ola pessoal na segunda parte falei um pouco sobre como e a manutençao do 130i nesse terceiro capitulo vou contar para voces como o wiesel retribui os cuidados dispensados — ou como e usar um bmw no dia a dia relembrando o carro que eu costumava dirigir antes do 130i era meu bom e velho ford escort entao para mim foi uma mudança e tanto passar para um carro bem mais novo e varios degraus acima tanto em equipamentos como em esportividade vou chover no molhado para muitos que ja convivem com bmws e outros carros do mesmo nivel mas como muitas pessoas tem curiosidade de saber como e dirigir esse carro inclusive algumas pessoas perguntaram nos comentarios dos textos anteriores achei que valeria a pena falar um pouco sobre isso apos comprar o carro a viagem de volta para casa foi uma delicia a posiçao de dirigir possibilita que se va longe cansando pouco o fato do carro casar com tudo aquilo que eu gosto — posiçao de dirigir baixa volante firme quase duro cambio manual e torque disponivel desde baixas rotaçoes — faz com que dirigi lo seja uma experiencia natural para mim intuitiva mesmo o engraçado e que ate o volante te estimula a segura lo da forma certa simplesmente nao consigo dirigi lo de forma como nao seja a correta coisa que faço o tempo inteiro de forma involuntaria quando dirijo o escort outro ponto forte sao as regulagens dos bancos praticamente tudo e ajustavel ate as abas laterais que possuem bolsas que quando infladas fazem que o carro abrace mais o motorista pode parecer inutil mas quando infladas permitem que eu me sinta firme no banco em um track day e desinfladas tornam possivel que meu pequeno namorado de 135kg dirija sem ter a sensaçao de estar sendo duplamente apunhalado pelas costas infelizmente toda essa configuraçao voltada para o prazer e a esportividade tem seu custo na pratica o choque de realidade veio ao chegar em minha cidade pela primeira vez antes de ir para o apartamento apenas um compromisso rapido em um clube a entrada praticamente plana a primeira vista tem uma leve depressao apos o trilho do portao foi o suficiente para o carro raspar embaixo ao chegar no meu apartamento o meu maior medo se concretizou sim o carro raspava na rampa de entrada ai ficou claro que eu tinha um problema pra piorar uma viga na base da rampa impedia qualquer reforma para tornar o predio mais acessivel aos baixinhos ou seja eu teria de me adaptar rodando alguns dias com o carro nos meus trajetos usuais percebi que levantar o carro em um ou dois centimetros resolveria quase todos os meus problemas mexer na adorada suspensao motorsport estava fora de questao a saida pouco recomendavel foi mexer no diametro do conjunto roda/pneu a primeira ideia foi usar pneus mais altos mas… sabem como e a roda 17 original do 130i e meio feinha entao pensei em ir atras das rodas 18 originais do modelo ou mesmo as do 135i da epoca que sao muito bonitas infelizmente nao encontrei nenhuma delas a venda por preços razoaveis entao fui a procura de boas rodas aftermarket em especial as bbs e breyton com o offset adequado para o e87 o que nao e muito facil de encontrar e eu sou neurotica em relaçao a isso a roda que eu queria era essa a breyton gts r problema como convem as boas rodas para bmw era um modelo staggered com tala 7 5 na frente e 8 5 atras otimo so que rodando nas estradas que rodo fiquei com medo de quebrar uma das rodas e nao achar a tala certa para reposiçao acabei comprando um modelo semelhante a be by breyton gts av com tala 8 e comprando 5 rodas iguais hoje vi que pequei por excesso de zelo pois apesar de ja ter acertado alguns buracos nunca danifiquei nenhuma roda o tal tuv approved nao esta ali de graça a maioria das pessoas acha ambas as rodas praticamente identicas mas para mim sao muito diferentes acho as gts av mais masculinas e agressivas e ate por isso preferia as gts r de qualquer forma sao rodas bonitas muito leves e acabei gostando do acabamento hyper silver sou suspeita pra falar mas acho que combinaram com o carro compradas as rodas foi so encomendar os pneus nas mesmas medidas que uso no aro 17 225/45 na dianteira e 245/40 na traseira foi o suficiente para levantar o carro 1/2 