FlatOut!
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Zero a 300

O BMW XM Label Red | O Lamborghini Urus S | A nova “Harley” elétrica e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Lamborghini mostra o Urus S

Podem não ser carros esporte, e seus pneus grandes a razão desses carros grandes terem peso excessivo sem contrapartida em espaço interno. Mas sim, os super-SUV são os modernos GT familiares. Esqueça o Mercedes-Benz S-class, o BMW série 7, o Audi A8. Esqueça até, se você ainda se lembra deles, do Jaguar XJ e do Lexus LS. Luxo, alto desempenho, e médias de velocidade altíssimas são agora coisa desses super-SUV’s. Temos que nos conformar: é esta a realidade. E, se esquecemos um pouco a eficiência energética, para esta função são carros realmente bons.

Não há como não perceber esta mudança hoje, dia onde apareceram mais 3 variações deles, começando por esta: a versão mais extrema do mais popular Lamborghini da história da Lamborghini: o Urus. É o novo Urus S.

Neste novo modelo, o V8 biturbo de 4,0 litros é mais potente aos 675 cv (666 hp, o número da besta) e 86,7 mkgf de torque. É o motor do Performante, mas sem a redução de 47 kg de peso daquele modelo. O 0-100 km/h se dá em 3,3 segundos, dois décimos de segundo pior que o Performante, a caminho dos 305 km/h de máxima. Diferença minúscula, claro: 47 kg é muito num Fusca, mas num monstrengo de 2200 kg, relativamente menos.

Você pode escolher agora rodas de 22 polegadas em titânio fosco ou um conjunto de 23 polegadas em bronze diamante. Você também pode optar por um teto de fibra de carbono exposto e ponteiras de escapamento pretas foscas ou brilhantes em vez do acabamento em aço escovado. Estima-se um preço na casa de US$ 220.000 (R$ 1.183.600) para este novo Urus nos EUA.

Com os novos Ferrari Purosangue e Aston Martin DBX 707, a concorrência aperta, e esta é a resposta da Lamborghini. Mas não é a única resposta de hoje… (MAO)

 

BMW XM Label Red mostrado em foto oficial

Provavelmente por causa da resposta pouco entusiasmada ao seu novo super-SUV XM lançado ontem, a BMW mostrou hoje uma única imagem da versão Label Red do BMW XM antes de seu lançamento no ano que vem. O Label Red, que não deve ser confundido com Red Label, uma submarca da Bentley, será o topo da linha XM, que por sua vez não deve ser confundido com o Citroën XM, que é outra coisa. Será o “SUV-Crossover-não-elétrico” mais potente do mundo.

Obviamente, não é só o Label que é Red. O carro preto é mais cheio de detalhes vermelhos que o batmóvel versão Adam West 1966. Janelas laterais, grade, lanternas traseiras e rodas todas tem molduras em vermelho para caracterizar o mais potente dos XM.

O que se sabe dele não é muito, além desta foto, mas o pouco que se sabe é isso: o powertrain  V8 biturbo de 4,4 litros ajudado por um motor elétrico na transmissão automática de oito velocidades será mais potente, com 748 cv e 101,7 mkgf de torque. Como o carro básico de 653 cv faz 0-100 em 4,1 segundos, podemos esperar algo menor do que 4 segundos para o Label Red. Sabemos também o preço: US$ 185.000 (R$ 995.300) nos EUA. O que é consideravelmente menos que o mais veloz Urus Performante, que custa US$ 260.676 (R$ 1.402.436,88) por lá. (MAO)

 

Bentley mostra novas versões do Bentayga Hybrid

A Bentley mostrou ontem uma versão melhorada do seu SUV Bentayga Hybrid para 2023. O novo ano modelo vem com um pouco mais de potência, um pouco mais de autonomia e duas novas opções de acabamento.

O motor continua um V6 de 3,0 litros turbo, ajudado por um único motor elétrico de 100 kW. A bateria, porém, agora é maior, de 18,0 quilowatts-hora (antes 13kWh), o que aumenta ligeiramente a autonomia, que vai dos 40 km anteriores para 43 km agora. Também há um aumento de seis por cento na potência, elevando a potência combinada para 462 cv, e um aumento em 15% de torque.

As opções de acabamento agora espelham as dos modelos a gasolina: S e Azure. O “S” é o acabamento esportivo, e o Azure, de luxo. No S, a suspensão é mais rígida, e todos os ajustes eletrônicos são mais firmes para uso esportivo; até o escapamento é mais barulhento.

Já no Azure, o tema é conforto e suavidade: bancos dianteiros com ajuste elétrico de 22 vias com aquecimento e ventilação e um padrão de costura acolchoado em diamante exclusivo no acabamento no couro. Os compradores também podem escolher entre 15 opções de couro de cores diferentes e três acabamentos exclusivos de madeira: Nogueira Escura, Nogueira Crown-Cut e Koa.

