceleraçao ate os 100 km/h e declarado em 7 2 s 0 9 s mais rapido que o motor anterior e o consumo melhorou de 8 7 km/l para 11 km/l na estrada e na cidade de 6 9 km/l para 8 km/l ganhos de 27% e 16% respectivamente ainda assim nao sao numeros exatamente frugais afinal trata se de um veiculo de quase duas toneladas 1 833 kg o novo powertrain tem muito mais pegada em rotaçoes mais baixas o pico de torque e 10% mais alto e ocorre 300 rpm mais cedo ronca mais bonito estilinga melhor e sem duvida e mais eficaz o consumo obtido no test drive feito em uma estrada sinuosa na regiao de mangaratiba costa fluminense foi bem proximo ao declarado 10 9 km/l no modo eco+ e 9 3 no normal dirigindo de forma civilizada em ritmo mais forte o rendimento caiu para a casa dos 7 km/l acelerando fundo as trocas de marcha ascendentes sao feitas automaticamente mesmo no modo manual a 6 000 rpm o geartronic nao aceita reduçoes acima de 4 000 rpm algo comum em transmissoes automaticas mas e um cambio muito bem programado e de funcionamento suave lembrando bastante o zf 8hp que equipa quase todos os automoveis de luxo alemaes e ingleses contudo a volvo segue dispensando as borboletas atras do volante o que limita bastante a experiencia pra quem gosta de uma tocada mais esportiva ficamos com agua na boca de pensar como este conjunto vai se comportar com o seda s60 t5 e com a perua v60 t5 mais leves e com dinamica esportiva vale lembrar que a familia t6 continuara com o motor seis em linha no brasil por alguns meses ao menos ate a chegada do t6 drive e com turbo e compressor mecanico preços das versoes t5 drive e l4 turbo 245 cv e t6 l6 turbo 304 cv [gallery link= file ids= 10499 10500 10501 ] volvo s60 t5 drive e r design r$ 157 950 t6 r design l6 205 950 volvo v60 t5 drive e r design r$ 162 950 t6 r design l6 r$ 209 950 volvo xc60 t5 dynamic ecoboost r$ 162 950 t5 drive e r design r$ 193 950 t6 l6 top r$ 224 950 t6 r design l6 r$ 249 950
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.