polegada reduzindo muito as doloridas raspadas em rampas e uma alteraçao que nao aconselho a bmw recomenda que ao alterar as medidas de rodas e pneus o diametro do conjunto nao exceda em 3% as medidas originais para nao interferir nas assistencias eletronicas do carro na traseira as medidas ficaram dentro do recomendado mas na dianteira nao pessoalmente nao gostaria de mexer nisso mas dentro das opçoes disponiveis achei que seria o melhor a fazer o resultado guardei as rodas originais e as uso apenas em track days ja que os pneus 17 sao mais baratos tambem aproveitei para usar uma delas de estepe vale lembrar de um detalhe bem chato sobre os bmws mais recentes eles vem sem estepe apenas com os pneus runflat na europa isso pode ate pode fazer algum sentido mas no brasil nao funciona tanto que nenhum dos quatro carros que vi quando estava procurando o wiesel tinha os runflat cada dono adotou uma soluçao diferente o primeiro tinha um estepe fino da bmw no porta malas o segundo tinha o mobility kit selante para injetar no pneu furado e compressor de ar para ligar no acendedor de cigarros o terceiro tinha dois jogos de rodas e pneus e usava uma das rodas extras como estepe ja o ex dono do wiesel disse que se furasse um pneu ele chamaria o guincho bem como eu pego estrada com frequencia a noite sozinha passando por trechos isolados contar com o guincho nao e uma opçao runflats e mobility kit tambem nao me servem ja que nas estradas da regiao o maior risco nao e furar um pneu e sim entortar uma roda entao aproveitei uma das rodas 17 que haviam sobrado encomendei uma capa e um macaco detalhe que o 130i apesar de pequeno e um carro pesado com seus 1450kg por isso preferi um macaco tipo jacare para melhor apoio o problema e que o porta malas ja e pequeno entao com macaco e estepe o espaço para bagagens fica bem reduzido cabe mais uma mala pequena e uma mochila e so felizmente eu e o jonas somos bem parcimoniosos na hora de fazer as malas entao isso nunca foi um grande problema e como estamos falando de um hatch sempre ha a opçao de rebater os bancos assim como o bom e velho escort que ja fez uma serie de mudanças nesses 16 anos de estrada o wiesel ja carregou colchao de casal pneus rodas cadeiras de escritorio e outras coisas que seriam bem complicadas de transportar em um sedan claro sempre com muito cuidado para nao danificar o acabamento do interior essa praticidade pequeno por fora grande por dentro sempre me atraiu nos hatches no uso olhando o carro por fora ja da para perceber que ele e um pouco diferente dos hatches mais comuns o eixo dianteiro fica bem na extremidade do carro o capo e longo acomodando o l6 quase todo depois do eixo dianteiro a posiçao do motorista relativamente recuada na foto sou eu dirigindo com o banco bem proximo ao volante; recuando totalmente o banco o motorista literalmente olha para fora pela janela da porta traseira mostram que a distribuiçao de peso e consequente equilibrio dinamico foi privilegiada em detrimento no espaço no banco traseiro e porta malas comparado com o carro do meu irmao um a3 sportback que tem medidas e peso semelhantes essas diferenças ficam bem evidentes no carro dele e perfeitamente possivel viajar com quatro pessoas e bagagem; no meu carro isso so seria possivel se os dois passageiros fossem anoes nudistas como o banco e baixo e recuado em relaçao a coluna b preferia que ele fosse duas portas ou seja portas maiores para facilitar a entrada no carro sem falar que acho os 2p mais bonitos foto paolo reis o cuidado com a experiencia ao volante fica claro em cada detalhe todos os materiais sao de toque agradavel a posiçao de dirigir e excelente o posiçao dos pedais idem em aparencia e comportamento nem de longe lembra um carro com 9 anos de uso nada bate nada faz barulho so o motor e esse e muito agradavel e bem vindo a forma que o carro se comunica e dificil de explicar nem eu entendo as vezes mas o fato e que ele tolera condiçoes desfavoraveis mas comunica muito bem o que esta acontecendo a total obediencia do carro empolga acelerador e freio devem ser acionados com cuidado pois produzem respostas bem mais rapidas do que a maioria das pessoas