ola amigos do flatout meu nome e marcelo r e hoje vou apresentar a voces o project car #06 um bmw 2002 ano 1968 que sera preparado este e um projeto relativamente simples e gosto de acreditar que isso se deve ao fato de que por perfil minhas prioridades sempre sao voltadas para o uso de um carro e dirigir e realmente o que eu mais gosto de fazer mas a verdade mesmo e que eu nao tenho a competencia e nem a paciencia necessarias para fazer nada muito alem disso embora eu goste da parte tecnica e do exercicio da preparaçao nao suporto passar muito tempo sem colocar um carro pra rodar por isso as modificaçoes ou melhorias tendem a ser basicamente o que acontece entre a ultima saida e a proxima sao intervençoes ate regulares mas sempre curtas permitindo que eu suporte abstinencia e evite ambiçoes maiores que minhas capacidades dizem que em casa de ferreiro o espeto e de pau e deve ser verdade por razoes profissionais ao longo dos ultimos vinte e poucos anos estive quase que exclusivamente dedicado a questoes tecnicas quando o assunto e carros motos ou motores mas fora do trabalho meu interesse pela historia de um modelo nossas proprias historias com um carro e pelos efeitos de ambas nas modificaçoes que fazemos e nas que nos mesmos sofremos e cada dia maior por isso aqui vai um alerta se voce nao e muito fa de historia e prefere nao perder tempo com nada que nao seja tecnico ou voltado para performance pule os primeiros paragrafos e comece diretamente no subtitulo aspectos tecnicos e definiçao do projeto mas se quiser saber mais sobre a historia do 2002 da propria bmw e sobre o nascimento do conceito de sedas esportivos continue daqui mesmo capitulo 1 quando engenheiros executivos e terroristas eram gearheads o que chamou a atençao dos vizinhos nao foi aquele senhor de cabelos brancos acelerando um bmw pelas ruas do bairro eles ja haviam visto herr alex testando seus carros e motos modificados quase sempre da marca bavara inumeras outras vezes tampouco estranharam o ronco incomum rouco e encorpado vindo de uma pequena bmw 1600 acostumados que estavam a ouvir tantos outros carros de corrida e modificados sendo pilotados por ele o que chamou a atençao de todos inclusive do proprio alex foi ver dois bmw cor de creme com o mesmo incomum ronco rouco e encorpado lado a lado ainda surpreso alex reconheceu o motorista do outro bmw era helmut bonsch que por coincidencia era seu colega de trabalho por coincidencia tambem era apaixonado por carros motos e velocidade e por coincidencia havia tido exatamente a mesma ideia que ele colocar o motor m10 2 0 que o proprio alex havia projetado em seu pequeno bmw 1600 de uso diario enquanto isso do outro lado do mundo o bmw 1600 ti versao esportiva derivada do bem sucedido neue klasse teve sua importaçao vetada para os estados unidos por nao atender os limites de emissoes nao que isso tivesse muita importancia ja que ninguem sabia que havia uma demanda por pequenos sedas esportivos alemaes na america ninguem exceto max um apaixonado por carros e velocidade idealizador da porsche 356 speedster da alfa giulietta spider e importador oficial da bmw para os eua max vinha implorando a tempos por uma versao esportiva do neue klasse que pudesse ser importada o diretor de design da bmw na epoca wilhelm hofmeister kink o homem por tras da tradiçao de que todo bmw deveria ter traçao traseira comprou a ideia de que a recem lançada serie 02 menor e mais leve que o neue klasse original seria a base ideal para o novo modelo foram providenciados aumentos na rigidez melhorias na suspensao modificaçoes nos freios direçao e outros aspectos de acabamento e design o objetivo era produzir algo inovador um esportivo leve potente e barato um sedan com caracteristicas de cupe esportivo o ano era 1966 e alex falkenhausen helmut bonsch max hoffmann e wilhelm kink nao sabiam ainda mas eram todos legitimos gearheads e daquela serie de coincidencias de inspiraçao engenharia determinaçao e rebeldia surgiria o predecessor de uma nova categoria de carros os sedans esportivos que quebrariam todos os recordes de vendas ate entao e ajudariam a salvar uma das marcas mais iconicas de todos os tempos o novo modelo foi batizado de 2002 em alusao a capacidade cubica do motor m10 com comando no cabeçote e tambem a carroceria exclusivamente de duas