juntando se as grandes perdas do mundo automotivo em 2019 ferdinand piech morreu no ultimo domingo 25 aos 82 anos de idade a causa da morte ainda nao foi divulgada pela familia mas de acordo com a midia alema piech estava em um restaurante em rosenheim na baviera quando sofreu um colapso e nao resistiu ferdinand piech era considerado um dos maiores engenheiros automotivos de todos os tempos e tambem um dos executivos mais importantes da industria como engenheiro ele auxiliou na criaçao de alguns dos carros de competiçao e de rua das fabricantes para as quais trabalhou como executivo piech conseguiu transformar a volkswagen em uma das maiores potencias do planeta ao tomar decisoes ousadas e ate mesmo controversas mas sempre com bons resultados ferdinand karl piech nasceu em 17 de abril de 1937 na cidade de rosenheim sua mae era ninguem menos que louise porsche filha de ferdinand porsche ela propria uma figura importantissima para a companhia seu pai era o advogado austriaco anton piech [caption id= attachment_237768 align= aligncenter width= 1160 ] ferdinand piech ainda garoto a direita enquanto o avo ferdinand porsche mostra uma miniatura do porsche 356[/caption] ferdinand piech graduou se engenheiro em 1962 no instituto federal de tecnologia de zurique suiça em 1962 em sua tese de mestrado piech apresentou um projeto para construir um motor de formula 1 coincidentemente naquele mesmo periodo a porsche trabalhava no 804 um monoposto para a f1 movido por um flat 8 de 1 5 litro em 1963 aos 26 anos de idade piech começou a trabalhar para a porsche sua chegada marcou uma guinada no programa de automobilismo da porsche piech envolveu se a principio no desenvolvimento do porsche 906 prototipo anunciado em 1966 que seguia as regras do grupo 4 da fia e por isso teve 50 exemplares de rua fabricados ele tinha um flat six de 1 9 litro e com isto deixava claro que a ideia da porsche era manter seus prototipos nao muito distantes dos carros de rua em configuraçao mecanica piech nao concordava com isto para ele os prototipos de competiçao deveriam ser muito mais ousados e especializados e foi assim que em 1969 a porsche concebeu o monstruoso 917 cujo coraçao era inicialmente um flat 12 arrefecido a ar de 4 5 litros e 520 cv piech foi o supervisor da equipe que projetou o carro que por sua vez era liderada por hans mezger todos sabemos que o porsche 917 foi um dos carros de corrida mais bem sucedidos de seu tempo incluindo as duas primeiras vitorias da porsche nas 24 horas de le mans em 1970 e 1971 piech tinha ideias para torna lo ainda mais competitivo incluindo a adiçao de um motor flat 16 mas este deu lugar a um motor de 12 cilindros sobrealimentado que passava dos 1 000 cv em competiçoes nos estados unidos piech migrou para a audi em 1972 pouco depois do encerramento do programa do porsche 917 na epoca a audi era uma aquisiçao recente do grupo volkswagen e piech foi o responsavel por transforma la de uma fabricante de carros populares a uma companhia rival para mercedes benz e bmw esta transiçao teve inicio em 1975 quando piech começou a liderar o desenvolvimento do audi 80 e do audi 100 dois carros que foram divisores de aguas na historia da fabricante em 1977 quando completou 40 anos de idade piech passou a integrar tambem a equipe responsavel pelo desenvolvimento dos carros de rali culminando na criaçao do audi quattro o carro que como todos sabemos estreou em 1980 e promoveu uma revoluçao no wrc introduzindo a traçao integral e tornando todos os rivais efetivamente obsoletos o trabalho de piech na audi seguiu ate o inicio da decada de 1990 em 1993 ele foi contratado pela volkswagen como presidente executivo na pratica todas as decisoes mais importantes eram tomadas por ele parece dificil de acreditar hoje em dia mas na epoca a vw estava a beira da falencia sua atuaçao na europa ia bem mas nos demais mercados em especial nos eua a volks era considerada uma fabricante de nicho o sucesso com o primeiro vw beetle o carro que mudou a industria automotiva norte americana ja estava distante no passado os compactos que sempre foram o forte da vw nao estavam vendendo bem para piech o segredo para sair desta situaçao estava em expandir a atuaçao da volkswagen se os compactos estavam vendendo mal o correto era oferecer alternativas assim piech deu inicio a reestruturaçao da empresa adquirindo outras companhias começando pela skoda em 1994 em 1998 a volkswagen adquiriu a bentley a bugatti e a lamborghini em uma manobra considerada extremamente arriscada naquele momento mas que a longo prazo mostrou se extremamente acertada com a lamborghini que estava em vias de substituir o diablo a vw ingressou com sucesso no segmento dos superesportivos a bentley foi uma valiosa aquisiçao para o segmento de luxo e bugatti tornou se a vitrine da volkswagen na qual toda a excelencia de seus engenheiros foi exibida atraves do bugatti veyron com seu motor w16 de oito litros com quatro turbos e 1 001 cv o veyron era quase um devaneio de piech uma overdose de engenharia um carro desnecessario do ponto de visa pratico que causava milhoes de dolares em prejuizo a cada unidade vendida e foram feitos 500 exemplares embora seja considerado por uma parcela dos entusiastas como um exagero o veyron causou uma excelente impressao quando foi exibido pela primeira vez no inicio dos anos 2000 depois disto ele tornou se o carro produzido em serie mais veloz do planeta ao ultrapassar a barreira dos 400 km/h em 2005 na pista de testes de ehra lessien pertencente a vw ainda na virada dos anos 2000 piech tambem tomou providencias para melhorar a situaçao da volkswagen nos eua determinando o inicio da produçao do recem lançado new beetle em solo norte americano agindo de acordo com a politica interna da vw piech deixou a posiçao de chairman na volkswagen em 2002 ao completar 65 anos de idade o ultimo fruto de seu trabalho na volks foi o seda de luxo phaeton tido como a primeira incursao da marca volkswagen no segmento de luxo o vw phaeton alias e um bom exemplo do alto padrao que piech exigia na execuçao de seus projetos para se ter ideia ele queria que o carro fosse capaz de rodar por 24 horas seguidas a 300 km/h em uma temperatura externa de 50°c sem superaquecer e sem que a temperatura interna passasse dos 20°c mesmo que a velocidade maxima do carro fosse limitada eletronicamente em 250 km/h e que temperaturas externas de 50°c sejam extremamente incomuns no mundo todo mesmo depois da aposentadoria piech seguiu trabalhando como consultor ate 2015 por sua influencia a volkswagen tambem adquiriu a scania em 2008 depois em 2012 piech garantiu a compra da ducati atraves da audi da fabricante de caminhoes man e da porsche ele proprio era dono de 10% da porsche ferdinand piech tinha a fama de ser extremamente exigente quase abusivo ate segundo o proprio ele demitia qualquer funcionario independentemente de seu nivel dentro da empresa que cometesse o mesmo erro duas vezes bob lutz outro executivo famoso por seu toque de midas disse que sem duvida piech e um dos maiores nomes da industria mas que jamais gostaria de trabalhar com ele ninguem pode contudo contestar seus resultados
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