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Zero a 300

O Cronos bate recorde de vendas na Argentina | GT-R de Paul Walker vendido | O Glickenhaus SCG 008 e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

 

Cronos é o Fiat mais popular da história da Argentina

Moramos pertinho de nossos vizinhos ao sul, os argentinos. Em muito, somos parecidos, especialmente na perpétua situação de penúria da população em geral, um passado de ditaduras que sumiam com gente, e uma realidade de democracia pouco efetiva. Mas também somos muito diferentes deles em várias coisas; a relação com os automóveis é uma delas.

E aqui está um exemplo disso. O Fiat Cronos é o carro mais vendido da Argentina há 34 meses. Não lembra do Fiat Cronos? É o sedã do Argo. Não lembra do Argo? É aquele hatch sem cara de SUV como o mais popular Pulse.

Esta semana a fábrica do Grupo Stellantis em Córdoba produziu a unidade número 300 mil do Fiat Cronos. Agora o Cronos é o carro mais popular da história da Fiat na Argentina, tomando o lugar do Fiat 600, o célebre “Fitito”. Este, o pequeno carro de motor traseiro de 4 cilindros em linha foi produzido em Córdoba de 1960 até 1982, e neste longo período se fabricaram 294 mil unidades dele.

O pequeno Fiat 600 mostra também quanto mudou o automóvel desde então: era equipado com o motor traseiro de quatro cilindros em linha arrefecido à água de 633 cm³ e 28,5 cv. Chegava a 95 km/h apenas. Mas era monobloco, tinha suspensões independentes, e carregava 4 felizes argentinos até o estádio do Boca Juniors sem problema algum. O motor foi sendo aumentado com o tempo, e no final, tinha 850 cm³ e era um foguete: 125 km/h!

Já o atual Cronos argentino vem com o 1.3 litros aspirado de 99 cv, e câmbio manual ou CVT. Em fevereiro de 2022, o sedã obteve 15,2% de participação no mercado total, a melhor marca de um modelo Fiat desde 1993; um pilar fundamental para a liderança do Grupo Stellantis na Argentina. O Cronos vendido no Brasil também é fabricado em Córdoba.

Aqui no Brasil a gente quase esquece dele; os argentinos aparentemente o adoram. Vai entender… (MAO)

 

Alpine A290: o hatchback elétrico da marca

A Alpine também está se tornando uma marca completa, com carros de todos os tipos, em preparação para a singularidade elétrica europeia. Sim, não será mais uma marca somente de carros esporte, como é sua tradição. Agora está prestes a dar seu pontapé inicial neste esforço, anunciando um hatchback elétrico.

Chamado de A290 Beta, o carro conceito deve ser revelado em breve. Será o primeiro Alpine que não é um carro esporte com mecânica derivada de Renault, em toda a história da marca.

Se baseia no Renault 5 EV, a julgar pelas imagens teaser mostrando a silhueta dele. Também é possível ver na imagem um spoiler traseiro e uma pequena aba na tampa do porta-malas do R5.

Segundo a Autocar inglesa, o carro deve ser lançado em 2024, e usará o motor elétrico de 218 cv do Renault Mégane E-Tech Electric. O diretor de tecnologia da Renault, Gilles Le Borgne, disse à Autocar: “Nós derivamos este motor encurtando o comprimento do motor elétrico que usaremos para o Mégane. Pode passar pela mesma linha de produção e tem a mesma tecnologia, mas menos cobre e outros elementos, por isso é mais curto.” Por isso, também, será fácil colocar outros motores maiores, segundo o executivo.

O novo Alpine, segundo a Autocar

O A290 é um dos três carros na “garagem dos sonhos” que sustenta o esforço da Alpine para se tornar um fabricante de alto volume. Os outros dois são o A110 de próxima geração e um crossover totalmente novo, atualmente conhecido como GT X-Over. Tudo elétrico, como manda o governo europeu.