portas todos os modelos eram equipados com uma transmissao de quatro marchas suspensoes independentes e pesavam cerca 940 kg a versao base entregava 100 cv e passava dos 180 km/h de maxima tambem havia uma versao ti com dupla carburaçao solex 120 cv que mais tarde evoluiu para tii que substituia a dupla de solex por uma injeçao mecanica e chegava aos 130 cv em 1974 foi lançada ainda a lendaria versao turbo que usando o mesmo sistema de injeçao da tii associada a uma turbina kkk entregava incriveis 170 cv a 5 800 rpm se voce tem um playstation e o jogo granturismo e nunca dirigiu uma 2002 turbo antes pare de ler agora e pegue esse carro para dar umas voltas depois me conte aqui nos comentarios o que achou desse devaneio germanico o video a seguir de 1968 esta em alemao mas a linguagem dos velocimetros e tacometros e universal [youtube id= kl1o6texaik width= 620 height= 350 ] se voce ja deu umas voltas com o 2002 no playstation nao vai ficar surpreso em saber que logo no primeiro ano ele conquistou o campeonato europeu de turismo no grupo 5 repetindo o resultado em 1969 a frente da equipe de fabrica da porsche isso sem falar nas vitorias no campeonato europeu de hillclimb campeonato alemao de rally e na incrivel 24hs de nurburgring de 1970 quando 9 dos 10 primeiros colocados eram bmw 2002 essa historia embora incrivelmente veridica na sua maior parte ja foi contada inumeras vezes mas seu encanto permanece como um simbolo do tempo em que executivos nao eram apenas homens de negocio mas entusiastas e engenheiros construiam prototipos nas garagens de suas casas porem ha uma historia bem menos conhecida mas nao menos importante para o legado da bmw e seus sedans esportivos no final dos anos 1960 a bmw ainda nao havia superado completamente a crise financeira que assolou toda a alemanha apos a segunda guerra mundial seus carros ja tinham reputaçao de serem bem construidos e velozes mas tambem de serem faceis de fazer ligaçao direta parte da fama foi potencializada pelo baader meinhof gang bmg um grupo terrorista urbano liderado por um gearhead extremista e uma jornalista sensual que pretendiam chamar a atençao para os males do capitalismo e o imperialismo americano financiando suas açoes com roubos a bancos e ate filmes eroticos — e com a participaçao das ativistas embora eles tambem roubassem carros da mercedes porsche e alfa a associaçao dos nomes bmw e bmg foi inevitavel ate a policia fazia bloqueios parando apenas carros da marca e em documentos oficiais descrevia os terroristas como jovens com preferencia por carros rapidos principalmente bmw nao demorou muito para que surgisse o termo baader meinhof wagen e que os donos de bmw colassem adesivos com a mensagem ich gehore nicht zur baader meinhof gruppe eu nao pertenço ao grupo baader meinhof as pessoas viam o bmg como um grupo de jovens descolados e revolucionarios e apoiavam sua causa anticapitalista/antifascista pelo menos no principio assim a associaçao acabou sendo uma imensa divulgaçao para a marca que involuntariamente se beneficiou da imagem de arrojo e glamour daquele grupo de jovens descolados que assaltava bancos e incrivelmente nao foi afetada quando a coisa toda se tornou um banho de sangue na opiniao de historiadores e estudiosos da marca o episodio parece de alguma forma ter um papel na imagem atual da bmw desde entao ligada a emoçao esportividade e prazer de dirigir para saber mais sobre o bmg sua ligaçao com a 2002 e a marca bmw assista o video abaixo [vimeo id= 57257086 width= 620 height= 350 ] aspectos tecnicos e definiçao do projeto a frida como chamo meu 2002 saiu da fabrica em 1968 na primeira leva da serie 2 com o motor m10 de 1990 cm³ a carroceria em monobloco era derivada da neue klasse mas reduzida e com rigidez melhorada o entre eixos e a bitola traseira tambem foram reduzidos contribuindo para o famoso comportamento afiado e esportivo o carro era oferecido exclusivamente na versao duas portas e pesava aproximadamente 940 kg o celebre motor m10 de quatro cilindros com bloco de ferro cabeçote de liga leve e comando de 264◦ era alimentado por um problematico carburador solex 40 pdsi acoplado a transmissao getrag de quatro marchas alcançava 100 cv a 5500 rpm e torque de 15 mkgf a 3500 rpm suficientes para uma velocidade maxima de 181 85 km/h segundo a revista