Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente.
Massa fala em dia ruim nos treinos da Austrália, mas avisa que “há muito mais por vir”
Felipe Massa encerrou os primeiros treinos livres com a sensação de que o time tem mais potencial para mostrar no GP da Austrália. O brasileiro foi o 12º colocado na segunda sessão realizada no Albert Park, em Melbourne, nesta sexta-feira (14), enquanto seu companheiro, Valtteri Bottas, foi oitavo. Na sessão que abriu os trabalhos da temporada 2014, o resultado havia sido melhor, com Bottas em terceiro e Massa em quarto – os tempos, contudo, foram mais elevados. “Definitivamente, há mais por vir para amanhã. Foi só o primeiro dia. Ainda há muito para acontecer ao longo do fim de semana, mas eu diria que foi um dia ruim”, disse Massa. Confira a notícia completa e mais detalhes no Portal Grande Prêmio.
Ferrari terá novo parque temático
Depois de Abu Dhabi, a Ferrari está prestes a ter um novo parque temático na Europa. A marca italiana anunciou nesta semana que já vendeu os direitos para uma empresa chamada PortAventura Entertainment S.A.U., que construirá um parque chamado Ferrari Land no resort PortAventura, nos arredores de Barcelona, na Espanha. Com 75.000 m², o Ferrari Land terá um terço do Ferrari World de Abu Dhabi (que tem 200.000 m²), mas da mesma forma que o parque oriental, terá “atrações empolgantes para os fãs do Cavalo Rampante de todas as idades”. Além do parque, a empresa construirá um hotel temático dentro do resort, com 250 quartos, restaurantes e um simulador de pilotagem. A inauguração está prevista para 2016.
Próxima geração do Freelander é flagrada e pode se chamar Discovery Sport
Durante o Salão de Genebra a Land Rover confirmou que o modelo Discovery dará início a uma linha de modelos, da mesma forma que já acontece com o Range Rover. O primeiro deles será o substituto do Freelander, que já foi flagrado em testes pelo site Carscoops. O que ainda não se sabia até agora, contudo, é que o modelo poderá se chamar Discovery Sport. A informação vem do site CarPix, que conversou com uma fonte interna da Land Rover, e também descobriu que o “Discovery Sport” terá sua produção iniciada em novembro ou dezembro de 2014. O modelo será feito sobre a arquitetura do Range Rover Evoque, porém com o entre-eixos alongado, e também dividirá a linha de motores do compacto.
Porsche esteve perto de voltar à Fórmula 1
A revista Autosport revelou que a Porsche esteve perto de voltar à Fórmula 1 antes de seu retorno ao WEC. Segundo a publicação, quando a Porsche começou seus planos de formar uma equipe de fábrica para competir, a primeira opção foi, obviamente, o Endurance, território onde a marca foi mais bem sucedida, com 16 vitórias nas 24 Horas de Le Mans.
Como outra marca do grupo já tinha um programa em andamento (e muito bem-sucedido) na categoria, a Audi e suas 12 vitórias em Le Mans e o título do primeiro WEC, a Porsche armou um plano B caso fosse vetada pela direção do Grupo para evitar uma concorrência interna. Esse plano era a formação de uma equipe de Fórmula 1, categoria que a Porsche disputou com uma equipe de fábrica em 1961 e 1962, além de fornecer motores para os três títulos da McLaren conquistados em 1984 (Lauda), 1985 e 1986 (Prost). Felizmente, a direção da VW não impediu o retorno da Porsche a Le Mans e os planos da F1 foram descartados. Agora só nos resta saber o que vai acontecer se Porsche e Audi estiverem disputando curva a curva a vitória em Le Mans e o título do campeonato.
Ferrari sugere que está produzindo modelo especial sobre LaFerarri
O big boss da Ferrari, Luca di Montezemolo, revelou no Salão de Genebra que a marca planeja um modelo especial baseado na LaFerrari como resposta aos “vários clientes” que “não puderam comprar uma LaFerrari”. Ele não deu detalhes, mas acrescentou que terá “algo especial para oferecer a eles em breve”. Segundo a revista Autocar, é possível que este modelo seja uma variação mais barata e mais simples da LaFerrari, que foi limitada a 499 unidades.