segundo um velho ditado de le mans para ganhar a corrida pela primeira vez e preciso disputa la ao menos tres vezes ha uma variaçao desse ditado aplicada as casas na primeira voce aprende a fazer na segunda voce corrige os erros e refina o projeto a terceira e a que voce acerta ha alguns casos contudo em que nao existiu ainda uma terceira oportunidade a subida da serra do rio do rastro por exemplo teve duas ediçoes somente ainda e tudo muito novo ninguem sabe exatamente o que e preciso para chegar la e conquistar a vitoria o primeiro vencedor iures delfino levou o caneco porque alguem tinha de vencer a prova e calhou de ele ser o mais rapido entre aqueles pilotos que estavam descobrindo a montanha merito dele sem duvida mas nao da para dizer que ele tinha o mapa da vitoria na mao ele proprio reconhece isso na primeira prova a gente nao tinha nenhum parametro das exigencias da subida a gente tinha uma noçao teorica entao nos preparamos com base nisso explica iures nesta ediçao ele chegou a serra como o favorito porque havia vencido a primeira ediçao afinal e se ele venceu uma vez bastaria repetir o desempenho para vencer novamente certo errado porque para terminar a corrida em primeiro primeiro voce precisa terminar a corrida nesta segunda subida iures tentou nao apenas defender sua vitoria mas tambem superar seu proprio tempo estabelecendo um novo recorde mas como vimos localmente nao basta repetir a performance do ano anterior pois ela nao depende apenas do piloto e do carro mas tambem da montanha e a montanha decidiu que as coisas seriam diferentes logo no segundo dia do evento durante os treinos do sabado uma densa neblina se formou na serra e por ali ficou o dia todo acompanhada de garoa e chuva ela trouxe o caos muitos carros batidos e poucas chances de reconhecimento de pista com o tempo limitado pelas autoridades os carros foram para a competiçao no dia seguinte com aquele treino limitado do sabado no domingo contudo as condiçoes foram perfeitas ceu azul 30ºc no termometro pista praticamente seca dava ate para arriscar uma subida com pneus slick como o iures faria para tentar bater seu proprio tempo e estabelecer um recorde propriamente dito [caption id= attachment_356741 align= aligncenter width= 1600 ] as primeiras horas do domingo foto eduardo cenci[/caption] o traçado como ja expliquei na materia anterior tem dois tipos de superficies bem distintas na parte inicial menos sinuosa e mais baixa a pista tem asfalto novo liso e suave como se ve em um autodromo na segunda metade mais sinuosa e com maior altitude o piso e concreto aspero danificado pelas pedras que eventualmente se desprendem e rolam morro abaixo na epoca das chuvas mesmo com a aspereza a aderencia e prejudicada pelo acumulo de agua residual que escorre das pedras ou que demora a evaporar devido as sombras e pelo sacolejo que as irregularidades provocam na suspensao do carro — a mesma condiçao que impede alguns carros mais radicais de contornarem o carrossel de nurburgring pela parte interna a variaçao de altitude castiga os carros aspirados e depois da primeira ediçao ficou claro que os carros de traçao integral tem mais vantagem nas saidas dos hairpins da parte alta do traçado — sao 11 no total a combinaçao ideal para a subida portanto e um carro com motor turbo e traçao integral voce ira notar isso na tabela de tempos no domingo as atividades começaram com uma apresentaçao dos drifters que levantou o publico e como efeito colateral ajudou a secar a pista para os competidores os carros largaram pela ordem de categorias começando pela street e terminando com a extreme — esta ultima a categoria do lancer evolution de iures isso em tese favoreceria os carros que largaram depois devido a secagem da pista a medida em que a temperatura aumentava porem como eu disse antes o desempenho na subida nao depende apenas do carro e do piloto mas tambem da propria montanha na primeira subida em 2022 iures preparou seu antigo lancer evo x comuma noçao geral de como um