onde voce estava no fim de maio de 1992 enquanto alguns de voces estavam nascendo outros estavam vibrando com a dura vitoria de ayrton senna no gp de monaco contra os alienigenas williams fw14b e alguns outros estavam alucinados nas ruas brasileiras com a playboy da cristiana oliveira babando em carros que antes so eram vistos nas revistas e nas telas a importaçao de automoveis havia sido liberada ha apenas dois anos fez parte deste cenario a chegada da honda ao brasil e graças a um videomaker bastante envolvido com a marca temos registros de varios destes momentos eternizados se voce e fa de honda prepare se para ver por aqui uma enxurrada de civic accord prelude legend e nsx incluindo o carro pessoal do ayrton senna [youtube id= sfbmh1x0rqo width= 620 height= 349 ] clique para ver apresentaçao da sp japan para o civic crx vti 1993 e honda accord 1992 o homem atras das cameras e da ediçao e kazuhiko kobayashi gerente de pos venda e responsavel pelos treinamentos na sp japan a primeira concessionaria automotiva da honda por aqui entre 1992 e 1995 hoje ele continua dando treinamentos mas na sprex japan sua empresa especializada na area de funilaria de reparos rapidos alem de vender equipamentos profissionais voltados a este fim leia mais sobre isso no fim deste post quando kobayashi realizou as filmagens destes videos ele ja tinha muitos anos de experiencia com a honda acumulados mas la no japao essa historia começou ja durante o periodo de formaçao na faculdade de engenharia mecanica os seis meses obrigatorios de estagio foram cumpridos na honda e la ele ja emendou o começo de sua carreira passando dez anos em suzuka entre 1974 e 1984 se dedicando ao desenvolvimento de prototipos minha area era a de motocicletas mas havia muita troca de informaçoes e de experiencias com a turma de automoveis era muito divertido enriquecedor completa koba como e conhecido entre os colegas depois disso foi transferido para a matriz em toquio foto acima e la permaneceu por sete anos bem tecnicamente eu nunca gostei de usar gravata dei rapido um jeito de voltar a fazer algo parecido com o que fazia em suzuka pouco tempo depois de sua ida a toquio kazuhiko ja estava viajando por toda a asia para testar e desenvolver motocicletas e veiculos da marca para paises como malasia indonesia taiwan e coreia do sul em 1987 ele ja estava fazendo esta funçao no brasil apesar de ter nascido em nagasaki ele viveu tres decadas antes entre os 5 e 10 anos de idade em santos para a moto honda da amazonia e pouco depois ja cuidava da assistencia tecnica e do pos venda na unidade da sena madureira em sao paulo em 1991 a honda o chamou de volta para toquio mas ele nao queria sair do brasil e por isso se desligou da matriz mas havia uma carta na manga o presidente collor tinha acabado de liberar as importaçoes de automoveis a familia gebara que cuidava do grupo brasilwagen tinha vencido a concorrencia para ser representante oficial da honda e eu sabendo disso fui negociar com eles [gallery link= file size= medium type= grid ids= 37483 37484 37485 37486 37488 ] nisso nasceu a concessionaria sp japan inaugurada em 28 de maio de 1992 a primeira representante oficial dos automoveis da honda no brasil com kobayashi ja exercendo as funçoes de gerente de pos venda e responsavel pelos treinamentos tecnicos dos funcionarios que ele cumpriria por tres anos kazuhiko tambem foi o responsavel por liderar a obra de transformaçao do antigo deposito da brasilwagen no galpao da oficina da honda na rua da independencia no cambuci fotos abaixo https //www youtube com/watch v=uuqbtoeg0hw sobre o video acima um prelude si tinha acabado de dar perda total mas a frente estava intacta entao o air bag nao foi disparado o pessoal da oficina queria ver aquilo funcionando entao juntamos a turma e disparamos o equipamento mas tinha um mecanico que queria ver de la de dentro levou o maior susto se diverte kobayashi https //www youtube com/watch v=di2zvcasom0 no dia anterior a inauguraçao do showroom na avenida nove de julho a concessionaria existia ate ha pouco tempo no mesmo local houve um coquetel no hotel transamerica video acima tive o prazer de levar o nsx do coquetel ao showroom de madrugada completa koba com orgulho nos olhos e afinal