no inicio ninguem acreditava muito que o conceito alpine a110 apresentado pela renault em 2012 fosse parar nas ruas o carro uma homenagem aos 50 anos do a110 lançado em 2012 tinha visual bem interessante era leve compacto e parecia bom demais para ser verdade so que o conceito evoluiu ganhou uma cara mais retro e aqui estamos em 2017 comemorando a volta do alpine a110 e temos bons motivos para isso para começar so o fato de ele existir ja e algo extraordinario o alpine a110 original foi um dos mais emblematicos esportivos europeus tendo vencido a primeira de todas as ediçoes do campeonato mundial de rali la em 1973 e conquistado os entusiastas tambem nas ruas e os entusiastas brasileiros tambem nutrem um carinho especial pelos alpine seu antecessor o a108 foi fabricado e vendido no brasil pela willys na decada de 1960 e foi um grande rival para o vw karmann ghia portanto a renault acertou na mosca ao escolhe lo para um revival moderno entao ha o carro em si cuja receita nos soa deliciosa o a110 o e um cupe de dois lugares com motor central traseiro o original tinha motor la atras do eixo traseiro o que o tornava muito arisco talvez ate mais que o 911 classico carroceria compacta estilo que une perfeitamente influencias do passado e proporçoes contemporaneas e um conjunto mecanico que nos agrada bastante a dianteira remete imediatamente ao visual do original bem como o formato das janelas e silhueta como um todo os detalhes aerodinamicos sao bem sacados especialmente as tomadas ocultas nas colunas posteriores o assoalho plano e o difusor traseiro ajudam a estabilizar o fluxo de ar sob o carro enquanto a dianteira baixa e o para brisa bastante inclinado contribuem para o coeficiente aerodinamico 0 32 mirando no porsche cayman no audi tt e ate no lotus elise o alpine a110 e equipado com um quatro cilindros de 1 8 litro turbo com comando duplo no cabeçote desenvolvido em parceria com a nissan e preparado pelos engenheiros da alpine a potencia e alta para um motor de deslocamento tao pequeno sao 255 cv a 6 000 rpm com torque de 36 2 mkgf de torque um cambio manual de seis marchas seria perfeito mas nao ficamos insatisfeitos com a opçao por uma caixa de dupla embreagem e sete marchas produzida pela getrag e calibrada especificamente para o a110 o baixo peso foi a maior preocupaçao da alpine que por isso adotou o aluminio como material para a carroceria alem de ser um material muito mais tradicional e adequado a proposta de um esportivo retro o aluminio e mais barato e mais facil de manipular e moldar o resultado 1 080 kg em ordem de marcha sendo que os mesmos estao distribuidos em 44% na dianteira e 56% na traseira a relaçao potencia e de excelentes 4 23 kg/cv da para dizer ate que o alpine a110 e mais que um rival para porsche cayman e lotus elise ele e uma mistura dos dois como nos carros da companhia de colin chapman sua carroceria e colada e rebitada a estrutura que tambem e de aluminio e traz uma unica solda no subchassi traseiro obrigado a lidar com o calor do conjunto mecanico o tempo todo no entanto seu conjunto mecanico e seu provavel posicionamento no mercado estao mais proximos do cayman o design e o acabamento do interior por sua vez sao mais sofisticados que no elise porem mais simples que no porsche e ousamos dizer que em termos de design o esportivo frances e mais elegante que ambos seu desempenho e interessante segundo os franceses o a110 precisa de 4 5 segundos para chegar aos 100 km/h e a velocidade maxima e limitada eletronicamente em 250 km/h so que a propria alpine diz que o foco principal foi o comportamento dinamico especialmente em percursos cheios de curvas como as estradas nas montanhas europeias por isto o carro tem suspensao independente por braços triangulares sobrepostos nas quatro rodas a alpine diz que buscou equilibrar um comportamento dinamico afiado com conforto para o dia a dia dito isto o entre eixos curtissimo 2 42 m certamente tornara o carro extremamente agil ao mudar de direçao [youtube id= eneup8kklk4 width= 620 height= 350 ] as rodas sao forjadas de 18 polegadas e calçadas com pneus de medidas 205/40 na dianteira e 235/40 na traseira elas abrigam freios de aluminio que tambem sao da brembo com pinças de quatro pistoes na dianteira e flutuantes de um pistao na traseira os discos sao de 320 mm nas quatro rodas apesar das dimensoes compactas 4 18 m de comprimento 1 8 m de largura e 1 25 m de altura o alpine a110 promete amplo espaço interno e capacidade para levar dois adultos altos sem aperto que vao sentados em bancos sabelt desenvolvidos especialmente para o a110 que pesam apenas 13 kg cada o porta malas comporta 100 litros nao e muito mas devera ser o suficiente para a bagagem de um casal em viagem pela europa o carro apresentado em genebra e o modelo de produçao na vesao especial premiere edition trata se de uma serie de 1 955 unidades nas cores azul alpine preto profond e branco solaire o numero nao e aleatorio 1955 foi o ano de lançamento do primeiro de todos os alpine o a106 embora nao seja um numero exatamente baixo todos eles ja foram vendidos e isso nao nos surpreende a renault merece os parabens por trazer de volta a alpine uma marca com profunda veia entusiasta e mais ainda por utiliza la em um segmento tao interessante adorariamos conferir o alpine a110 de perto
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