autosport a suspensao do tipo macpherson na dianteira e independente na traseira e tinha calibragem esportiva para a epoca os freios recebiam discos de 240 mm com pinças de dois pistoes na dianteira e tambores na traseira a qualidade de construçao e a simplicidade do projeto permitiram que a frida chegasse aos 46 anos em plena forma ostentando no para brisa muitos selos de participaçoes em ralis de classicos e mil milhas historicas a sua disposiçao e a diversao que proporciona a quem dirige sao tao grandes que alguns mimos e cuidados podem ter sido adiados em alguns momentos e mesmo que nao existam problemas serios em agosto deste ano decidi que era hora para uma renovaçao mas um dilema se apresentava manter a originalidade maxima ou aproveitar para fazer algumas mudanças entre as pessoas cuja opiniao realmente importava havia um racha minha esposa sugeriu instalar o comando opcional da bmw de 300◦ vender o carro vender todos os carros vender qualquer coisa que tivesse um motor comprar um carro normal e nunca mais ter que ouvir falar sobre carros ja meus filhos oito e 11 anos eram a favor de modificaçoes rodas turbo spoilers e faixas e ate apresentaram alguns desenhos com propostas afinal o primeiro carro que um gearhead aprende a desenhar mesmo sem saber disso e sempre o 2002 apos alguma ponderaçao defini que o ideal seria aproveitar o melhor de cada proposta manter e se possivel aumentar o indice de originalidade mas realizar modificaçoes com opcionais de epoca como itens alpina e o comando opcional de 300◦ da bmw por exemplo mais tarde minha esposa alegou que nunca havia sugerido um comando jurou que nem sabia o que era isso talvez eu tenha entendido errado equilibrio e a palavra chave no projeto e como de costume defini uma regra simples baseada nisso para cada elemento nao original adicionado outro elemento nao original existente deveria ser substituido por um original por exemplo para instalar o spoiler alpina vou substituir a antena nao original na tampa do porta malas por uma original no local correto que e na porta do motorista ou ainda para instalar o escape alpina os over riders nao originais dos para choques serao substituidos por peças corretas do modelo embora o carro tenha mais de 80% de originalidade ao longo do tempo e dos tres proprietarios anteriores alguns itens foram perdidos ou substituidos por outros incorretos com a ajuda de livros e arquivos da bmw classic foram levantados e listados estes itens que na medida do possivel serao reintroduzidos alem disso as modificaçoes serao obrigatoriamente reversiveis o projeto foi iniciado em agosto e por experiencia sei que nesta fase inicial muita coisa ainda pode mudar por isso a lista a seguir e provisoria e vai funcionar como um guia para os proximos passos carroceria retirar antena na tampa do porta malas e instalar antena original na porta; consertar vincos no capo e painel traseiro; eliminar um par de farois de milha; substituir over riders do para choque dianteiro pelo modelo correspondente ao ano do carro retirar over riders nao originais do para choque traseiro; instalar air dam spoiler dianteiro alpina mecanica revisao/regulagem carburaçao e igniçao com escape alpina; efinir alimentaçao atual weber32/36 nao e original ; instalar comando 300◦ opcional bmw da epoca; escape alpina ja instalado suspensao substituiçao de buchas por originais ; revisao amortecedores e molas mantendo originais ; substituiçao pneus 165/70 nao originais por 165/80 medidas originais ; retirar sobre aros nao originais ; repintar rodas originais modelo turbo no padrao bmw da epoca interior remoçao de envelopamento carbono do painel vai entender ; substituiçao de vedaçoes dos vidros laterais; segundo o certificado emitido pela bmw classic o volante esportivo opcional veio de fabrica e sera mantido assim como o radio blaupunkt original nao quero gerar falsas expectativas este nao e um projeto de restauraçao a preocupaçao principal nao e com a originalidade maxima e o objetivo nao e participar de concursos a frida quer continuar rodando e nao ha como manter imaculado um carro em pleno uso e afinal foi com isso em mente que ela foi criada por aqueles malucos apaixonados por carro 46 anos atras ate o proximo post por marcelo r project cars #06
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.