FlatOut!
Image default
Zero a 300

O Citroën Basalt em imagem | Diesel acaba? | Novo G-class e mais!

Bom dia, FlatOuters! Bem-vindos a mais uma edição do Zero a 300, nossa seleção diária com tudo o que está rolando de mais importante no universo automobilístico para você não ficar rodando por aí atrás do que interessa de verdade. Gire a chave e acelere com a gente!


Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

 

Primeiras imagens do Citroën Basalt

Ontem dissemos que o Citroën Basalt seria provavelmente um “cupê” baseado na família C3/Aircross atual. Pois é, surpresa: o Citroën Basalt é um “cupê” baseado na família C3/Aircross atual.

Ainda é um “conceito”, segundo a Citroën, mas não está enganando ninguém: é o carro que em breve veremos nas ruas de nosso país. Parece mais equilibrado em estilo que o atual Fiat Fastback, um sucesso que sem dúvida a Citroën quer emular. Não, não entendemos o motivo de um C3 Aircross menos útil e mais caro, mas imaginamos que é para ficar mais bonito aos olhos de seus felizes compradores.

A empresa disse que “combinou a robustez de um SUV com a fluidez de um cupê”.  É algo que está em voga, e todos querem um pedacinho dessas vendas potenciais.

Ainda não foram divulgadas as dimensões, mas parece que o Basalt terá um tamanho semelhante ao do C3 Aircross: 4300 mm em um generoso entre-eixos de 2670 mm. É concorrente do Fastback, mas também do Nivus, outro sucesso nesta categoria. Falando em tamanho, esta nova variação do C3 deve ficar entre o os dois.

O interior ainda não foi revelado também, mas deve ser, bem, o mesmo dos outros carros C3 com alguma pequena alteração. O motor deve ser o tricilíndrico 1.0 turbo da Fiat, com 130 cv a 5.750 rpm e 20,4 kgfm a 1.700 rpm no C3 Aircross. A transmissão será a automática do tipo CVT, com sete relações fixas. Na Índia, onde será lançado primeiro, haverá um 1.2 turbo de 110 cv e uma versão elétrica exclusiva. (MAO)

 

Conheça o novo Mercedes-Benz G-class

O Mercedes-benz Gelandewagen nasceu na Styer-Daimler-Puch em 1979 como um jipe militar com motor diesel de quatro cilindros em linha sem turbo, o 240 GD, que tinha 79 cv e mal alcançava 100 km/h; era um utilitário e pronto. Hoje, sabemos, é um carro de luxo com alta capacidade off-road escondido na fantasia de jipe quadrado.

O nascimento do Mercedes-Benz G-class

Agora, a marca alemã apresenta mais uma evolução dele, um face-lift e atualização da atual geração. O G550 troca seu V-8 turbo de 4 litros por um novo motor seis em linha turbo de 3,0 litros com assistência híbrida. Além do turbo há um compressor elétrico, e isso faz o carro dar 443 cv e 57 mkgf de torque, com o gerador/motor de partida integrado sozinho fornecendo 20 cv. São 27 cv a mais no total do que o modelo anterior, mas um pouco menos de torque.

O câmbio automático de nove velocidades com conversor de torque tem relações de transmissão mais longas em geral, e a tração nas quatro rodas permanente, com travamento dos três diferenciais, vem com divisão de torque de 40-60. Há também caixa de redução para off-road. As mesmas 9,5 polegadas de distância ao solo permanecem, assim como os ângulos de aproximação e saída de 30 e 31 graus, respectivamente.

A Mercedes incorporou uma função Off-Road Cockpit no sistema de infoentretenimento MBUX para ajudar no off-road. O Off-Road Cockpit exibe itens como posicionamento do veículo, altitude, ângulo de direção e temperatura na tela de 12,3 polegadas e no painel de instrumentos digital, permitindo que os usuários personalizem a tela conforme acharem adequado. A função “Capô Transparente” permite ao motorista ver “através” da frente do carro usando câmeras.

O G63 permanece inalterado, com um V8 biturbo de 4,0 litros e 577 cv, e a mesma assistência híbrida moderada de 48 volts do modelo básico. Faz o 0-100 km/h em menos de cinco segundos.