carro de subida de montanha deve ser acertado o carro tinha o motor 4b11t modificado para deslocar 2 2 litros em vez dos 2 litros originais com um turbo garrett g30 900 pressurizando a 1 4 bar para obter entre 420 cv e 440 cv o foco da preparaçao naquela primeira ediçao foi o arrefecimento do motor e do cambio para isso o carro tinha um sistema de oxido nitroso que pulverizava o fluido a cada 30 segundos por 3 segundos nos radiadores visando baixar a temperatura dos fluidos do carro — agua oleo do motor e oleo do cambio alem disso o carro era todo aliviado sem interior nem ar condicionado e com os vidros substituidos por lexan foi assim que ele partiu para a ate entao desconhecida subida da montanha https //www youtube com/watch v=lhuijbownky o aprendizado o turbo muito grande demorava a encher prejudicando as saidas de curva por isso iures precisava sair dos hairpins em primeira marcha porque para conseguir engata la era preciso frear alem do necessario para contornar a curva primeira liçao use turbos menores como a velocidade maxima nao e prioridade um turbo menor nao ira estrangular o motor e estara sempre cheio para desenvolver potencia maxima nas saidas de curva outro problema foi causado por algo que parecia um upgrade para a subida para evitar falta de combustivel na linha de injeçao iures comprou um tanque maior com um surge tank interno este surge tank deveria manter um volume adequado para o fluxo exigido porem ele retornava o excesso da flauta de injeçao diretamente para o surge tank ao longo da subida a circulaçao do combustivel pela flauta e retornando ao tanque acabou elevando a temperatura do combustivel provocando pre detonaçao no motor a mistura ar combustivel se inflama pela compressao devido a sua alta temperatura antes do disparo da centelha da vela por isso iures precisou aliviar o pe e baixar o ritmo da subida limitando a velocidade do motor a 3 000 rpm para evitar uma possivel quebra mesmo assim ele conseguiu completar a subida mais rapido que todos os outros com 9 14 32 — uma vantagem de 21 66 segundos sobre o segundo colocado eduardo cenci com seu subaru brz foi assim com turbo lag entradas lentas e detonaçao que o primeiro recorde da subida da serra do rio do rastro foi registrado para a segunda ediçao iures trocou de carro ainda com um lancer evo x mas agora com a preparaçao mais pacata — o 4b11t ainda tinha 2 litros e o turbo original foi trocado por um menor liçao do ano anterior lembra e o gerenciamento foi feito por uma injeçao programavel com sistema anti lag para otimizar as reaçoes do carro nas saidas de curva esse segundo carro o primeiro era azul este atual e bordo tambem teve uma atençao especial ao arrefecimento do motor e do cambio o radiador do motor e 25% maior que o original assim como o intercooler ainda ha dois radiadores do oleo do motor e tres sim tres radiadores do oleo do cambio o sistema de oxido nitroso foi substituido por um sistema de pulverizaçao de agua sobre os radiadores inspirado nos lancer evolution do wrc por ultimo a liçao do combustivel quente tambem resultou na instalaçao de um sistema de arrefecimento do combustivel com isso iures e sua equipe consideraram sanadas as falhas mais prejudiciais do carro anterior faltou apenas mais contato com o carro mas isso seria resolvido no dia de treino na montanha se ela permitisse como eu disse antes ela nao permitiu o sabado começou com o ceu parcialmente encoberto mas a medida em que eu subia em direçao ao plato de onde a serra desce as nuvens se tornavam mais densas a ponto de eu ja nao enxergar o carro a frente os competidores conseguiram fazer uma passagem de treino mas nao foi possivel fazer uma segunda https //www youtube com/watch v=x0bez2l yve muitos acidentes pequenos um outro acidente mais serio que tirou o carro da prova e levou seu piloto para a observaçao medica e o senso de responsabilidade falaram mais alto e a atividade foi encerrada prematuramente na descida que eu fiz com meu proprio carro entendi claramente