A marca espera que o trio permita aumentar seus volumes de um recorde de 3.546 carros em 2022 (tendo vendido apenas A110s) para algo na casa dos seis dígitos até o final da década. (MAO)

 

GT-R de Paul Walker vendido por US$ 1,18 milhão

Se você acompanha o zero a 300, lembra que a algum tempo atrás noticiamos que o Nissan Skyline GT-R R34 usado por Paul Walker em um dos filmes “Velozes e Furiosos” estava oferecido em leilão.

O carro especificado por Walker para ser usado no quarto “Fast & Furious” era modificado, claro: um intercooler Turbonetics, um escapamento NISMO NE-1, e mais pressão no turbo. A casa de leilão Bonhams dizia que a potência era de 550 cv. Além disso o carro tinha bancos OMP tipo concha, som especial da Sony, e painel de instrumentos modificado, um volante Momo Sport e pedais Nismo V-Spec. Uma barra de titânio liga as duas torres de suspensão debaixo do capô, e as rodas, Volk Racing RE30 de 19 polegadas, por cima de freios Rotora com seis pistões na frente, e quatro atrás.

Mas é a ligação à franquia furiosa, e ao falecido “herói” Walker endeusado, que realmente puxou o preço para cima no leilão. Quando o gavel bateu pela última vez, o preço era de cair o queixo: alguém pagou nada menos que US$ 1.180.000 por este GT-R azul. Isso, no câmbio de hoje, é nada menos que R$ 5.911.800. Barrabás… (MAO)

 

Este é o Glickenhaus SCG 008

O americano Jim Glickenhaus é um entusiasta que, com dinheiro suficiente para indulgir em qualquer coisa que quisesse, não apenas criou uma garagem cheia de carros interessantes e caros. Não, foi mais além: se tornou um fabricante de automóveis.

Basicamente carros de competição, mas também supercarros, e o incrível Baja Boot: um carro de corrida no deserto inspirado nos Boot dos anos 1970, vendido para as ruas. Agora, parece que juntou ambas as disciplinas: supercarro e Boot, para criar um mash-up dos dois que é francamente maluco.

O Baja Boot de Glickenhaus

A Scuderia Cameron Glickenhaus cobra US$ 278.000 por um Baja Boot. Mas agora parece que este novo meio termo, o SCG 008, será uma forma mais barata de se ter este desempenho fora de estrada.

Isso porque ao contrário dos veículos de produção em série da marca, o SCG 008 destina-se a ser vendido como kit car. Os clientes são obrigados a fornecer um motor e uma caixa de câmbio para sua construção, embora a Glickenhaus tenha prazer em ajudá-lo nisso. Um Ecotec de quatro cilindros de 2,2 litros da GM e uma transmissão Sadev são o que o chassi de motor central está configurado para receber, mas certamente existem outras opções possíveis.

SCG 004: o supercarro

A empresa fornece quase tudo que você precisa para sair na terra, começando com o chassi de aço carbono. Esse chassi vem com suspensões independentes dianteira e traseira, completa com enormes braços e um curso obviamente enorme. O pacote utiliza amortecedores Fox coilover nos quatro cantos, bem como um conjunto de molas Eibach. Os clientes precisarão instalar suas próprias rodas e pneus.

A carroceria do 008 é claramente inspirada no supercarro SCG 004 da marca, cujo preço base é de US$ 483.000. Em vez de ser feita de fibra de carbono como a do 004, a carroceria do 008 é de fibra de vidro. Como o supercarro, o 008 emprega um layout de três lugares dentro da cabine. O kit está programado para incluir tudo o que você precisa para encaixar a carroceria no chassi.

É basicamente um supercarro do deserto, com suspensões de curso gigante e totalmente preparado para esse tipo de coisa. O kit SCG 008 ainda não está a venda, mas o fabricante está aceitando encomendas, a um preço de US $ 99.995. Não é barato, mas definitivamente, é algo único. (MAO)