FlatOut!
Image default
Zero a 300

O Abarth 500e no Brasil | O novo Mazda miata é cupê? | Leno recebe alta e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Novo Abarth 500e virá para o Brasil

A Stellantis, empresa antes conhecida como FCA, antes conhecida como Fiat, anunciou a chegada de um novo 500 elétrico no Brasil. É o Abarth 500e, o primeiro esportivo elétrico da história da marca fundada pelo austríaco comedor contumaz de maçãs chamado Karl Abarth, que o Senhor o tenha em bom lugar.

É o topo da linha da nova geração do Fiat 500. Tem 155 cv de potência e 23,9 mkgf, e a empresa promete que terá o acerto dinâmico que já fez milagre do hatch-alto-que-acha-que-é-SUV, o Pulse Abarth. Promete que o EV é mais de um segundo mais rápido na pista de Balocco (sim, aquela da Alfa Romeo) do que o antigo 500 mais veloz, o Abarth 695.

O Abarth 500e usa um bodykit distinto, combinado com uma configuração de chassi mais esportiva, um motor elétrico mais potente, novos modos de condução e um “Gerador de Som” que o faz soar como um Abarth movido a gasolina. Acelera de 0-100 km/h em 7 segundos.

Autonomia: o Abarth 500e mantém a bateria de 42 kWh do seu irmão Fiat, mas beneficia de um novo sistema de carregamento rápido de 85 kW. Isso pode adicionar cerca de 40 km em menos de 5 minutos, enquanto uma carga de 0-80% é concluída em 35 minutos. A Abarth não informou a autonomia total, mas como referência, o Fiat 500e pode andar até 321 km com uma carga completa.

O carro vem com rodas de liga-leve de 18 polegadas, vidros traseiros escurecidos, pedais esportivos em aço, bancos esportivos em alcântara e revestimentos especial nos painéis de porta. Infotainment com tela de 10,25″, navegação Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e todas as outras amenidades modernas estão presentes, claro, inclusive um som JBL e amplo pacote de sistemas de assistência ao motorista com frenagem de emergência, assistente de velocidade inteligente, assistente de faixa de rodagem, detecção de fadiga, controle de cruzeiro, alerta de ponto cego e chamada de emergência.

Também pode simular uma série de sons ao rodar, aparentemente. Dedilhar de violão e som de motor a gasolina estão no menu. Viu só que beleza, e você reclamando que elétrico não tem som! Não há diferença nenhuma para o ouvido! Assim como sexo e masturbação não são diferentes também, para o órgão envolvido.

De qualquer forma, deve ser um elétrico no mínimo divertido, então que seja bem-vindo. Ainda não se sabe a data de lançamento e seu preço no Brasil, mas espera-se que venha no segundo semestre de 2023. (MAO)

 

Jay Leno recebe alta do hospital

Como noticiamos aqui, o comediante aposentado e entusiasta do automóvel em tempo integral Jay Leno, de 72 anos, sofreu queimaduras de 3º grau ao tentar desentupir uma linha de combustível no seu White Model G 1907 a vapor. Estava internado no Grossman Burn Center em West Hills, Califórnia.

A boa notícia é que ele já recebeu alta, e estará em casa para o importante feriado americano de ação de graças desta semana. “Estou satisfeito com o progresso de Jay e otimista de que ele terá uma recuperação completa”, disse o Dr. Peter Grossman, médico de Leno, em comunicado divulgado pelo Burn Center.

Leno continuará a receber cuidados de acompanhamento para seus ferimentos no hospital daqui para frente. “Jay gostaria de que todos saibam o quanto ele é grato pelo cuidado que recebeu e está muito agradecido por todos os votos de melhoras”, disse o hospital em comunicado. “Ele está ansioso para passar o Dia de Ação de Graças com sua família e amigos e deseja a todos um feriado maravilhoso”.

Um bom dia de ação de graças para você e sua família, Mr Leno. Este ano, apesar de tudo, há muito que se agradecer! (MAO)

 

Mazda anuncia investimento em elétricos, e mostra possível sucessor do Miata

A Mazda mostrou um elegante cupê de dois lugares que pode ser um esboço da próxima geração do MX-5. Junto com este teaser, a empresa fez um anúncio de um investimento equivalente a 57 bilhões de reais em futuros veículos elétricos.

Embora a empresa não tenha detalhado o modelo, relegando-o a um vídeo promocional de cinco minutos no final de uma apresentação financeira, ele foi exibido ao lado de uma série de conversíveis Mazda MX-5. Isso sugere que pode ser uma visão antecipada do carro esportivo da próxima geração. Se for verdade, o Miata será agora um coupé com capota rígida com portas no estilo Lamborghini.

E se o novo futuro anunciado valer para este modelo também, pode ser elétrico. Parece que a empresa mudou a estratégia recentemente neste sentido, e resolveu cair de cabeça na eletrificação.

Anteriormente, o fabricante prometeu manter viva a fórmula RWD + ICE para o Miata de próxima geração. No entanto, espera-se que alguma forma de eletrificação seja necessário para atender aos regulamentos de emissões mais rígidos que se avizinham.

No geral, o conceito nos dá a impressão de que parece pequeno o suficiente para ser um Miata. Sem detalhes da Mazda, podemos apenas especular por enquanto. O fato de ser um cupê não parece ser um problema (e pode virar conversível até o lançamento), mas será que os amantes do Miata farão a transição para um elétrico puro? A Mazda vai arriscar seu mais famoso e importante produto? Vamos ter que esperar para ver. (MAO)

 

Mercedes-Benz cobra assinatura mensal para desempenho melhor

Essa, você vai me desculpar, Mercedes-Benz, mas era só o que faltava. Se não bastassem nossas milhares de assinaturas de TV e jogos, parece que vamos ter que pagar contas mensais para nossos carros também.

A Mercedes-Benz nos EUA publicou um novo produto chamado “Acceleration Increase” no site da sua loja online. O novo serviço custa US$ 1.200 (R$ 6.432) por um ano do serviço. O que ele faz?  Melhora a aceleração dos Mercedes EQ em 0,8 a 1,0 segundos. Sim, para andar mais, algo que o veículo claramente já vem de fábrica capaz de fazer, requer assinatura mensal. É o fim.

A empresa diz que o novo serviço “desencadeará um desempenho aprimorado para o seu carro” e proporcionará uma “melhoria perceptível na aceleração”. Ele fará isso ajustando a “curva característica do motor, torque e output máximo”.

O “serviço” está disponível em quatro veículos. No EQE 350 4Matic a potência aumenta de 292 cv para 354 cv. Atinge assim 96 km/h em 5,1 segundos, em vez dos 6,0 segundos que leva originalmente. Os outros carros afetados são os EQE SUV 350 4Matic, EQS 450 4Matic e o EQS SUV 450 4Matic, com ganhos percentualmente similares.

Eu sinceramente não consigo acreditar que esta é uma notícia verdadeira, mas é. Sinceramente, é uma afronta. Uma pífia maneira de se espremer mais um dinheirinho dos seus pobres e maltratados clientes. E não dá para nem falar que é só não pagar e ficar com desempenho menor: significa que você comprou um carro com o desempenho melhor, mas não pode usá-lo. Barrabás… (MAO)