os motores sobrealimentados vieram para ficar e parece que a cada dia temos uma nova evidencia de que isto nao e tao ruim por exemplo os motores de quatro cilindros que hoje atingiram um patamar inimaginavel ha alguns anos e comum ver motores de dois litros saindo de fabrica com 300 cv ou mais como e o caso da maioria dos hot hatches medios vendida atualmente dito isto tais motores sao plenamente capazes de entregar ainda mais potencia exceto que por questoes de custo confiabilidade e emissoes as fabricantes nao abusam desta capacidade alem disso ainda que seja meio que senso comum que um carro de traçao dianteira com mais de 300 cv traga poucos beneficios na pratica devido a limitaçao de tracionamento nao so em arrancadas mas em saidas tambem em saidas de curva ultimamente este limite tem se tornado flexivel graças as assistencias eletronicas e a complexidade que os mapeamentos de hoje permitem e possivel por exemplo limitar a pressao de turbina por marcha desse modo as primeiras marchas primeiras marchas ficam mais doceis e aproveitam melhor a força do motor enquanto nas marchas de velocidade se tem pressao plena conseguindo o melhor dos mundos e por isso que existem as preparadoras pegue a alema pogea racing por exemplo o fiat 500 abarth vendido na europa agora entrega ate 180 cv em seu motor 1 4 multiair turbo ao sair da fabrica na versao 595 se por um lado 180 cv ja sao um numero bem interessante para um motor de deslocamento tao baixo mesmo a versao vendida no brasil com 160 cv ja e bem divertida por outro lado e possivel aumentar este numero ainda mais se voce tiver coragem — e bons engenheiros foi esta a ideia da pogea que deu ao 500 abarth nada menos que 410 cv tem noçao do que e isto o hot hatch italiano preparado pelos caras entrega nada menos que 292 cv por litro de acordo com a companhia o chamado project ares e fruto de quatro anos de desenvolvimento durante os quais nem um parafuso permaneceu intocado a mudança começa por fora para choque dianteiro e traseiro foram substituidos por peças de fibra de carbono exposta bem como o capo os para lamas e as saias laterais a fibra de carbono tambem aparece no spoiler do teto e nas capas dos retrovisores e ajudou a reduzir o peso do carro de 1 035 kg para 977 kg com tanque cheio e sem motorista os para lamas tambem foram alargados em 48 mm cada a fim de acomodar as rodas de 18x8 desenvolvidas in house pela pogea calçadas com pneus michelin pilot sport de medidas 215/35 ao abrir o capo porem e que se ve o principal o motor de 1 4 litro foi completamente retrabalhado com bloco reforçado provavelmente com uma girdle plate uma placa estrutural na parte inferior que conecta as paredes do bloco e os mancais aumentando a resistencia a torçao do bloco com a força imposta pela turbina pistoes forjados bielas do tipo h beam mais leves e resistentes indicadas para motores que produzem bastante torque em baixas rotaçoes taxa de compressao reduzida para 8 9 1 originalmente sao 9 8 1 e uma nova junta do cabeçote que teve os parafusos de expansao trocados por prisioneiros este foi usinado em cnc e o motor teve os dutos de lubrificaçao e arrefecimento ampliados para aumentar sua eficiencia recebeu coletores de escape menos restritivos um virabrequim reforçado radiador de oleo um turbocompressor maior comandos de valvulas com perfil mais agressivo e ecu do motor reprogramada o motor tambem ganhou novas velas e corpo de borboleta de 70 mm em vez dos 52 mm originais segundo a pogea sete turbos e tres sistemas de injeçao diferentes foram testados e o carro ainda passou por 12 000 km de testes de modo a assegurar sua confiabilidade o resultado 410 cv a 6 400 rpm e 45 3 mkgf de torque a 3 350 rpm e a pogea racing e bem clara ao afirmar que so realiza as modificaçoes em carros equipados com o cambio manual de cinco marchas isto porque eles tambem desenvolveram upgrades para o cambio a fim de torna lo capaz de suportar a potencia extra a carcaça e reforçada assim como a embreagem e as engrenagens da 3ª da 4ª e da 5ª marcha e um radiador para o oleo do cambio tambem foi instalado alem disso a alavanca teve o curso reduzido e o eixo dianteiro recebeu um diferencial de deslizamento limitado com isto o 500 abarth project ares e capaz de chegar aos 100 km/h em 4 7 segundos com velocidade maxima de 288 km/h a propria pogea admite que o carro poderia ter uma aceleraçao melhor caso os pneus nao derrapassem tanto na arrancada de qualquer forma para melhorar tambem a dinamica do carro nas curvas a pogea racing instalou amortecedores kw ajustaveis em altura carga compressao e retorno alem de juntas do tipo uniball a cambagem da suspensao tambem e regulavel o eixo dianteiro foi reforçado foram instaladas barras entre as torres na dianteira e na traseira e adotada uma nova barra estabilizadora ja os freios receberam discos de aluminio de 322 mm na dianteira perfurados e ventilados linhas de aço inox e novas pinças e pastilhas e claro que o lado de dentro tambem recebeu tratamento especial bancos concha todos os plasticos revestidos com couro ou alcantara usando de acordo com a pogea materiais encontrados nos porsche audi e lamborghini sistema de som pioneer subwoofers camera de re e cluster de instrumentos digital usado no 500 abarth 2017 e claro que tudo isto tem um preço de acordo com a pogea as modificaçoes custaram cerca de € 62 mil por volta de r$ 210 mil em conversao direta sem contar o preço do carro que na europa fica em torno de € 19 mil r$ 65 mil contudo a companhia diz que o valor do kit parte de € 58 5 mil r$ 198 mil na configuraçao basica que inclui uma versao de fibra de vidro do body kit eles tambem dizem que e possivel adquirir apenas as modificaçoes mecanicas o que diminui o preço para € 21 mil r$ 71 mil tudo isto com o valor do carro incluso e com garantia de um ano para motor e cambio caso se interesse voce vai ter que correr a pogea racing diz que a produçao sera limitada a cinco veiculos sendo que o carro cinza das fotos e um deles so mais quatro serao feitos para garantir a exclusividade do projeto
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