FlatOut!
Image default
Zero a 300

O Ferrari da Xiaomi | Um Rolls-Royce acessível | Tim Kuniskis volta para Stellantis e mais!

Bom dia, FlatOuters! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa seleção das principais notícias do Brasil e de todo o mundo. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazer a assinatura de um dos planos abaixo. Além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

 

Tim Kuniskis volta como CEO da Ram

Tim Kuniskis foi o executivo por trás da ascensão meteórica da Dodge entre 2014 e 2023. Tinha se aposentado com os V8 da marca, provavelmente cansado da direção que a Stellantis tomava. Com a empresa agora  em crise, e a renúncia do CEO Carlos Tavares, Kuniskis está de volta como chefe da Ram Trucks, que ele liderou junto com a Dodge antes de deixar a empresa no ano passado.

É algo realmente estranho e quase inédito, e deixa patente que houve confusão interna em sua saída. E uma que mostra o desespero da Stellantis para endireitar o navio. As vendas ano a ano caíram dois dígitos, e a empresa parece disposta a fazer de tudo para parar a perigosa crise.

As picapes grandes são muito importantes nos EUA; por isso a ascensão de Kuniskis para a RAM mostra como colocam fé renovada nele. As vendas da RAM em 2024 estão em um estado lamentável. Com a competição acirrada da Ford e da GM, será uma tarefa difícil reverter o quadro.

Kuniskis tem muita experiência, no entanto. Ele passou 32 anos na empresa antes de sair, liderando todas as marcas, da Alfa Romeo à Chrysler. Na verdade, é um pouco surpreendente que ele não tenha sido contratado como o novo CEO da Stellantis. Seu currículo é impressionante e, a julgar por seu histórico, ele pode ser um candidato importante para o cargo. O que seria um retorno para lá de triunfante.

Vamos ver o que ele consegue. Pai dos Demons e Hellcats, Kuniskis realmente gosta do carro tradicional americano, e sabe o que faz ele especial. É um de nós, entusiasta da marca. Mas vamos ver o que ele consegue fazer no barco literalmente afundando. (MAO)

 

Xiaomi faz clone elétrico de Ferrari SUV

Não, o carro das fotos não é o Ferrari Purosangue. Trata-se de um Xiaomi. Sim, a mesma marca que faz celulares baratinhos. É mole?

Trata-se do Xiaomi YU7, o segundo modelo de produção da marca estreante depois do sedã SU7. Visando um lançamento no mercado em meados de 2025, a marca chinesa já sai em vantagem contra a Ferrari por não ter pudor de chamar maçã de maçã: é um SUV mesmo, sem vergonha disso.

Os arcos das rodas pronunciados, as ancas traseiras esculpidas, tudo remete ao Purosangue. Não, não tem um V12, é elétrico como todo carro da marca.  O EV chinês mede 4.999 mm; o Purosangue 4,973 mm;  o entre eixos é de 3.000 mm, e o do Purosangue 3018 mm. O italiano tem 1,589 mm de altura e o Xiaomi, 1600 mm. Até o peso parece ser o mesmo, ao redor dos 2100 kg para os dois carros. Não é só parecido, tem quase exatamente o mesmo tamanho!

O YU7 tem também tração nas quatro rodas feito o Purosangue, mas aqui, via dois motores elétricos, que combinados, geram 691 cv. O V12 do Purosangue é apenas ligeiramente mais forte aos 715 cv. O Xiaomi tem 800 km de autonomia; o Purosangue faz 7 km/l em estrada e carrega 100 litros; vantagem para o elétrico.

Em preço também parece que a vantagem é chinesa: embora o preço oficial não tenha sido divulgado, se estima algo em torno do equivalente a R$ 252.000 na China; não tenho espaço aqui para tantos números do preço do Ferrari. Tá, abreviando: ao redor dos 8 milhões de reais no Brasil. Dá vontade de comprar um Xiaomi vermelho e encher de símbolos Ferrari, só para rir um pouco das reações. Cada uma que me aparece… (MAO)

 

Rolls-Royce Cameo: esse talvez você possa comprar

Sempre quis um Rolls-Royce mas nunca teve dinheiro para isso? Bom, se você não se importar com o fato de que não é um automóvel, a marca inglesa tem algo para tentar saciar a sua sanha.

É o mais barato Rolls-Royce, o Cameo. É um brinquedo; um carrinho que não é cópia de nenhum carro real, mas que é feito com materiais nobres, e pode ser montado em casa.  O pequeno conversível de brinquedo é feito da mesma madeira de carvalho maciço e alumínio polido usados ​​nos carros da Rolls, além de outros detalhes deste tipo.

As duas peças são projetadas para evocar um acabamento de dois tons e se prendem magneticamente, “representando o momento de casamento entre a carroceria e o trem de força de um carro real”. O proprietário pode instalar a cabine impressa em 3D pintada em Grace White da Rolls-Royce, onde o pequeno motorista se senta. O Cameo ainda tem as icônicas calotas centrais autonivelantes da marca nas rodas.

O Cameo já está disponível para venda, mas ainda não há preço oficial. No entanto, uma concessionária listou a peça online por US$ 5.500, ou R$ 33.440. Caríssimo para um brinquedo/enfeite de estante, mas baratíssimo para um Rolls-Royce legítimo.

Esta não é a primeira vez que a Rolls faz brinquedos. A empresa lançou um modelo em escala 1:8 do SUV Cullinan em 2020 que os clientes podiam personalizar totalmente para combinar com seus veículos reais. O Cullinan tinha mais de 1.000 componentes individuais e uma cabine meticulosamente trabalhada. Este novo modelo é muito menos complexo, e se você achou algo absurdo, para os donos de Rolls tem o mesmo efeito que um Hot whells. Tudo é relativo… (MAO)

 

Bashar al-Assad deixa coleção de carros exóticos para trás

Neste fim de semana, forças rebeldes depuseram o presidente sírio Bashar al-Assad, encerrando mais de 50 anos de governo despótico pela família al-Assad. O líder deposto fugiu para a Rússia, onde recebeu asilo. Mas em seu palácio presidencial em Damasco, Síria, continha dezenas de veículos exóticos no valor de dezenas de milhões de dólares.

Um vídeo supostamente tirado por rebeldes no palácio, mostra o tamanho e o escopo da coleção. O passeio pela garagem dura apenas cerca de meio minuto, mas é tempo suficiente para ter uma ideia das máquinas incríveis que ditador abandonou.

É aí que você entende para onde vai tanto carro caríssimo que se vende por aí. Se vê de tudo, do apenas caro ao impossivelmente obsceno. BMWs Série 7, Lexus LX, Toyota FJ Cruisers existem aos montes, mas logo pode-se ver também um Lamborghini LM002 vermelho, o raro jipe V12 da marca italiana. Sozinho já vale quase meio milhão de dólares hoje. Mas a coleção continua, claro: Ferrari F50; Lamborghini Diablo, Ferrari F430, Aston Martin DB9.

Há mais dos esperados sedãs Mercedes-Benz Classe S e Cadillac Escalades, mas também um Audi R8 branco aparece. Perto está um Mercedes-Benz SLS AMG — avistado graças às portas asa de gaivota abertas, e estacionado ao lado de um Bentley Continental GT. A próxima fileira apresenta um Rolls-Royce Ghost, e então um Audi S8 e um novo Land Rover Defender.

Vários outros veículos que são mais difíceis de distinguir também estão armazenados na grande garagem. Os rebeldes que liberaram o palácio então, agora, devem estar tendo os melhores passeios de suas vidas. Já pensou? (MAO)