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Zero a 300

O Ferrari de Le Mans que se pode comprar | Novo Swift | Um Golf Country e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Kia mostra nova Carnival; pode voltar ao Brasil

O poeta disse que “o que há algum tempo era novo, jovem, hoje é antigo”, o que imediatamente nos faz lembrar sobre vans de passageiro de qualquer tamanho, mini, maxi, e tudo no meio. Não muito tempo atrás era o futuro, e em meio a Picassos, Scénics, Zafiras, Merivas, até Mercedes-Benz e Renault minúsculos eram colocados neste balaio de 1 volume só.

Mas hoje onde estão elas? A Spin continua, na maioria das vezes em cosplay de SUV na versão Activ. Mas o fato é que estão à míngua, pois veículos inteligentes e lógicos nunca tem o sucesso de um desenho externo agradável aos paladares da massa. Lógica nunca vendeu carros, começaria agora por que motivo?

Mas elas ainda existem por aí, e quem as tem costuma sempre querer outra, se não influenciado por moda e necessidade de ter sempre “o último tipo”. Um bom exemplo é o carro desta nota, o Kia Carnival, que acabou de receber o face-lift de meio de vida lá fora. E, ao que tudo indica, virá ao Brasil: o site Motor 1 apurou que o carro pode voltar em 2025, já neste novo modelo.

O novo Kia Carnival é uma van grande, 5156 mm num entre-eixos de 3091 mm. Pesa 2055 kg em ordem de marcha. As mudanças externas são as de praxe: a nova frente casa melhor com a linha atual da marca, e assim faz a traseira também. Novo desenho de roda também, claro. O resto do carro, estruturalmente, continua igual. Ainda não foram reveladas imagens do interior. É normalmente uma van de sete lugares, mas existem versões de até 11 passageiros em alguns mercados.

Ainda não há detalhes sobre motores e transmissões disponíveis para esta nova versão, mas parece que não haverá muita novidade: os mesmos 3.5 V6 GDI de 272 cv, e turbodiesel 2.2 CRDi com 294 ou 194 cv, sempre acoplados à um transeixo de tração dianteira com 8 velocidades. É prometida versão híbrida agora, provavelmente um motor 1.6 turbo a gasolina, com algum auxílio elétrico.  A marca promete mais detalhes mês que vem, quando começam as vendas no seu país de origem. (MAO)

 

Novo Suzuki Swift mostrado como carro-conceito

Outro carro que já esteve no Brasil, e pode voltar em versão mais moderna é o Suzuki Swift. No Salão de Tóquio deste ano, a Suzuki mostrou um novo Swift em forma de conceito, mas não há dúvidas aqui: é basicamente o novo Swift, que deve ser lançado já no ano que vem.

O Swift atual foi lançado no final de 2016 e foi ligeiramente rejuvenescido em 2020, o que significa que já está bem na hora de um novo carro. O novo carro parece preservar o tamanho e proporções, mas é todo novo.

Mantém o desenho do teto e vidros do anterior, com detalhes em preto nos retrovisores, pilares e teto “flutuante”. No entanto, introduz uma nova linha de carácter acima dos puxadores normais das portas, afastando-se dos puxadores ocultos das portas traseiras do modelo anterior. O acabamento diamantado nas novas rodas de liga leve parece estar pronto para produção em termos de tamanho, diferentemente das típicas rodas superdimensionadas vistas em carros-conceito.

O interior também é todo novo. A tela independente de multimídia está ao centro e é grande para o tamanho do carro, e o volante com botões integrados é herdado de outros modelos da linha Suzuki, como acontece com outros comandos do interior. O painel de instrumentos possui mostradores analógicos com uma pequena tela entre eles, provando que não é um carro caro. Curiosamente, há um slot para CD no console central, acima das múltiplas portas de carregamento USB.

