ola flatouters ja voltei sim foi rapido e agora vou contar a ultima parte da preparaçao do meu corsa gsi turbo alem de mostrar um pouco dos eventos que participei com ele vamos nessa os encontros passei a participar mais assiduamente na medida do possivel em encontros com o manco e a esposa sempre acompanhando tambem neste meio tempo tive a oportunidade de conhecer duas verdadeiras familias a familia gsi voltada principalmente para amantes de carrinhos como o meu e a comunidade tuning que dispensa comentarios por sua organizaçao e tradiçao desde 1996 e pensar que eu la pros anos 2000 e pouco via os carros da ct nas revistas e hoje faço parte disto algumas fotos dos encontros encontro da independencia / extrema mg corsa clube familia gsi 09/15 [gallery columns= 4 link= file ids= 101152 101153 101154 101155 ] auto show collection 12 anos comunidade tuning 09/15 [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 101156 101157 ] auto show collection noite ford 11/15 [gallery link= file ids= 101158 101160 101161 ] encontro beneficente sao lourenço da serra 01/16 auto show collection noite dos anos 90 04/16 [gallery link= file ids= 101163 101164 101165 ] as arrancadas agora a coisa começou a ficar seria era dezembro de 2015 e entao resolvi colocar o manco na pista pela primeira vez no treino livre em interlagos a sensaçao de estar ali pilotando o que voce construiu junto com amigos e pessoas que a gente ama alguns estavam la foi indescritivel primeira experiencia de pista nao levamos ninguem nos 201 mts mas valeu demais a experiencia viramos 10 3 de melhor tempo com reais chances de baixa lo a medida que eu vier a progredir como piloto deixo aqui uma critica a organizaçao pois os treinos dizem ser com vagas limitadas mas quase que 99% dos treinos tem 150 carros ou mais isso acarreta em voce correr 4 vezes em um intervalo de 3 horas ou mais ainda existem os que cortam fila os que tem cole com a organizaçao e ai o cara me fica nas laterais das duas filas muitas vezes simulando um acerto e de repente volta para a fila ja na frente da pista aliando tudo isso a questao de que nao e barato se inscrever a brincadeira fica chata por conta dessas coisas [gallery link= file ids= 101166 101167 101168 101169 101170 101171 ] e uma das puxadas que fiz desculpem a qualidade dos videos quando converti o formato para diminuir o tamanho e conseguir carregar a imagem perdeu muita qualidade e nitidez [vimeo id= 162628548 width= 620 height= 350 ] o segundo treino que participei foi em janeiro de 2016 na arena show car em sorocaba o local esta evoluindo e promete crescer muito neste dia eu ja estava com embreagem de ceramica falo sobre ela daqui a pouco e a brincadeira foi demais neste dia de 10 puxadas completei 8 sendo que dessas ganhei 5 o manco e eu estavamos melhorando talvez por conta de a pista ainda nao ser tratada e os pneus que uso mesmo sendo toyo sao para rua o tempo se manteve em 10 3 foi um dia proveitoso para analisar o que corrigir no carro e na minha tocada tambem [gallery columns= 4 link= file ids= 101172 101173 101175 101176 ] duas puxadas com direito a um classico dos anos 90 [vimeo id= 162628549 width= 620 height= 350 ] [vimeo id= 162628552 width= 620 height= 350 ] estava tudo bem nao e… mas uma mudança de curso estaria por vir stage 2 why not começamos a rascunhar um segundo estagio de preparaçao quando a famigerada embreagem do manco deu indicios ainda em interlagos que estava com os dias contados e estava mesmo entao aproveitamos o momento e mandamos uma embreagem de ceramica de 900 lbs com mola e 6 pastilhas alem de uma revisao completa no cambio [gallery link= file ids= 101177 101178 101179 101180 101181 101182 ] feito isso o carro melhorou rendia bem estava dentro das expectativas mas faltava um algo a mais aliado a isso uma preocupaçao esquentava muito esta certo que em sorocaba estava muito quente e que depois eu viria a descobrir que o marcador de temperatura do meu carro junto com sua fiaçao precisavam de reformas mas começamos a pensar e arquitetar maldades por que nao um intercooler o problema inicial era a falta de espaço eu nao iria retirar o ac queria conservar os itens de serie originais intactos conversa vai conversa vem dividi ideias com um membro da familia