ha alguns anos teve inicio uma especie de cruzada contra o automovel a noçao de que os carros trazem muito mais problemas do que beneficios a sociedade e que em um mundo ideal todas as pessoas andariam a pe de bike ou transporte coletivo ja existem projetos de lei em varias partes do mundo que visam banir carros com motor a combustao interna dentro de 20 a 40 anos e nos ate ja demos nossa opiniao a respeito algumas vezes comparando os carros como conhecemos hoje a discos de vinil ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] o desenvolvimento de veiculos hibridos e eletricos e uma das formas que a industria automotiva encontrou de tornar o carro mais aceitavel aos olhos da sociedade moderna a principio eles sao mais economicos e limpos que os automoveis tradicionais pois nao emitem poluentes quando em funcionamento [gt40 content search= toyota widget= 1 ] lado a lado praticamente vem os carros autonomos que alem de poupar os seres humanos do fardo que e dirigir um carro sao capazes de operar de forma mais segura e eficiente com o sistema autonomo de conduçao integrado a um conjunto motriz inteligente o computador central de um carro poderia determinar os melhores parametros para rodar da forma mais economica segura e eficiente possivel tudo com uma precisao infinitamente superior ao que conseguem os falhos imperfeitos e volateis seres humanos nos so teriamos a agradecer no fim das contas quer dizer sera mesmo vivemos em uma sociedade que em breve tera oito bilhoes de individuos cada um deles com seus valores morais suas vidas e suas historias uma sociedade com milhares de culturas diferentes divididas em centenas de paises cada um destes paises tem suas proprias leis e sua propria infraestrutura e ainda assim em um meio extremamente diverso como o planeta terra existem certos preceitos e conceitos que sao universais como a etica e a igual importancia que cada uma destas oito bilhoes de vidas tem de acordo com a etica outra caracteristica compartilhada pela sociedade inteira de forma geral e justamente a busca por soluçoes a dilemas eticos e assim voltamos a falar dos carros autonomos o dilema do bonde voce provavelmente conhece o dilema do bonde que ate ja foi transformado em meme na internet ele foi criado em 1967 pela filosofa philippa foot e a premissa e a seguinte voce ve um bonde desgovernado nos trilhos indo em direçao a cinco pessoas amarradas nos trilhos ao seu lado esta uma alavanca que pode alterar a trajetoria do bonde se voce puxar a alavanca o bonde mudara sua rota para um trilho secundario e desviara das cinco pessoas salvando suas vidas no entanto no outro trilho ha outra pessoa amarrada as opçoes portanto sao duas nao fazer nada e assim o bonde atropelara e matara as cinco pessoas puxar a alavanca mudando a rota do bonde que matara apenas uma pessoa o que voce faz qual e a opçao mais etica e provavel que voce tenha pensado em um primeiro momento que puxar a alavanca e a opçao mais etica cinco vidas seriam poupadas ao custo de uma mas se esta fosse uma escolha facil nao seria um dilema pense bem ao deixar o bonde atropelar as cinco pessoas por inaçao voce nao teria envolvimento direto com as fatalidades contudo a partir do momento em que voce tomasse a decisao de puxar a alavanca estaria se tornando o responsavel direto pela morte de uma unica pessoa parece uma questao morbida e e mesmo mas e da natureza humana o interesse por tais dilemas as pessoas sempre gostaram de dilemas — e um dilema que confronta valores morais fica ainda mais intrigante alem disso hipoteses como esta acabam ajudando pesquisadores e cientistas a entender nao apenas a mente em escala individual mas tambem a sociedade como um todo a maquina moral foi por esta razao que em 2014 os pesquisadores do instituto de tecnologia de massachusetts o mit massachusetts institute of technology desenvolveu uma especie de jogo com uma variaçao do dilema do bonde usando os carros autonomos como objeto o chamado moral machine propoe uma situaçao semelhante um carro autonomo vem por uma rua em alta velocidade e esta sem freios a sua frente esta uma faixa de pedestres e apenas duas opçoes seguir em frente ou desviar para a outra faixa cada uma das opçoes resultara em uma consequencia diferente com diversas combinaçoes o carro pode acertar um bebe uma senhora idosa um executivo ou uma atleta por exemplo pode atropelar um grupo de pessoas ou apenas uma pode atingir um muro matando seus ocupantes e poupando o s pedestre s prova de que somos naturalmente atraidos por este tipo de dilema foi o sucesso do moral machine em quatro anos milhoes de pessoas espalhadas por 233 paises registraram mais de 40 milhoes de decisoes baseadas em diversos cenarios os pesquisadores do mit nao imaginavam que o moral machine seria recebido de forma tao entusiasmada mas perceberam que tinham nas maos uma valiosa fonte de dados que ajudaria a entender melhor a etica e a moral da populaçao como um todo eles quantificaram todos os dados e constataram que os padroes das decisoes variavam de acordo com a localidade e nao apenas com o cenario apresentado de forma relacionada com a economia e a cultura de cada pais os resultados e conclusoes foram publicados em um artigo na revista nature no