O DeLorean DMC-12 é um dos carros mais famosos do planeta. Pudera: com carroceria de aço escovado, portas “asa de gaivota” e um visual futurista e retrô ao mesmo tempo (a cara dos anos 80), o DeLorean ficou famoso depois de se transformar na máquina do tempo de Doc Brown na clássica trilogia “De Volta Para o Futuro“. Não importava se ele não era um carro tão veloz ou prático assim: depois que Marty McFly e seu amigo cientista maluco viajaram no tempo com o DeLorean, todos queriam um. E é assim há 30 anos.
Acontece que, de acordo com os registros oficiais, foram produzidos cerca de 9.200 exemplares do DeLorean em 1981 e 1982, dos quais acredita-se que por volta de 6.500 ainda estejam por aí. Até que não parece pouco mas, em nível mundial, é um carro bem raro. Ainda mais considerando a alta procura e o fato de alguns exemplares terem sido modificados ou sofrido acidentes – isto acontece às vezes, claro. Sendo assim, algum tempo depois que o último DMC-12 deixou a linha de montagem e a poeira do escândalo envolvendo seu criador, John DeLorean, baixou, logo começaram os boatos a respeito de uma volta do esportivo.
Nós mesmos já falamos disso no início no ano passado, quando falamos sobre a nova DeLorean Motor Company. A empresa, capitaneada por Stephen Wynne e James Espey, disse que pretendia levar a sério esse negócio de voltar a fazer o DMC-12. Meios para isto não faltavam: desde 1997 eles são donos de todos os componentes, ferramental, diagramas técnicos e patentes originais que restaram, além de algumas unidades prontas. Tecnicamente, a DeLorean já está de volta.
Depois de experimentar por algum tempo com conversões elétricas do DMC-12 (uma aposta meio arriscada, ao menos por enquanto), parece que agora o papo é sério: a nova DeLorean anunciou que vai voltar a fabricar o clássico em 2017. E, desta vez, ele será um esportivo de verdade!
O incentivo veio de uma lei que entrou em vigor recentemente nos EUA, facilitando o processo de homologação para réplicas que utilizem motores fornecidos por fabricantes consolidadas. Em outras palavras: se uma réplica de um carro antigo utilizar um motor já encontrado em um carro de rua novo nos EUA, ficará bem mais fácil registrá-la para uso nas ruas – desde que sejam construídas no máximo 325 unidades por ano.
Considerando que a DeLorean Motor Co. tem componentes suficientes para produzir cerca de 500 unidades do novo DMC-12 em sua fábrica no Texas, isto está longe de ser um problema. Na verdade, este é o momento perfeito para que a empresa finalmente coloque em prática este plano, sobre o qual ouvimos falar desde 2008.
A DeLorean espera vender algo entre 300 e 350 carros ao longo de cinco anos. E, na verdade, Espey acredita que a produção já poderia começar imediatamente. Ele diz que só não é assim porque, embora a lei já permita a produção e a venda de réplicas com motores produzidos em massa, o governo americano e as agências federais ainda precisam definir diversos detalhes da regulamentação. No entanto, uma vez que o governo resolva a situação, a DeLorean estará preparada para começar.
Ainda não se fala em preços de forma oficial, mas Espey já deu a letra de que ficará em torno de US$ 100 mil (aproximadamente R$ 410 mil em conversão direta). Por esta grana, você levará para casa um DeLorean zero quilômetro visualmente idêntico ao original, mas tecnicamente muito melhor.
Os carros terão diversas amenidades inimagináveis nos anos 80 (bem, a não ser que você tivesse uma máquina do tempo), como navegação por satélite, bancos aquecidos e sistema multimídia com tela sensível ao toque. Além disso, o carro terá rodas e pneus maiores, freios mais eficientes e um novo conjunto mecânico.
Esta é a parte mais empolgante para os entusiastas. O DeLorean original, como você deve saber, tinha um V6 PRV (Peugeot Renault Volvo) de 2,9 litros e fracos 132 cv. Obviamente, este vai ficar no passado: Espey diz que está negociando com duas grandes fabricantes para fornecer motores, e que uma delas é a General Motors. Ele também afirma que o motor terá algo entre 300 e 400 cv. Nesse caso, que motor você usaria?