gsi que ja havia conseguido tal proeza por um intercooler sem retirar o ac e ele me passou todo o caminho das pedras valeu junior camurça conversei com o junior carlos um grande amigo gearhead como nos e dono da polishing art estetica automotiva e ele topou a proeza de encaixar o intercooler no carro preservando a estrutura e tudo o mais que o carro tinha apesar de trabalhar com estetica automotiva como ramo principal de atividade a polishing art tem know how para execuçao de projetos tao ou mais complexos como o que propus tudo acertado no final de fevereiro começamos a empreitada [gallery columns= 4 link= file ids= 101183 101184 101185 101186 101187 101188 101189 ] o acordo foi que o junior conduziria tudo e me informaria de acordo com o progresso e/ou necessidade ja que eu nao teria tempo vago todos os dias para ir ate a loja a primeira coisa a ser comprada foi o intercooler o ic escolhido e identico ao tamanho de um do gol g3 turbo porem com as laterais refeitas em aço para suportar a pressao no carro que o originou essas laterais sao de plastico para encaixa lo foi necessario eliminar um pouco de material do parachoque alem de andar sem a alma de aço que fica atras dele arriscado talvez sim mas acho que vale a pena pagar o preço pelo que esta rendendo hoje calma vcs verao tambem precisamos abrir um pouco as entradas de ar laterais originais dos para lamas para que a nova pressurizaçao passasse por ali varios suportes foram feitos do zero como os do proprio intercooler que fica na frente da ventoinha do ac com um pentelhesimo de distancia o reservatorio da dh teve de ser recuado pois ficava na reta da pressurizaçao a ser feita o reservatorio de partida a frio de respiro do oleo e o dosador tambem foram reposicionados como tudo estava sendo feito aos poucos e o carro ficaria parado pelo menos um mes para essa parte inicial em um desses nossos bate papos eu junior fernando robson e mais alguns amigos e projetistas chegamos a conclusao de que era necessario dar um algo a mais para esse cofre pois as pinturas e organizaçao dele estavam deixando a desejar assim decidimos trocar algumas cores e refazer o caminho de mangueiras e chicotes o plano era bem simples mas eficaz pintura eletrostatica preta em tudo parafusos da tampa de valvulas foram trocados por uns allen cromados arruelas cromadas prisioneiros do coletor de admissao trocados e encurtados a coisa havia ficado mesmo seria [gallery columns= 4 link= file ids= 101190 101191 101192 101193 ] um mes e pouquinho depois a primeira fase deste estagio estava completo para fechar algo que os puristas querem ate hoje me matar abrimos um buraco no parachoque frontal para que o ar a ser direcionado para o intercooler o acessasse sem miseria [gallery link= file ids= 101194 101195 101196 ] a partir dai pressurizaçao nova depois de pronta novamente o carro voltou para a loja do junior e desmontamos tudo de novo para levar o que faltava para pintura nesta empreitada tive ajuda do proprio junior e meus amigos thiago e fernando algum tempo de trabalho e boas risadas depois tudo montado e no lugar o resultado final do cofre do motor e da montagem do intercooler ficou assim [gallery columns= 5 link= file ids= 101197 101198 101199 101200 101201 ] alias preciso ressaltar o quanto o aspecto estetico do cofre do motor melhorou com o desenrolar do projeto tanto que ate fiz um video mostrando como ele era e como ficou [vimeo id= 163154433 width= 620 height= 350 ] antes de acertar o motor tambem inverti o lado da carcaça da valvula termostatica uma vez que a mangueira de agua passava muito perto do coletor de escape e isso podia me deixar na rua a qualquer momento e assim ele repousava feliz em casa aguardando ansiosamente o dia do acerto [gallery size= medium columns= 2 link= file ids= 101202 101203 ] o acerto fase 2 dia 29/03 pouco mais de duas semanas depois que terminamos a montagem e por falta de agenda o acerto foi marcado com o mestre overspeed e la vamos nos para o dyno s race em sbc prontos para iniciar os trabalhos [gallery link= file ids= 101204 101205 101206 ] a primeira passada sem mexidas por parte do over nada animador 166 cv e pressao de turbo caindo de 0 6 para 0 2 a medida que dava pe nos olhamos com ar de duvida eu