esta acostumada tenho de ter especial cuidado ao frear afinal tem uns 99% de chance do carro que vem atras nao ter freios tao bons quanto aos meus quando lançado o 130i tinha a melhor frenagem entre os hatches em produçao nem a pratica de frear com convicçao bem exercitada em track days e exercicios ocasionais em estradas desertas a direçao tambem e bem precisa e tem uma daquelas frescuras que acostumam mal a gente perto dos batentes o giro do volante resulta em um movimento maior das rodas so percebi isso quando comecei a estranhar porque eu tinha de girar tanto o volante do escort para fazer o mesmo retorno nas ruas na estrada outra caracteristica interessante desse straight six o n52b30 tem uma curva de torque surpreendentemente plana para um motor aspirado com mais de 20kg de torque disponiveis a 1 000 rpm em sexta marcha isso equivale a uns 40 km/h ou seja em estrada dirigindo como uma pessoa normal praticamente nao e necessario fazer trocas de marchas mas bem nao comprei um carro com raro cambio manual para economizar nas reduçoes… e ai que se entende a expressao puro prazer em dirigir o giro sobe facil e mesmo quem nao e muito ligado em carros se diverte com a aceleraçao e o ronco sim ele e duro bastante se o finado 330i tinha uma suspensao que era o equilibrio perfeito entre esportividade e conforto no 130i por ser a versao motorsport a balança pende totalmente para o lado da esportividade como por aqui ruas de paralelepipedos sao comuns dirigir na cidade acaba sendo bem desconfortavel tambem nao gosto de dirigi lo na cidade em baixas velocidades me sinto conduzindo um cavalo nervoso com redea curta o bicho quer sempre disparar e eu nao posso deixar e um carro que convida a correr mas e nos track days que todas essas caracteristicas mostram a que vieram na pista o carro todo faz sentido passa uma segurança incrivel e facil de controlar e aguenta muito bem o tranco ja cheguei a dar mais de 50 voltas em um dia sem sobreaquecer nem acender sequer uma luzinha no painel nada isso sendo um carro praticamente oem ele parece mais a vontade que eu na pista ate brinco que ele ja conhece o autodromo melhor que eu pois o antigo dono ja corria aqui com ele e depois de um dia com o pe no fundo posso voltar tranquilamente para casa ou mesmo emendar uma viagem como ja fiz a proposito andar na pista e uma experiencia muito legal que todo gearhead deveria experimentar e uma sensaçao otima poder explorar os limites do carro em um ambiente seguro eu aprendi muito sobre o wiesel nos 4 tds que ja participei; foi surpreendente ver como ele faz curvas transmitido total segurança; a sensaçao boa de sentir a traseira desgarrar mesmo que isso signifique estragar o tempo da volta; e tambem demorei muito para confiar que os freios realmente nao precisam mais de 70 metros para segurar o carro no final da reta foto paolo reis um dos meus planos com o carro e participar de algum track day na argentina ou uruguai juntando turismo e pista na mesma viagem pode parecer ousadia mas pela minha experiencia acredito ser totalmente possivel na segunda parte quando falei das particularidades de sua manutençao espero nao ter passado a imagem de um carro delicado e pouco confiavel porque ele definitivamente nao e ate agora ele cumpriu com valentia todas as tarefas que o submeti como atravessar um pais pequeno em uma tarde minha primeira road trip foi ir ate colonia del sacramento fica nas margens do rio del plata a uma balsa de distancia de buenos aires e voltar com varios desvios e paradas em tres dias foram quase 2 000 km de estrada nos dias mais quentes do ano rodando a uma velocidade media bem consideravel como sempre nenhum alerta no painel nem sobreaquecimento nada apenas uma sensivel queda no consumo de combustivel devido a gasolina uruguaia ser livre de etanol em resumo e um carro otimo para meter em pista mas tambem confiavel e confortavel para uma viagem longa um companheiro para todas as horas desde que a estrada seja boa… na proxima parte vou detalhar algumas modificaçoes que fiz em relaçao a estetica e acabamentos ate la por vanessa elisa project cars #110
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