Alguns recordes do Guinness World Records são óbvios, como o do carro mais rápido do mundo, enquanto outros são bem mais específicos e bizarros. Provavelmente não vamos precisar explicar em qual categoria se encaixa este Fiat 500 coberto por 120 kg de cabelo humano, não é?
Este carro pertence à italiana Marialucia Mugno e, como você já deve ter deduzido, é o detentor do recorde do Guinness como o “carro mais cabeludo do mundo” — duas vezes. A primeira foi em 2010, quando o clássico italiano acumulava 100 kg de cabelo. Agora, em 2014, Marialucia passou 150 horas costurando mais 20 kg de fios ao teto do carro, em um arranjo com formato de asas de borboleta, quebrando seu próprio recorde (que ainda não foi atualizado no site oficial do Guinness).
Ao entrar no carro, surpresa: mais cabelo — que cobre tudo: portas, bancos, painel, e até o volante, cuja única parte exposta é o logo da Fiat.
Marialucia é cabeleireira mas, aparentemente, não se contenta em fazer apenas penteados. Ela é obcecada por cabelo e, com a ajuda de seu “assistente artístico” Valentino Stassano, já fez várias outras “esculturas” de cabelo humano — instrumentos musicais, móveis, roupas e objetos de decoração perfeitos para, bem, a casa de alguma pessoa obcecada por cabelo humano.
Questão filosófica: um chapéu feito de cabelo não seria, tecnicamente, uma peruca?
Mas de onde vem toda esta matéria prima capilar? Bem, o mercado de cabelo humano movimenta milhões todos os anos para a fabricação de perucas, e não é difícil encontrar fornecedores. E Marialucia é bem específica quanto à fonte — ela prefere cabelo importado da Índia, que tem fios muito mais resistentes que o encontrado na Europa (ao menos é o que ela diz). E não, não é barato: ela estima ter gasto cerca de € 80 mil em cabelo para colocar no carro — pouco mais de R$ 240 mil.
[vimeo id=”105647243″ width=”620″ height=”350″]
Agora, ao menos ela dirige o carro diariamente, usando o Fiat 500 para fazer compras e se locomover pelas ruas de Padula, na Itália. O carro também serve como chamariz para seu salão de beleza e para Marialucia ter investido tanto dinheiro nele, deve estar dando certo. O carro só tem um problema: dá um trabalho danado para pentear, mas temos certeza de que, para Marialucia, a tarefa é um prazer — embora nos pareça um pouco nojento.