FlatOut!
Image default
Car Culture

O Camaro pro-touring de mais de1.200 cv de Josh Kalis, skatista profissional e entusiasta

Às vezes nós, entusiastas, somo meio egoístas e achamos que só quem ama os carros acima de tudo entende o que é ser um entusiasta de verdade. Ainda bem que é só de vez em quando, porque isto não poderia estar mais longe da verdade — Josh Kalis, por exemplo, é um veterano skatista profissional, mas também sabe muito bem escolher o que acelera. No caso, um Chevrolet Camaro pro-touring com um motor V8 LSX de mais de 1.200 cv!

O carro foi feito pela All Speed Customs (ASC)— os mesmos caras que fizeram aquele Pontiac Firebird de 1.100 cv que mostramos no início do ano. Kalis é um dos skatistas patrocinados pela grife DC Shoes e um dos maiores nomes do esporte no mundo, mas sua paixão pelas quatro rodinhas e seu amor pelos motores V8, pelo visto, caminham lado a lado.

camaro-1200 (10)

Não há prova maior do que isto: um Camaro 1969 preparado por uma das melhores oficinas especializadas em preparação extrema. O carro foi parar nas mãos de Josh quase que por acaso, como parte da quitação de uma dívida. Não estava em bom estado — na verdade, não tinha nem motor — e o skatista decidiu vendê-lo para tentar recuperar parte do dinheiro.

Acontece que as ofertas que Josh recebeu eram baixas demais, e ele decidiu que, como sempre gostou de muscle cars mas nunca teve a chance de ser dono de um, a hora era aquela.

camero (1)

Nadinha

No vídeo abaixo ele conta esta história. Ele diz que queria um carro rápido para acelerar nas rodovias, mas que fosse diferente de um BMW ou Mercedes-Benz — algo potente, mas nada exagerado.

Só que, como todo mundo que gosta de fuçar no carro sabe, uma vez que o bichinho morte não tem jeito: “a coisa toda foi virando uma bola de neve”, Josh conta. Uma bola de neve que, nas mãos da ASC, virou o Camaro DC, nome escolhido como uma forma de tornar o carro instantaneamente reconhecível e também associá-lo à grife que patrocina Josh. Mas isto é só um detalhe: o que importa é o conteúdo — algo que este carro tem de sobra.

camaro-1200 (5)

A começar pela carroceria, que estava bem enferrujada quando Josh comprou o carro e foi recuperada toda em metal — nada de fibra de vidro aqui! —, com direito a leves modificações nas linhas do carro — especialmente nos para-lamas e na dianteira, que recebeu um novo spoiler de muito bom gosto, além de um novo difusor traseiro. O visual é complementado pelas rodas IForged, de 18 e 19 polegadas, calçadas com pneus de medidas 285/35 e 335/30 na dianteira e na traseira, respectivamente.

camero (1)

Acontece que um pro-touring é muito mais que visual — motor e suspensão precisam ser preparados à altura. Sendo assim, o espaço vazio no cofre recebeu um V8 com bloco de aço e cabeçotes Dart Pro-1 (não tem nada a ver com Dodge Dart, hein!) feitos de alumínio. Ao todo, o motor desloca 6,7 litros e, com taxa de compressão de 8,5:1 e dois turbocompressores Bullseye de 66 mm — tudo alimentado pelo sistema de injeção eletrônica feito sob medida pela MSD.

O conjunto todo rende mais de 1.200 cv — mais de 800 nas rodas, moderados por uma caixa manual de seis marchas Tranzilla T56 — que usa os mesmos componentes internos do câmbio do Dodge Viper. A brincadeira é séria.

Mais ainda quando conhecemos o sistema de suspensão — McPherson com molas helicoidais e amortecedores ajustáveis do tipo coilover na dianteira, four-link com amortecedores Koni na traseira — e subchassis nas duas pontas.

camaro

Apesar do setup monstruoso, porém, Kalis raramente acelera seu carro em competições. Ele gosta mesmo é de usar o carro no dia-a-dia — e diz que o carro atrai a atenção de gente de todo tipo e não só de fãs de carros. Além de, como dissemos há pouco, pegar a estrada com o ronco ensurdecedor do V8 de 1.200 cv saindo pelo escapamento Magnaflow e invadindo o cockpit — e nada disso o impede de só queimar um pouco de borracha de vez em quando. Sem compromisso, sabe como é!