Não faz muito tempo que contamos aqui no FlatOut a história do Camaro Yenko/SC — o carro que ensinou à Chevrolet que seu mais novo muscle car merecia, sim, um motor V8 grandalhão. Equipado com uma usina de 427 pol³ vinda do Corvette, o Camaro Yenko fez história e se tornou uma lenda em apenas três anos — 1967 a 1969, período em que foi vendido. E ele volta em 2015 — ou quase isto…
Para se ter uma ideia do tamanho da importância do Camaro Yenko, basta lembrar que só o fato de um deles estar à venda vira notícia — como aconteceu no início de setembro, e certamente vai demorar para acontecer de novo. Ou não. Enfim, em 2015 você não vai precisar esperar que algum colecionador se canse de seu raríssimo Camaro Yenko para pensar na remota possibilidade comprar o seu (SE você encontrar um à venda, prepare-se para desembolsar pelo menos US$ 200 mil, o que dá uns R$ 510 mil).
Isto por que uma preparadora americana chamada SLP decidiu prestar tributo à menina dos olhos de Don Yenko com um novo Camaro Yenko/SC. Como o original, o projeto que foi apresentado no SEMA Show também tem um motor V8 de 427 pol³. Mas os tempos são outros, e se o Yenko originaj já tinha seus mais de 430 cv graças ao motor emprestado do Corvette, o “novo” Yenko tem mais de 700 cv, conseguidos através de um compressor mecânico. É, 700 is the new 600, e o Hellcat está fazendo escola.
A exemplo do Yenko/SC de 1969, que pegava como base o Camaro mais extremo da época (o COPO Camaro, que finalmente adotou o motor 427 de fábrica), a SLP vai usar como base o ZL1, a versão mais potente produzida em série, equipada com um V8 LSA de 6,2 litros que, equipado com um compressor mecânico, entrega 588 cv e 76,8 mkgf de torque. Só que, no lugar deste, os caras decidiram colocar um LS7 de sete litros equipado com um compressor Eaton TVS 2300 — o bastante para entregar mais de 700 cv.
A transmissão adotada foi a manual de seis marchas do Corvette ZR-1 (um câmbio automático de seis marchas é opcional), enquanto a suspensão se beneficia do sistema de amortecedores magnetorreológicos do ZL1 — eles são preenchidos com um fluido eletromagnético que tem sua densidade alterada ativamente de acordo com as condições da pista.
Completam o pacote mecânico discos de freio de 14,6 polegadas com pinças Brembo, sistema de arrefecimento mais eficiente e um novo sistema de injeção.
Visualmente, o novo Camaro Yenko remete ao modelo clássico graças às faixas laterais e no capô — este, uma peça modificada pela RTM. A grade exclusiva foi projetada pela própria General Motors. Do lado de dentro os bancos trazem até o clássico bordado “sYc” nos encostos de cabeça. As rodas de 20×10 polegadas imitam as clássicas Torq Thurst e são calçadas por pneus Goodyear F1 com letras brancas em alto relevo.
Agora, se você está imaginando como a SLP conseguiu permissão para usar a marca Yenko, fique sabendo que a Chevrolet comprou todos os direitos do nome em 2009, apresentando, inclusive, um protótipo em 2009. Contudo, este jamais viu a luz do dia como modelo de produção, e coube à SLP licenciar seu Yenko junto à GM para o SEMA deste ano — e para vender no ano que vem, oferecendo até garantia de um ano ou 20.000 km para motor e câmbio, e três anos ou 60.000 km para os demais componentes do carro.
E desta vez não vai ser só um conceito ou protótipo para nos deixar com água na boca — uma série de 50 unidades será feita começará a ser entregue no ano que vem, em versões cupê e conversível, e as encomendas podem ser feitas direto com a SLP. Ainda não foram citados valores, mas se um ZL1 original custa a partir de US$ 55.505 (pouco mais de R$ 140 mil), dá que uma série limitada, licenciada e numerada — com direito a plaqueta no painel — custe um pouco mais, não?
Mas diz aí: o que você achou do novo Camaro Yenko/SC?
[ Fotos: SLP Special Vehicles, AOL ]