Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Multas em São Paulo aumentam 86% no primeiro trimestre
A Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) divulgou o balanço das multas emitidas pela fiscalização eletrônica nos três primeiros meses deste ano. O resultado foi um aumento de 86% em relação ao primeiro trimestre de 2015, totalizando cerca de 3 milhões de multas. De 2015 para 2016 também foram instalados 120 novos equipamentos — alguns ocultos por pontes e viadutos.
O maior aumento nas infrações foi registrado nos radares no final das rodovias, onde os condutores ainda estão em desaceleração para ingressar no trecho urbano. O recordista de multas por excesso de velocidade está instalado no final da rodovia dos Imigrantes, onde a velocidade cai de 110 km/h para 70 km/h, e foram registradas 71.706 infrações nos três primeiros meses de 2016.
A Prefeitura de São Paulo informa que a localização dos radares está disponível no site da CET, que os radares seguem as normas do Conselho Nacional de Trânsito e que o crescimento das multas é “resultado do aumento na fiscalização e do desrespeito dos motoristas às leis de trânsito”.
Lamborghini Huracán Superleggera flagrado em testes
Já faz algum tempo que se fala no Huracán Superleggera, mas agora o modelo parece estar em sua fase final de testes. Ao menos é o que mostram estas imagens feitas pelo Motor1 em Nürburgring. Nelas é possível ver as tomadas de ar maiores na dianteira, divididas por aletas que devem direcionar o fluxo de ar na dianteira do carro.
Na traseira o para-choques é complexo e integra o difusor e os escapes no ponto médio da peça. Ali também é possível ver a tampa do motor, que parece ter formas diferentes para incorporar dutos de arrefecimento, e claro, a asa traseira fixa.
Tal como seu antecessor, o Huracán Superleggera deverá eliminar 100 kg para chegar próximo dos 1.300 kg, enquanto o 5.2 V10 deve ganhar um pouco mais de potência — a imprensa europeia fala em 40 cv, totalizando 650 cv. O modelo ainda não tem data para ser lançado, mas é realista esperá-lo no Salão de Paris, que acontece em outubro.
Novo Porsche 911 GT3 aparece antes da hora no configurador da marca
Se o Porsche 911 muda pouco de uma geração para outra em termos visuais, os facelifts de cada geração são ainda mais sutis. Talvez por isso você não lembre que há alguns meses a Porsche deu um tapa no visual do 911 além de adotar motores turbo para toda a linha do modelo. Com as versões “comuns” resolvidas, a marca agora está trabalhando no GT3, que deve ser lançado oficialmente no Salão de Paris, em outubro.
Mas você sabe como são os segredos e lançamentos hoje em dia. Sempre tem um “vazamento” antes da hora. Com o GT3 não foi diferente. O modelo apareceu em forma de renderização 3D sem arte-final no configurador do site holandês da marca — o “vazamento” foi descoberto por um leitor do Autoblog.nl. A imagem mostra um 911 diferente, com novos para-choques, luzes diurnas de LED e novos dutos de ar além de elementos aerodinâmicos ao redor da grade do radiador. Na traseira o difusor tem um novo formato, assim como as lanternas. A assinatura na tampa do motor não deixa dúvidas de qual modelo está sendo mostrado.
A maior novidade do 911 GT3 será a adoção do câmbio manual de seis marchas, que será oferecido como opcional ao PDK. O motor será o mesmo 3.8 flat-6, porém com potência na casa dos 500 cv.
Land Rover nega retorno do Defender
No começo da semana publicamos aqui mesmo no Zero a 300 a notícia de que o magnata da indústria química Jim Ratcliffe está interessado em retomar a produção do Land Rover Defender — o que dependeria da compra dos direitos de fabricação do modelo. Na ocasião a Land Rover havia recusado a se pronunciar sobre o assunto, mas agora ela negou a possibilidade de isso acontecer.
Em contato com a revista britânica Autocar, um porta-voz da Jaguar Land Rover disse que “de jeito algum isso acontecerá. Não vamos deixar ninguém fabricar nosso Defender”. A fabricante também disse que não há planos de colocar o Defender novamente em produção — especialmente porque a marca pretende lançar um substituto para o Defender em 2019, e ter o velho modelo com seus atributos e, provavelmente preço mais atraente, seria um empecilho para o sucesso do novo modelo.
Audi e Bentley usarão motor V8 desenvolvido pela Porsche
Depois da estreia do novo Panamera, a Porsche confirmou que o motor 4.0 V8 que equipa seu sedã também será usado em outras marcas do grupo Volkswagen — mais especificamente a Bentley e a Audi.
Atualmente, os motores V8 usados pelas duas marcas são o V8 4.0 desenvolvido pela Audi, mas com a chegada da próxima geração do Audi A8 e do Bentley Continental GT, o motor será substituído pelo V8 Porsche. Este novo motor usa o layout “hot V”, no qual os dois turbos ficam entre as bancadas de cilindros — conceito que estreou no atual 4.0 V8 da Mercedes-AMG.
Com essa configuração, o Panamera Turbo tem os mesmos 550 cv do antigo Panamera Turbo S, porém com 800 cm³ a menos. Além disso, o sistema de desativação de cilindros ajuda a tornar o motor 30% mais econômico que o anterior.