quantos nsx vieram oficialmente apenas dois um automatico e um manual ambos vermelhos https //www youtube com/watch v=w_25riuex0q naturalmente pergunto do nsx 1993 preto de senna o carro aparece logo no começo do video acima que atualmente carrega as placas bss 8888 beco senna da silva os numeros fazem referencia ao seu primeiro titulo na f1 este ate onde recordo nao veio pela honda lembro que ele veio dos estados unidos e que foram trocados os emblemas acura e o painel que marcava em milhas de forma que ele ficou 100% honda na aparencia eu cuidei pessoalmente da manutençao deste carro lembro de duas vezes que o nsx preto foi para a sp japan para trocar a embreagem queimada desconfio que isso era arte do irmao dele nao do senna conta koba entre risos e o civic vti 1994 que voces viram no começo da reportagem este carro tem uma historia curiosa em algum momento de 1994 fomos levar uma pequena frota de hondas do patio do cambuci para o da nove de julho e ai tinha um mecanico bem jovem que ficou encarregado de levar o ultimo carro da fila que era este civic a missao dele durou umas duas quadras depois de escutar um barulhao fomos verificar o que tinha acontecido na rua de tras so para nos depararmos com a perda total do vti que rodou e bateu de re em um poste a porrada foi tao forte que afetou ate a lateral do outro lado ele devia estar dirigindo rapido mas vale lembrar que quando os honda chegavam do porto eles vinham com os pneus bastante cheios e o abs desligado afirma kobayashi [gallery link= file type= grid ids= 37506 37507 37499 37500 37502 37503 37501 37504 37505 ] e dai começou aquela briga a seguradora nao queria pagar o valor total do veiculo apenas uma parte e a sp japan julgava ser de direito receber o valor integral dai eu fiz uma proposta para a sp japan se eu pagar essa diferença voces me permitem ficar com o carro eles aceitaram e assim começou a missao de recuperar este vti eu construi uma mesa alinhadora que acabou sendo usada em outros serviços da oficina pagava hora extra dos funcionarios comprei varias peças aproveitei outras de outros pt de vti eles batiam muito porque era um carro muito rapido o brasileiro nao estava acostumado e em pouco mais de tres meses ele foi recuperado foi o meu presente de natal porque ele ficou pronto em dezembro de 1994 completa koba o carro tem hoje cerca de 135 mil quilometros e usado diariamente e tem varias marcas de guerra definitivamente nao e um carro de coleçao mas sim um automovel de uso diario com 21 anos de batente santo de casa sabe como e ironiza depois da sp japan kazuhiko teve diversas experiencias relacionadas ao setor que acabaram culminando no que ele faz hoje entre 1996 e 1999 ele teve sua propria oficina a koba auto service que realizava serviços de mecanica funilaria e pintura em 2000 voltou a dar assistencia para a honda gerenciando a parte de pos venda e de treinamentos de tres concessionarias da marca na zona leste de sao paulo em paralelo a isso ele criou em 1999 a sprex abreviaçao de spray express introduzindo no pais o conceito de oficina de funilaria de reparos rapidos feitos em um dia para tal desenvolveu varias ferramentas proprias de acordo com ele os impostos de importaçao tornam esta opçao inviavel e criou um laboratorio de tintas para oficinas pequenas que acabou sendo endorsado pela brasilux e o sistema brasimix depois de passar entre 2005 e 2012 no japao cuidando de seus pais koba voltou ao brasil por conta de uma serie de coincidencias como um representante comercial da ms japan service que queria exportar ferramental de funilaria para pequenos reparos para o brasil de volta ao pais kazuhiko da treinamentos de funilaria e pintura da sprex e vende ferramental especifico para a area para realizar os treinamentos veja aqui a lista dos videos kobayashi faz uma permuta com a rede grand brasil onde ele tambem cumpre a funçao de supervisor tecnico ele treina as equipes do grupo e eles cedem o espaço para as suas aulas caso voce tenha interesse nos cursos que ele ministra periodicamente ou nos equipamentos anote os seus contatos kobayashi@sprexjapan com br / 11 9 9869 5131 facebook da sprex japan https //www youtube com/watch v=jhai6hyuy2i
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.