A gente adora os esportivos grandalhões da BMW. Somos verdadeiramente fãs do M5 em praticamente toda geração, e também gostamos muito do M3, mesmo que agora ele tenha virado M4 na versão cupê. Mas a verdade é que a BMW tem um talento especial para fazer esportivos pequenos. Como o M2, que tem um seis-em-linha biturbo de 370 cv em um pacote compacto e extremamente bem acertado — é só ler nossa avaliação! Mas como deixar o M2 ainda melhor?
Com mais potência, claro! Ao menos é isto o que os caras da preparadora alemã Alpha N Performance acham. Eles acabaram de revelar seu novo programa de preparação para o BMW M2, que pode deixá-lo com até 430 cv. É a mesma potência do irmão maior M3/M4, em um carro menor e mais leve. Como não amar?
Originalmente, o motor N55 do M2 entrega 370 cv a 6.500 rpm e 47,4 mkgf de torque entre 1.400 e 5.560 rpm — uma verdadeira pancada, suficiente para levar o baby Bimmer até os 100 km/h em 4,3 segundos, com máxima limitada eletronicamente a 250 km/h. É um canhãozinho, esta é verdade.
Na nossa avaliação, dissemos que “quem quiser perder o juízo e a garantia” pode conseguir extrair mais de 400 cv do motor do M2 só com uma reprogramação da ECU. É basicamente isto o que os caras da Alpha N fazem.
Eles oferecem três estágios para seu programa de preparação, que utiliza uma ECU aftermarket da Evox Systems. O estágio 1 eleva a potência para 400 cv e o torque para 59,1 mkgf; o segundo estágio, para 415 cv e 61,2 mkgf; e o terceiro estágio oferece os tais 430 cv e 63,2 mkgf. O estágio 3 acompanha, além do aumento de potência, a remoção do limitador de velocidade, que não deixa o M2 passar de 250 km/h (ou 270 km/h quando equipado com o M Drivers Package); e a instalação de um downpipe sem catalisador para o turbo. Opcional para qualquer estágio é um abafador free-flow com uma válvula que, acionada manualmente, se abre para aumentar o ronco que sai do escape.
O M2 também recebeu algumas modificações estéticas, como um spoiler do tipo lip de fibra de carbono no para-choque dianteiro e rodas OZ Racing Ultraleggera HLT de 19×9” na dianteira e 19×10” na traseira, calçadas com pneus de medidas 245/35 e 265/35, respectivamente. Além disso, a Alpha N oferece três opções de asa traseira. Uma delas é parecida com a do insano M4 GTS; outra é um pequeno spoiler, como no M235i Motorsport; e a terceira, feita de fibra de carbono e com três ajustes diferentes, foi projetada in house pela Alpha N.
Por fim, a Alpha N dá ao M2 um jogo de amortecedores ajustáveis da Öhlins, que deixa o carro mais perto do chão e promete dinâmica ainda mais afiada. Eles também estão desenvolvendo uma camber plate para quem realmente quiser fuçar na geometria da suspensão, mas ela ainda não está pronta. De qualquer forma, com ou sem ela, o que a gente queria mesmo era colocar este M2 para brigar com um M4… só para comparar os dois.