Tanto o G550 quanto o G63 recebem atualizações visuais sutis para 2025. O G63 vem com faróis LED adaptativos e um design de para-choque atualizado. Você também pode escolher entre seis opções diferentes de rodas que variam de 20 a 22 polegadas, e um catálogo extenso de cores personalizadas. O G550 parte de US$ 144.150 (R$ 719.308) nos EUA, e o G63, de US$ 180.950 (R$ 902.940). (MAO)

 

Diesel morre para a Volvo, vive na Mercedes-Benz

A Volvo, tradicional marca sueca hoje da Geely chinesa, disse ano passado que iria parar de fabricar carros a diesel; está cumprindo a promessa. Este XC90 saindo da fábrica da empresa em Torslanda é o último deles. A Volvo era um tradicional fabricante de carros a diesel; são 45 anos de história terminando.

Desde 1991, a empresa produziu mais de nove milhões deles. Este último carro não será vendido: vai direto para o seu museu em Gotemburgo. A Volvo mantém o seu plano de se tornar totalmente elétrica até o final da década.

Com legislações de emissão cada vez mais severas na Europa, não é uma surpresa, isso. Surpresa é a Mercedes-Benz, que no lançamento do novo G-class anunciou uma versão a diesel mais moderna e potente, ainda queimando óleo.

Sim, o antigo G400d está sendo substituído pelo novo G450d. Ele usa uma evolução do motor turbodiesel de seis cilindros em linha de 3,0 litros da empresa, agora com 362 cv e 76,4 mkgf. Este novo diesel é híbrido leve, com um motor elétrico fornecendo temporariamente 20 cv e 20 mkgf.

O carro tem desempenho sensacional para um jipão à diesel: o 0-100 km/h se dá em 5,8 segundos, e a velocidade final é limitada a 210 km/h. Uma versão elétrica do G-class deve aparecer em breve também, mas a Mercedes parece que está apostando em todas as frentes, para não perder o bonde de qualquer que seja o futuro que nos é reservado. Veremos! (MAO)

 

Novo Land Rover Defender Octa deve ser lançado este ano

Segundo a Autocar inglesa, a Land Rover vai lançar uma submarca de alta performance chamada Octa. O primeiro carro será um Defender realmente sério, com um V8 biturbo. A marca vem para substituir a sigla “SVX”, que há muito foi esquecida. O nome, segundo a JLR, “vem da forma octaédrica de um diamante, o mineral natural mais duro da Terra”.

Os detalhes técnicos deste novo Defender permanecem em grande parte em segredo, mas a JLR confirmou que a nova variante usará um novo V8 biturbo. É provável que seja a unidade de 4,4 litros da BMW usada em outros modelos Range Rover. Chega a produzir 626 cv, e mesmo no imenso Range Rover Sport SV de 2,5 toneladas, ainda faz o carro atingir 100 km/h partindo da imobilidade em menos de 4 segundos.

O atual Defender 90

O motor BMW sugere que o V8 ‘AJ’ da marca deve estar no fim de sua vida útil. A Autocar informou anteriormente que a produção do AJ terminou no ano passado e que a JLR mantinha um estoque de unidades superalimentadas de 5,0 litros, em quantidade indeterminada. Atualmente existe em apenas três carros: o Defender V8, o Jaguar F-Pace SVR e os últimos Jaguar F-Type. A produção deste último termina definitivamente em junho.

A JLR também revelou que o Octa usará o mesmo sistema de suspensão ‘6D Dynamic’ do Range Rover Sport SV. Este sistema interconecta hidraulicamente os amortecedores dianteiros e traseiros, bem como laterais, proporcionando controle ativo sobre a inclinação e rotação do carro sem uma barra estabilizadora física. Isso deve ajudar a fornecer o nível de articulação das rodas exigido por um off-roader hardcore como o Octa, sem comprometer a dirigibilidade ou o conforto na estrada.

O Defender Octa será revelado ainda este ano. O preço ainda não foi detalhado, mas para referência, o atual Defender 90 topo de linha – o V8 Carpathian Edition – custa £ 114.975 (R$ 723.192) na Inglaterra, hoje. (MAO)