Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Número de mortes no trânsito de SP caiu 18,5% no primeiro semestre
O número de mortes no trânsito em São Paulo caiu 18,5 de janeiro a junho deste ano em comparação com o mesmo período de 2014, segundo dados da CET-SP (Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo). Foram 519, contra 637 em 2014. A queda no número de mortes é anterior à redução de velocidade nas vias da cidade, que começou em 20 de julho deste ano.
Das 519 mortes, 230 foram de pedestres atropelados, 189 de motociclistas, 85 de motoristas e passageiros e 15 de ciclistas. Isso representa 9,45 mortos por 100 mil habitantes, um número muito inferior à média nacional, maior do que 20 mortos por 100 mil habitantes. A meta da prefeitura da cidade é chegar a 6 mortes por 100 mil habitantes até 2020.
BMW X4 M40i nasce com o mesmo motor do M2
Depois que vazaram fotos e informações do M4, na última segunda-feira, parecia que a revelação oficial do modelo não traria mais muitas novidades. Mas ela trouxe. Uma delas é que o motor 3.0 turbo de seis cilindros, com seus 360 cv entre 5.800 rpm e 6.000 rpm, será chamado de N55B30T0. E também estará sob o capô do futuro BMW M2, o que praticamente define a potência do novo esportivo.
No caso do X4, ele permite ao utilitário acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 s, com máxima limitada eletronicamente a 250 km/h. As rodas de aro 19 são o padrão do utilitário, com pneus 245/45 R19 na dianteira e 275/40 R19 na traseira, mas há a opção de rodas de aro 20, com pneus Michelin Pilot Super Sport de medida 245/40 R20 na frente e 275/35 R20 atrás.
Haas F1 anuncia Romain Grosjean como piloto para 2016
Os americanos estão de volta à Fórmula 1: em 2016 a Haas F1 irá alinhar no grid da categoria. Até aqui nenhuma novidade; a entrada da Haas na F1 era conhecida desde o ano passado. Mas o que ainda não se sabia é quem seriam seus pilotos. Seria a grande chance do americano Alexander Rossi? Bem… por enquanto não.
Quem assinou com a Haas foi o francês Romain Grosjean. O piloto chegou a se envolver em alguns acidentes atrapalhados no início de sua carreira na F1, mas evoluiu significativamente e conquistou dez pódios em suas cinco temporadas na F1, mostrando que pode ser um nome promissor para a equipe americana. O segundo posto ainda não foi anunciado, mas especula-se que seja o mexicano Esteban Gutiérrez, que chegou a disputar duas temporadas pela Sauber e atualmente é piloto de testes da Ferrari — com quem a Hass assinou o contrato de fornecimento de motores e apoio técnico.
Não pense, contudo, que a equipe é uma daquelas nanicas quase aventureiras como a HRT, ou a Marussia: a Haas F1 é um braço da Stewart-Haas da Nascar e será a primeira equipe totalmente americana em 30 anos na Fórmula 1.
Mitsubishi Lancer ganha cara nova nos EUA
Em seu oitavo ano de vida, o Mitsubishi Lancer permanece praticamente idêntico desde seu lançamento. Apesar de já estarmos acostumados com o visual do carro, ele ainda está longe de parecer envelhecido. Mas você sabe como é o mercado: se não há novidades, as pessoas parecem perder o interesse e como ainda não há um sucessor no horizonte, a Mitsubishi fez um leve facelift no Lancer para o mercado americano.
As mudanças são sutis, limitando-se aos para-choques e rodas, além de uns poucos elementos no interior. A grade dianteira agora tem um visual mais sóbrio, com a grade dividida em duas partes e novos farois de neblin, agora emoldurados por luzes diurnas de LED. Por dentro, ele ganhou um novo console central com porta USB e um novo display para o sistema de entretenimento.
Toyota Mirai deverá dar origem a família de carros com pilha a combustível
Em entrevista à revista britânica Autocar, o engenheiro-chefe do Toyota Mirai, Yoshikazu Tanaka, disse que espera que o modelo dê origem a uma família de carros com pilha a combustível. Ainda que ele não tenha dito à revista quais seriam as variações de carroceria possíveis, fontes na Toyota revelaram que estão em estudos uma perua, um hatch, um SUV e uma minivan.
Segundo Tanaka, ainda deve demorar de 10 a 20 anos até que os modelos de pilha a combustível se popularizem como os híbridos, mas ressalta que as pilhas já evoluíram um bocado. Uma de 108 kg, em 2008, produzia 121 cv. Uma atual, de 56 kg, produz 153 cv. A questão é que ainda falta uma rede de distribuição de hidrogênio e também que as pilhas custam muito caro. Ainda.
Fisker Automotive adota nome de seu primeiro produto, Karma
Enquanto a Tesla enfrentava problemas com o Roadster, a Fisker criou o Karma, um carro bonito e elétrico (com gerador embutido, o que fez muitos chamarem-no de híbrido) que rapidamente ganhou uma lista de clientes influentes, como Leonardo di Caprio. Mas o modelo tinha uma série de problemas e a empresa acabou fechando as portas, não sem antes expulsar seu fundador, Henrik Fisker.
Os projetos acabaram sendo comprados por uma empresa chinesa, o Wanxiang Group, que pretende agora trazer o sedã de volta ao mercado. Sem Fisker na empresa, não fazia mais sentido chamá-la deste modo. E ela acabou herdando o nome de seu primeiro produto. Chama-se, de agora em diante, Karma.
Aparentemente, a nova fabricante de carros não fará questão de grandes volumes. Um de seus motes é “Se você não o entende, você não o compra”. Em outro ponto da apresentação, a Karma diz: “Nós existimos para quem tem de ter um. Há vários carros legais no mercado para o resto de vocês.” Em suma, a aposta será na exclusividade. Resta saber se os defeitos do carro foram sanados. E se alguém ainda vai confiar nele.
Sexta edição do encontro Amigos Gearheads acontece no próximo fim de semana
No próximo dia 3 de outubro vai rolar a sexta edição do encontro Amigos Gearheads. O encontro começa às 14 horas no posto BR Vista do Panamby, na esquina da rua Carno do Rio Verde com a Marginal Pinheiros em São Paulo
Como nas demais edições, o encontro é aberto a qualquer pessoa — com ou sem carro. Também é proibido fumar, fazer burnouts, ouvir som alto e, obviamente, disputar rachas e incitações semelhantes.
Os interessados em participar devem apenas enviar um e-mail para [email protected] e [email protected]. O encontro serve para levar para o mundo real as discussões sobre carros, motores, gasolina e qualquer coisa usamos para nos mover mundo afora. Para mais detalhes, basta visitar a página do evento no Facebook.