Os modelos Bentayga Hybrid Azure e S estarão disponíveis nos próximos meses, quando o modelo 2023 chegar às concessionárias. O preço ainda não foi divulgado. (MAO)

 

Nissan mostra carro de corrida de fábrica: Nissan Z GT4

Felizmente o mundo não é feito só de SUV’s, e ainda existem carros esporte como o novo e sensacional Nissan Z. Agora a marca japonesa mostra um carro de corrida baseado nele: o Nissan Z GT4.

O carro é baseado no Z de rua, mas modificado para competição, claro. A Nismo Racing Division ajustou o motor, otimizou o chassi e a suspensão e melhorou a aerodinâmica até o limite dos regulamentos. A Nissan apresenta o Z GT4 como um carro de corrida “acessível a pilotos entusiastas e profissionais hardcore”. Lembrando que o carro normal de rua já sai de fábrica com um V6 de 3,0 litros twin-turbo de 400 cv e 48 mkgf de torque, ou seja, deve ser um carro de corrida deveras interessante

O Nissan Z GT4 foi desenvolvido nas instalações de engenharia da Nismo e em várias sessões de pista. O carro que competiu na Fuji 24-horas em junho também fez parte do desenvolvimento do carro de corrida oficial, bem como em eventos adicionais da Super Taikyu Series em Motegi.

Basicamente é um carro de corridas de fábrica, que pode ser comprado pronto para competir. As especificações detalhadas deste Nissan Z GT4 serão reveladas no SEMA 2022 nos EUA, que acontecerá de 1 a 4 de novembro de 2022. As entregas começarão no primeiro semestre de 2023. (MAO)

 

LiveWire S2 Del Mar revitaliza imagem da Harley-Davidson

Uma moto deveras interessante, a LiveWire S2 Del Mar. De uma tacada só, moderniza a imagem da Harley-Davidson e a coloca em um novo patamar mais leve, moderno, mas ainda assim diferente e menos pasteurizado que as marcas de motocicletas orientais. Não tem quase nada de retrô, mas não é moderna ou carenada demais, algo que seria anátema à Harley. Até o nome é perfeito: dá conotações de diversões à beira-mar, e uma leveza espiritual ao produto.

É também uma Harley que não provoca imediatas conotações de indumentária com inspiração no universo S&M, o que já é um grande progresso. E sim, é uma moto elétrica; perfeita para uma empresa que precisa desesperadamente se reinventar. O único erro é usar uma marca diferente aqui, a nova LiveWire; esta moto é obviamente uma Harley-Davidson.

É um desenho tão acertado que a edição de lançamento esgotou em apenas 18 minutos, em maio de 2022. Agora, os pedidos estão abertos novamente para a versão de produção no mercado norte-americano. As entregas devem começar próximas ao segundo semestre de 2023.

Tecnicamente é um produto interessante também: pesa 195 kg, e tem um motor elétrico capaz de entregar 80 cv de potência e 25,4 kgfm de torque. A autonomia estimada em uso urbano é de 177 km, e a aceleração de 0 a 96 km/h se dá em 3,1 segundos. A recarga de 20 a 80% da bateria leva 75 minutos.

Um produto altamente desejável, enfim. Se tem um problema, é este: custa US$ 16.999, ou seja, R$ 91.454,62 nos EUA. Aqui, mais que o dobro disso, se um dia vier importada. É a mais barata das “Harley” nos EUA, ainda assim. Bom, nada é perfeito, afinal de contas. (MAO)

 

Ferrari SP51: mais uma criação sob medida de Maranello

A mais recente criação sob encomenda, única, da Ferrari é o SP51, uma incrível versão roadster do já incrível 812 GTS. Criado para um cliente de Taiwan pelo departamento de Projetos Especiais da Ferrari e pelo chefe de design Flavio Manzoni, o SP51 mantém as proporções básicas do 812, mas rodas e faróis sob medida e uma carroceria bem diferente em espírito.

A faixa azul e branca que atravessa o carro pelo meio lembra o Ferrari 410 S de 1955, um pequeno toque retrô para lembrar o passado da marca. O resto do carro é no tom moderno  “Rosso Passionale”, de três camadas, desenvolvida especificamente para este projeto.

O 812 GTS tem uma estrutura de alumínio, mas neste carro a Ferrari fez uso extensivo de fibra de carbono, principalmente na parte externa exposta, para mudar a aparência de todo painel, incluindo o capô.

A Ferrari envolveu o proprietário em cada etapa, o que, claro, nem sempre é algo bom; o interior parece que é a parte menos feliz, com as faixas externas continuando por dentro do carro. Mas é muito interessante este tipo de serviço sob medida; a gente não precisa gostar do carro; só o dono pagante.

Como sempre com esses carros únicos, a estrutura básica e a mecânica seguem inalteradas. Isso significa que o SP51 tem um V12 de 6,5 litros aspirado do 812 Superfast / GTS que produz inacreditáveis 800cv a 8.500 rpm. Difícil imaginar que alguém precise de mais. O preço, claro, também é segredo. (MAO)