Mede 3,860 mm em um entre-eixos de 2,450 mm, quase idêntico ao carro atual, o que deve significar uma evolução da plataforma existente.  A empresa forneceu detalhes limitados sobre o trem de força, descrevendo-o como um motor de “alta eficiência” com “baixo consumo de combustível” combinado com uma caixa de câmbio CVT. Nenhuma palavra ainda sobre as versões Sport. Deve chegar ao mercado no segundo semestre de 2024, como ano/modelo 2025. (MAO)

 

Ferrari 499P Modificata: o vencedor de Le Mans que você pode comprar

Tens basicamente todo dinheiro do mundo à sua disposição? Sonha ser um piloto de Le Mans, mas conseguir todo este dinheiro já levou os melhores dias de sua vida embora? É fã da Ferrari e vibrou com vitória da marca em Le Mans este ano? É magro o suficiente para caber dentro de um protótipo de Le Mans moderno? Cara, você não vai acreditar o que a Ferrari lançou esta semana…

É o Ferrari 499P Modificata. Basicamente, é o carro que ganhou Le Mans, mas que pode ser comprado por particulares. Não, não pode ser usado nas ruas, é um carro de corrida dedicado, para pista apenas. A arma de track-day mais exagerada já criada. É como chegar num campeonato de tiro esportivo com um M1 Abrahams. Não, mais que isso: com uma ogiva termonuclear.

Como não precisa atender as regras de Le Mans, o carro é na verdade melhor em certas coisas que o que ganhou a famosa prova. Por exemplo, o motor elétrico no eixo dianteiro pode agora funcionar a velocidades mais baixas, em vez de apenas acima dos 190 km/h. Esta configuração significa que os motoristas podem aproveitar as vantagens do sistema de tração integral o tempo todo.

Também existe um “Push to Pass”: pressione um botão atrás do volante, e 161 cv a mais por até 7 segundos são desbloqueados, desde que o pé esteja no porão.  Significa também uma potência máxima de 858 cv, ainda que por 7 segundos.

O motor é um V6 de 3,0 litros elemento estrutural montado atrás do motorista; o câmbio é sequencial de sete velocidades. A cabine é diferente também: há apenas um assento aqui, mas a posição de dirigir é a mesma do carro de corrida.

O 499P Modificata inaugura o novo programa Sport Prototipi Clienti da Ferrari. Ele permite que o fabricante cuide da logística, assistência na pista e manutenção para que os clientes possam apenas aparecer, dirigir, e ir embora; uma boa vantagem para os atarefados donos que podem comprá-lo.

O preço? Não foi divulgado. Lembra de “basicamente todo dinheiro do mundo à sua disposição”? Então, vai realmente precisar dele. (MAO)

 

Raro VW Golf Country aparece à venda nos EUA

Isso nos lembra de como o mundo mudou nos últimos 30 anos. Quando foi lançado, rimos muito dele, e tínhamos certeza de que era uma loucura completa, impossível de ser repetida. Bom, the joke is on us.

Este carro é um Golf Country 4×4 1991. Sim, é algo que saiu de fábrica, não é modificado. Hoje em dia, subir um hatch de tração dianteira e chamar ele de off-road é básico e normal, todo mundo faz. Mas em 1991, fazia a gente rir. E olha que pelo menos neste caso existiam pretensões sérias de off-road: tração integral, vão livre bom, e proteções diversas.

Este carro está atualmente em leilão online no site americano Bring a Trailer. Parece que não foi grande sucesso na época: 7.735 desses foram construídos. A ideia começou como um conceito no Salão do Automóvel de Genebra de 1990, mas se tornou veículo de série com ajuda da Steyr-Daimler-Puch: a VW mandava Golf Syncro para eles, que faziam a conversão.

Não era conversão barata: a empresa instalava subchassis tubulares, Protetores inferiores de chapa, alargadores de para-lamas e um pneu sobressalente montado no porta-malas. Ao todo, o Golf Country é quase cinco centímetros mais alto que o normal, e carrega 438 peças exclusivas, de acordo com a VW. E todo o poder de um VW “AP” injetado de 98 cv, acoplado à um câmbio manual de cinco velocidades.

Este carro à venda vem com este motor de 98 cv, embora existisse na época a versão de 112 cv do GTI, opcional. Um opcional aconselhável: o Country pesava quase 1245 kg, 160 kg a mais que o Syncro normal! Ainda assim, 1245 Kg hoje parece excepcionalmente leve. Como os tempos mudaram de 1991 até hoje, não?

O carro fica em leilão até dia 3 de novembro, e o lance atual é US$ 12.000 (R$60.000). (MAO)