ultimo dia 24 de outubro por exemplo em paises com cultura mais coletivista como o japao ou a china constatou se que a tendencia era salvar as vidas das pessoas de idade mais avançada talvez porque nestes paises e difundida a noçao de que idosos tem mais conhecimento e por isso sao mais valiosos para a sociedade por outro lado em paises com cultura mais indivudualista com os eua ou a frança prioriza se a quantidade de vidas salvas sobre a idade ou outras caracteristicas individuais ao mesmo tempo em paises com grande desigualdade social a tendencia entre salvar as vidas de pessoas com status elevado como executivos ou baixo moradores de rua divergia bastante entre a populaçao da mesma forma em paises mais pobres houve mais tolerancia com personagens que atravessavam fora da faixa tambem houve divergencias nos resultados quando o dilema propunha a escolha entre salvar a vida de um medico ou de um ladrao por exemplo voce ainda pode clicar aqui e fazer suas proprias escolhas e e possivel que gaste alguns minutos escolhendo entre diferentes cenarios ao final voce vera uma tela com suas estatisticas se voce prefere salvar mais vidas se salvaria idosos ou jovens homens ou mulheres mendigos ou executivos a ideia dos pesquisadores de acordo com o artigo publicado na nature nao e condenar as escolhas de cada individuo e nem determinar qual e a melhor decisao a ser tomada pelo carro autonomo e sim fornecer dados para auxiliar no seu desenvolvimento eles defendem que a opiniao publica deve ser levada em consideraçao na hora de definir as leis para carros eletricos mas que a ultima palavra deve ser das autoridades e que estas devem se unir as fabricantes na hora de criar os parametros de açao dos carros autonomos em situaçoes de risco dificilmente havera um padrao de comportamento universal para os veiculos que se conduzem sozinhos diante de dilemas como este eles provavelmente se ajustarao de forma distinta para cada localidade dependendo da legislaçao esta sim de forma ideal moldada de acordo com a etica de cada populaçao da parte das fabricantes seria possivel por exemplo programar um carro para priorizar passageiros ou pedestres dependendo do mercado [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] ducor non duco o escritor russo isaac asimov tido como um dos pais da ficçao cientifica moderna cunhou as tres leis da robotica para de forma ficticia lidar com os dilemas morais de um robo com inteligencia artificial e acima de tudo proteger a humanidade sao elas um robo nao pode ferir um humano ou por inaçao permitir que um humano seja ferido; os robos devem obedecer as ordens dos humanos a nao ser que tais ordens entrem em conflito com a primeira lei; um robo deve proteger sua propria existencia desde que nao entre em conflito com as leis anteriores carros autonomos nao sao robos e ao menos ate agora parece improvavel que eles sejam capazes de se rebelar contra a humanidade e digamos causar acidentes de proposito contudo o ponto de partida de muitas das historias escritas por isaac asimov era justamente a exploraçao de uma brecha nas tres leis da robotica e se a morte de um ser humano puder evitar a morte de dezenas deles neste caso o que um robo deve fazer o proprio conceito de um robo com autoconsciencia amplamente explorado na ficçao cientifica mostra que e natural a ideia de que um ser humano ou emoçoes humanas sejam capazes de intervir na açao ou na inaçao de uma maquina que no fim das contas age de acordo com o resultado de calculos algoritimos leituras em tempo real e probabilidades sendo assim o minimo que a ciencia pode fazer para contribuir com as pesquisas em relaçao aos carros autonomos e justamente explorar brechas esta a nosso ver e uma das grandes barreiras para a total automaçao dos automoveis que e prevista para as proximas decadas acima de tudo o estudo feito pelo mit mostra que ha certos dilemas eticos insoluveis que envolvendo o bem estar coletivo e individual necessitam de uma relaçao intima transparente e inseparavel entre governos fabricantes e a populaçao e uma longa discussao a respeito do que e etico e o que nao e tambem seria preciso estabelecer alguns padroes universais por questoes praticas por exemplo quem seria o responsavel por cada uma das mortes no transito causadas pela automaçao dos carros a fabricante do veiculo ou o governo quem arcaria com as despesas quais seriam as consequencias e necessario responder a estas perguntas de forma sensata ate porque ja estao acontecendo obitos por acidentes com veiculos autonomos o dilema do bonde aplicado aos carros autonomos nao preve a possibilidade de um ser humano assumir o controle e tomar uma decisao e que devera assumir as consequencias dela e tambem nao preve as variaveis do mundo real diferentemente de um bonde por exemplo o carro nao esta restrito a via e pode se jogar em um canteiro para evitar uma tragedia maior poupando as vidas de todos os potenciais envolvidos por esta razao tambem achamos que a automaçao total colocar nas ruas um veiculo que nao possa sofrer intervençao humana em nenhuma situaçao ou seja sem volante e pedais nao deve acontecer nao e ma vontade com os carros autonomos e apenas bom senso
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.