o automobilismo certamente e o esporte mais diverso que existe arrancada corridas em ovais rali turismo prototipos esporte formula 1 indycar e por ai vai normalmente fica cada um no seu quadrado mas de vez em quando dois mundos colidem como em 1982 quando um dos carros mais emblematicos do grupo b de rali foi pace car da formula indy loucura nao aconteceu justamente na epoca em que a renault investia no mercado norte americano atraves de uma parceria com a amc no inicio da decada de 1980 era o inicio das relaçoes da renault com a chrysler que comprou a amc em 1987 naquele momento a amc estava interessada em um modelo de entrada menor e mais acessivel do que qualquer outro carro desenvolvido in house para conquistar potenciais clientes dos importados japoneses a renault se beneficiaria com a presença no mercado norte americano e aproveitaria para distribuir modelos da jeep que eram fabricados pela amc na frança o primeiro fruto desta parceria veio em 1976 uma versao rebatizada do hatchback renault 5 vendida nos estados unidos como renault le car desde o lançamento o le car era elogiado pela economia de combustivel pelo espaço interno e pela suspensao confortavel e as avaliaçoes da imprensa sempre o colocavam como a melhor opçao no segmento de entrada mas ele demorou para emplacar nas vendas talvez pelo tamanho diminuto os norte americanos nunca foram culturalmente acostumados a modelos de pequeno porte entre as decadas de 1980 e 1990 a fabricante de pigmentos e tintas ppg era a patrocinadora principal da formula indy e eram eles quem escolhiam as fabricantes que ficariam responsaveis por fornecer os pace cars que no fim das contas eram uma forma de publicidade naquele ano a convidada foi a amc que podia escolher qualquer carro no portifolio do grupo para usar como ponto de partida talvez para ajudar a melhorar a imagem do pequeno frances a amc decidiu escolhe lo exceto que em vez de usar a versao comum do le car como base a fabricante decidiu mover seus pauzinhos junto a renault e levar para os eua um exemplar do renault 5 turbo seu primo anabolizado como contamos neste post o renaut 5 turbo foi lançado em 1980 para competir no wrc antes mesmo da criaçao do grupo b de rali apesar de usar o monobloco do hatch como ponto de partida ele trazia diversas modificaçoes importantes o motor que antes ficava debaixo do capo ia parar atras dos bancos; e a carroceria recebia para lamas bem mais largos para acomodar as bitolas e pneus maiores o quatro cilindros de 1 4 litro com comando no bloco e duas valvulas por cilindro muito semelhante a motor que deu origem ao ford cht brasileiro ganhava um turbocompressor garrett e era acoplado a um transeixo de cinco marchas https //www youtube com/watch v=ttl2jfyg6kk na variante de rua o renault 5 turbo tinha pelo menos 160 cv ja a versao de rali podia ultrapassar facilmente os 350 cv dependendo do acerto com ela a renault havia conseguido duas vitorias importantes no wrc o rali monte carlo de 1981 e o tour de corse de 1982 por mais que os ralis fossem algo praticamente desconhecido nos estados unidos daquela epoca o diretor de design das operaçoes amc/renault nos eua dick teague viu o renault 5 turbo a inspiraçao perfeita para o projeto nascia ali o renault 5 turbo ii ppg indy pace car teague foi o responsavel pelo estilo do carro e recebeu ordens expressas da frança para nao alterar demais a identidade visual do hot hatch o resultado foi uma versao mais limpa do modelo original cujas linhas haviam sido traçadas por marcello gandini do estudio bertone e exibiam clara influencia italiana construida em fibra a dianteira perdeu a grade original e ganhou uma cara mais lisa conservando apenas os farois os quatro para lamas tambem foram alargados e a area envidraçada foi toda refeita com as janelas maiores e mais rentes a carroceira dando a impressao de ser tudo uma peça so [caption id= attachment_229592 align= aligncenter width= 1024 ] foto sunspeed[/caption] a traseira tambem adotou uma identidade visual nova co uma enorme saida de ar com uma grade preta que percorria quase toda a largura do carro as lanternas traseiras ficavam ocultas nas extremidades da grade tudo isto posto a maior diferença do renaut 5 pace car em relaçao ao modelo produzido em serie eram as portas asa de gaivota elemento que teague considerava essencial para o conceito e que utilizava componentes emprestados do delorean dmc 12 nao foi dificil consegui los afinal a renault estava envolvida no projeto o motor prv peugeot renault volvo utilizado pelo esportivo de john delorean nao encontramos fotos claras do interior mas e bem provavel que ele tenha mantido o design criativo usado pelo renault 5 turbo de serie abaixo uma foto para referencia outra modificaçao interessante foi a escolha das rodas um jogo de bbs de competiçao calçado com pneus slick goodyear muito parecido com o conjunto utilizado pelo renault 5 que competia na imsa dos estados unidos que alias tambem serviu de inspiraçao para o esquema de cores depois da temporada de 1982 da indy o renault 5 turbo ii foi desmontado e guardado em um deposito por alguns anos depois disto ele foi comprado pela sunspeed firma norte americana de engenharia que envolveu se na construçao dos renault 5 que competiram na imsa gtu no inicio dos anos 1980 eles restauraram o carro por completo e depois o venderam para uma concessionaria espanhola especializada em classicos a classic road spain mantem o renault 5 turbo ii ppg indy pace car em seu acervo e de tempos em tempos o expoe em eventos realizados na europa [caption id= attachment_229602 align= aligncenter width= 1000 ] foto forocoches[/caption] alem do renault 5 turbo ii a amc renault preparou outros dois pace cars para a formula indy naquele ano um alpine a310 modificado e um prototipo com portas asa de gaivota chamado aero wedge turbo [gallery type= grid link= file size= medium columns= 2 ids= 229606 229607 ] os dois carros porem nao tiveram a mesma sorte do renault 5 seu paradeiro e desconhecido e nao se sabe nem mesmo se eles ainda existem
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