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História

O encontro de dois mundos: quando o Renault 5 Turbo do Grupo B foi pace car da Fórmula Indy

O automobilismo certamente é o esporte mais diverso que existe. Arrancada, corridas em ovais, rali, turismo, protótipos-esporte, Fórmula 1, IndyCar... e por aí vai. Normalmente fica "cada um no seu quadrado" mas, de vez em quando, dois mundos colidem. Como em 1982, quando um dos carros mais emblemáticos do Grupo B de rali foi pace car da Fórmula Indy. Loucura, não? Aconteceu justamente na época em que a Renault investia no mercado norte-americano através de uma parceria com a AMC, no início da década de 1980 – era o início das relações da Renault com a Chrysler, que comprou a AMC em 1987. Naquele momento, a AMC estava interessada em um modelo de entrada, menor e mais acessível do que qualquer outro carro desenvolvido in-house, para conquistar potenciais clientes dos importados japoneses. A Renault se beneficiaria com a presença no mercado norte-americano, e aproveitaria para distribuir modelos da Jeep (que eram fabricados pela AMC) na França. O primeiro fruto desta parceria veio em