o motivo a pista estava muito molhada com laminas d agua sobre o concreto a visibilidade era baixa e havia muitos carros de serviço e os acidentados nas areas de escape nao dava para continuar [caption id= attachment_356738 align= aligncenter width= 2560 ] aqui a visibilidade ja estava melhorando[/caption] assim a competiçao aconteceu com aquele treino parcial somente com a pista seca no dia seguinte foi possivel extrair tudo dos carros iures estava decidido a baixar seu tempo afinal ele ja havia sido mais rapido no treino de 2022 e seu recorde da vitoria foi obtido com um tempo mais alto que o do treino com um carro que resolvia os problemas era certo que ele superaria os 9 14 32 da ediçao anterior e estabeleceria um novo recorde especialmente por que ele decidiu subir com pneus slick iures foi um dos ultimos a largar o antepenultimo se nao me falha a memoria por volta das 10h depois que o sol secou a pista as parciais mostravam que o recorde seria batido realmente a marca dos 9 1 km foi atingida em 6 09 — com apenas 2 5 km pela frente aproximadamente as projeçoes da equipe apontavam uma subida na casa dos 8 40 a 8 50 — seria o primeiro tempo sub 9 da serra nao apenas isso o foco principal de iures era superar o tempo de rhys millen que foi registrado em um trajeto mais curto 9 7 km e que e percorrido opcionalmente pelos cinco primeiros colocados na prova na forma de desafio mesmo — eles desafiam o tempo do piloto profissional recordista de pikes peak 7 17 898 pela projeçao de iures considerando o tempo registrado nesta subida seria possivel fazer um tempo sub 7 caso tudo desse certo mas nao deu certo iures fez um começo de prova perfeito sem errar tangencias frenagens ou saidas de curva e mesmo tendo pouco contato com o carro ele ja estava confortavel ao volante deste evo atual passados dois terços da prova ele olha para o cronometro e ve que havia percorrido o trecho em menos de seis minutos e ali seu estado mental lhe pregou uma peça eu comecei a focar na performance em vez de focar na precauçao contou a gente deve estar sempre com a precauçao acima da performance completa obstinado e decidido a cravar um recorde propriamente dito ele quebrou uma promessa feita a si mesmo na duvida nao acelere pode parecer um contrassenso mas voce sabe para terminar em primeiro primeiro e preciso terminar https //www youtube com/watch v=q41ck9cpygc em uma das curvas um cotovelo de 90 graus a esquerda iures apontou o carro para a saida observou que o concreto estava 100% seco e deu pe o anti lag manteve o turbo cheio a entrega de potencia foi precisa o as quatro rodas agarraram o piso rugoso mas iures percebeu que havia uma lamina d agua de volume consideravel logo a frente ele ainda tentou aliviar freou o carro mas o anti lag atuante nao ajudou o carro passou pela lamina escorregou pela tangente externa da curva e a roda dianteira direita caiu na valeta de drenagem da pista roda quebrada pneu cortado piloto emocionalmente dilacerado a sensaçao foi muito ruim eu tinha jogado fora tudo que eu havia preparado o que eu vinha fazendo ha mais de um ano nao so o carro mas a preparaçao fisica a mental e ate a financeira afinal saiu tudo do meu bolso foi muito ruim conta apesar do sol e dos mais de 30 graus em pleno planalto serrano catarinense a pista fica em meio a um canion verde que e uma das regioes de captaçao do aquifero guarani em alguns pontos ainda havia agua descendo das pedras mesmo depois de horas apos a chuva cessar e a temperatura aumentar um destes pontos acabou formando a lamina d agua que iures so percebeu tarde demais mais uma liçao aprendida para a proxima tentativa if in doubt do not flatout ainda neste ano provavelmente em novembro teremos a terceira ediçao sera a terceira tentativa de iures quebrar o recorde de rhys millen se o lema de le mans se aplicar tambem a serra do rio do rastro quem sabe o que veremos por la esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi 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