apreensivo ate que o conhecimento e experiencia falam mais alto over tem algo na frente dessa turbina eu como assim over voce usa tela ou filtro algo do tipo eu sim uso tela over entao vai la e tira nao entendi nada mas obedeci e tirei na passada seguinte a surpresa pressao de turbo vindo forte dando 0 8 bar e sem quedas; o over tirou o pe porque veio tao forte e sem mistura adequada ainda pois ele nao havia mexido que poderia ter quebrado mais alguns ajustes aqui e acola regulagem de velas e a cereja do bolo de 181 cv anteriores para agora incriveis 239 cv com 28 6 kgmf de torque com apenas 0 8 bar nem preciso dizer que eu estava tao euforico quanto uma criança que acaba de ganhar um presente o carro finalmente chegava onde eu queria o resultado de trabalho arduo muita amizade e irmandade estudos paciencia e a experiencia e excelente trabalho do junior overspeed trouxeram uma cavalaria que nem eu mesmo esperava video da passada [vimeo id= 162628545 width= 620 height= 350 ] e agora como estamos como o carro foi recentemente acertado e a grana esta meio curta ainda nao corri de novo para ver quao melhor o manco se comportara na pista a minha impressao nas ruas e estradas e de outro carro vem muito forte e destraciona de segunda e terceira com relativa facilidade bastando socar a bota no acelerador nao tem buracos nao engasga a turbina vem firme da sua patada e assim continua ate o corte nao murcha mais como era antes de tomar ar mais frio e a temperatura nunca mais passou de 97 graus na cidade fica na media 95 graus e na estrada crava em 92 o proximo up que pretendo colocar sao pinças maiores para usar freios de 280mm apesar de nao ter sentido falta de freios sempre e bom cuidar da segurança pretendo continuar cuidando da joia com apreço melhorando alguns itens bobos a medida que eu conseguir e ter condiçoes visto que agora meu foco sera outra serei pai lembram em um futuro medio/longo prazo penso em fazer a funilaria dele do zero mas isso ainda demorara um certo tempo e recursos quem sabe nao retorno aqui um dia e assim me despeço de voces caros amigos gearheads quero deixar aqui alguns agradecimentos em especial primeiro a deus que me permitiu realizar este sonho pessoal e me possibilitou ter pessoas e condiçoes para isso a minha esposa que sempre tem sido companheira e me apoiado tem tido paciencia e ate aprendeu a gostar do mundo dos preparados e a ir aos encontros e arrancadas a todos que trabalharam comigo sem exceçoes para que este corsa gsi renascesse e chegasse ao nivel que o deixamos seria injusto citar nomes porque foram muitas pessoas envolvidas durante esse quase um ano e meio de projeto e eu poderia esquecer de alguem ao pessoal do flatout que me deu abertura para compartilhar meu singelo projeto com voces e e claro a voces que acompanharam elogiaram criticaram torceram e estiveram junto conosco tambem meu carro nao e o mais perfeito e nem o mais inteiro dos gsi’s mas para mim e exatamente o que idealizei claro que sempre da para melhorar e de pouco em pouco chegamos mais proximo do objetivo a questao e que o projeto nunca acaba… e ele e apenas uma mola propulsora e tambem conhecida como desculpa para que arranjemos amizades fortes e coisas em comum com outros que compartilham do gosto pelo automobilismo assim como nos deixo a mensagem aqui de que voce nunca desista dos seus sonhos por mais distantes que eles pareçam estar se voce tiver fe e correr atras pra realizar isso voce com certeza alcançara para finalizar fechar com chave de ouro algumas fotos que fiz com uma camera melhor e uma que tirei em um dos eventos no sambodromo que e uma das que mais gosto [gallery columns= 5 link= file ids= 101209 101210 101211 101212 101213 101214 101215 101216 101217 101218 101219 101220 101221 101222 101223 ] um grande abraço que deus te abençoe e que possamos nos encontrar por ai para compartilhar coisas boas por jonathan farias project cars #326 uma mensagem do flatout jonathan como sempre dizemos por aqui ver um classico nacional voltar a vida e sempre uma coisa muito boa nesse caso tudo ficou mais legal com a preparaçao no otimo 1 6 16v que certamente deixou o foguetinho uma delicia de dirigir parabens pela conclusao
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