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O Fiat 147 #0000001: este foi o primeiro carro da Fiat produzido no Brasil

Carros de grande importância histórica costumam seguir dois caminhos: ou desaparecem por décadas, como aconteceu com o último Opala; ou recebem tratamento mais que especial de sua fabricante. No caso do Fiat 147, foi um pouco das duas coisas: a primeira unidade produzida não desapareceu e nem foi abandonada por aí, mas também não foi mantida pela Fiat em seu acervo para marcar o início de sua atuação no País.

A Fiat chegou ao Brasil em julho de 1976, com uma missão bem definida: produzir um carro popular para brigar com caras como o VW Fusca e a Brasilia, além do Chevette — os carros pequenos mais vendidos do Brasil na época. Para isto, ele contava com soluções que já eram comuns na Europa, mas ainda não existiam no Brasil.

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Seu projeto foi herdado do Fiat 127, que foi lançado em 1971 na Europa e rapidamente tornou-se um dos carros mais vendidos do Velho Continente — na verdade, ele foi o mais vendido em 1975, com 500 mil unidades emplacadas. Boas características de seu projeto foram passadas ao 147: motor dianteiro transversal (primeiro em um carro nacional), suspensão independente nas quatro rodas (cujo bom comportamento transformou o 147 em referência no quesito), estepe no cofre do motor (liberando espaço no porta-malas), excelente aproveitamento do espaço interno (era mais amplo que o Fusca, mesmo que fosse 40 cm mais curto e tivesse entre-eixos 18 cm menor) e coluna de direção articulada, garantindo mais segurança ao motorista em caso de colisão frontal.

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Além disso, em um aspecto, o 147 era até mais avançado que o 127: seu motor era totalmente novo, projetado por Aurelio Lampredi. O projetista famoso por seu trabalho na Ferrari criou um motor compacto, de 1.049 cm³ com comando no cabeçote acionado por correia dentada e 48 cv líquidos. Parece pouco, mas era suficiente para puxar com dignidade os menos de 800 kg do hatchback. Aliás, em 1979, este mesmo motor se tornaria o primeiro movido a álcool do Brasil.

Claro, foi uma receita aperfeiçoada com o tempo: o tamanho diminuto e a aparência frágil fizeram com que os consumidores enxergassem o 147 com certa reserva em um primeiro momento. Não demorou muito, contudo, para que ele fosse aceito pelo mercado — principalmente na virada da década de 1980, seu auge nas vendas. No fim das contas, algumas das soluções aplicadas no 147 continuam sendo vistas até hoje.

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Obviamente, esta história toda teve um início — o primeiro Fiat 147 fabricado no Brasil, 40 anos atrás. Como já dissemos, normalmente estes carros costumam ficar com a fabricante, seja pelo valor histórico, seja para realizar testes, ou para as duas coisas. No caso do 147, a Fiat fez diferente e decidiu sortear o carro entre suas concessionárias, que eram 50 na época. Assim, sem cerimônia, o Fiat 147 de chassi nº 0000001 foi parar na revendedora Milocar, no Rio de Janeiro/RJ.

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Como Jaime Bouéri, atual presidente do 147 Fiat Clube RJ, contou em 2013, a concessionária fez questão de manter o carro em seu showroom pelas últimas quatro décadas. Sua primeira saída aconteceu no último dia 16 de maio em um evento organizado pelo Clube. Além de marcar o aniversário da comunidade de proprietários, o evento também serviu para comemorar antecipadamente os 40 anos de atuação da Fiat no Brasil — a data oficial é 9 de julho, dia da inauguração da fábrica em Betim/MG.

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O evento reuniu centenas de proprietários e contou com a participação de outros clubes dedicados a modelos da Fiat — Uno, Marea, 500, Tempra e Tipo também estiveram presentes. O ponto alto da reunião, contudo, foi a carreata liderada pelo 147 nº 0000001. O colega Henrique Rodriguez, do Primeira Marcha, estava lá e filmou parte do passeio no banco do carona do Fiat 147 GL 1977 de Bouéri.

Dá para ver que o carro está muitíssimo bem conservado e aparentemente com boa saúde, apesar dos pouco mais de 10 km marcados no hodômetro. Dá para imaginar o arrependimento da Fiat em ter passado o carro para uma de suas concessionárias — tanto que, de acordo com Bouéri, dez anos mais tarde a fabricante tentou reaver o carro, oferecendo até mesmo uma cegonha carregada de Fiat Elba 0km. A proposta foi recusada, o que conseguimos entender perfeitamente.

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Enfim, esta é a história do primeiro Fiat 147 vendido no Brasil. Fique agora com uma seleção de fotos do evento, que estão disponíveis também na fanpage do 147 Fiat Clube RJ.

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