ele quase chegou aos 60 faltou pouco so um ano em 2024 quando o camaro sair de linha e se tornar historia ele tera 59 anos talvez seja melhor assim encerrar o carro no aniversario de 60 anos e algo insensivel soa como um grande dedo medio ao negocio e tudo o que ele significa chegar aos 60 tambem so deve ser legal em boa forma mas como anda meio decadente nos ultimos anos o fim do camaro em 2024 e ate uma forma discreta de sair de cena eu nunca fui um gravateiro ; por algum motivo que desconheço sempre preferi o mustang o que e curioso pois um dos meus primeiros brinquedos foi uma miniatura da super maquina que era um pontiac firebird que era o camaro da pontiac e depois o vai e volta da estrela na epoca em que ele era um camaro adolescente eu tive nao uma mas duas chevy nomad 1 18 da serie road tough e um corvette 57 de montar da burago sem contar que boa parte do meu gosto por viagens de carro foi formado a bordo de um monza sl/e mas como eu disse os chevrolet nunca me empolgaram muito bad boys trouxe o cobra 60 segundos renovou o mustang como um icone trouxe de volta o culto a bullitt e fez toda uma nova geraçao descobrir quem era o tal steve mcqueen no boom dos carros retro que começou com o new beetle no finalzinho dos anos 1990 foram os muscle cars americanos os carros que mais se destacaram e permaneceram e o mustang foi o primeiro logo em 2006 camaro e challenger vieram mais tarde o mustang soube se reinventar da melhor forma o challenger soube sobreviver e envelhecer como poucos como poucos carros e poucos homens ja o camaro acabou meio perdido ele fez coisas incriveis em suas duas geraçoes modernas na primeira ele se tornou um astro do cinema e atingiu o status de icone popular como o mustang bullitt 60 segundos e o challenger corrida contra o destino ele virou o bumblebee e desde entao todo e qualquer camaro moderno pintado de amarelo e preto sera reconhecido por alguma criança adolescente ou adulto como o camaro bumblebee no brasil ele ate virou musica popular tirar onda de camaro amarelo pode ser meio brega hoje mas foi divertido ha algum tempo o camaro amarelo se tornou parte da cultura popular brasileira assim como a brasilia amarela o mustang cor de sangue e o fuscao preto no final da primeira geraçao do camaro a gm decidiu que ele nao seria so um rostinho bonito ate por que a beleza nem sempre dura para sempre foi quando surgiu o camaro zl1 carinhosamente apelidado por mim de camaro zona leste 1 um ss de alto desempenho com cerca de 30% dos componentes de suspensao e motor exclusivos da versao foi ali que os muscle cars começaram a derrubar o estigma de carros de linha reta foi so depois disso que a ford fez o mustang boss 302 moderno com o v8 lsa de 6 2 litros e um supercharger comprimindo o ar da admissao a 0 5 bar ele tinha 588 cv a disposiçao do motorista moderados pelo cambio manual tremec tr 6060 a transmissao tambem era diferente com um eixo de saida mais robusto carcaça do diferencial mais espessa e um rolamento a mais no eixo primario para suportar o torque extra a suspensao era a terceira geraçao da magnetic ride com amortecedores preenchidos com fluido magnetico para ajuste de carga os freios vieram da brembo com pinças de seis pistoes na dianteira e quatro na traseira o sistema de controle de traçao ptm performance traction management era o mesmo do corvette zr1 c6 pela primeira vez um camaro de rua era capaz de encarar os famosos esportivos europeus tambem nas ruas estradas e track days durante os testes de desenvolvimento no final de 2011 a gm levou o camaro zl1 a nurburgring e completou a volta de 20 832 metros em 7 41 27 entrando no territorio do lamborghini gallardo lp570 4 superleggera e do porsche 997 carrera s um muscle car andando junto com estes caras algo inimaginavel ate entao https //www youtube com/watch v=lwfp6lm _q8 dois anos depois veio o outro camaro de alto desempenho agora resolvendo o problema do peso inerente a plataforma zeta a mesma do omega fittipaldi desenvolvida para sedas executivos e nao para um cupe esportivo era o camaro z/28 o novo camaro z/28 com um pacote aerodinamico voltado para o uso em pista um monstro que ainda esta no periodo do ostracismo e que sem duvida vera seus preços dispararem em alguns anos quando as pessoas lembrarem o que ele significou o que ele significou bem começando pelo fim 7 37 em nurburgring mesmo tempo do porsche 911 carrera s 991 e ferrari 458 italia um carro que tinha tanto torque que as rodas chegavam a girar em falso dentro dos pneus foi preciso frisar as bordas de roda para aderir melhor ao talao dos pneus https //www youtube com/watch v=qqkooaxsa5o o carro tinha o ls7 um v8 aspirado de sete litros e 512 cv com o mesmo cambio de seis marchas do zl1 um coletor de ar frio vindo da divisao de competiçao da gm escape de dois modos um deles menos restritivo bancos recaro com ajustes manuais pneus pirelli p zero trofeo r diferencial de deslizamento limitado e freios brembo de carbono ceramica alem disso a gm dedicou um tempo a eliminar peso do carro seu grande trunfo em relaçao ao zl1 alem dos bancos com ajuste manual ele tambem tinha o isolamento acustico removido juntamente do carpete do porta malas vidros mais finos nas janelas traseiras e vigia farois com lampadas halogenas remoçao dos farois de neblina e opcionalmente remoçao do ar condicionado o pacote aerodinamico era composto de um fundo plano conectado ao splitter frontal e ao difusor traseiro saias laterais e spoiler traseiro revisado o carro se tornou um verdadeiro especial de pista digno de competir por exemplo com mercedes amg c63 black series audi rs4 e bmw m3 gts ali foi definida a direçao que o camaro tomaria em sua nova geraçao a sexta de sua historia e a segunda da era moderna ela chegou em 2016 com visual muito parecido com o da geraçao anterior afinal era um carro retro inspirado na primeira geraçao do camaro; nao tinha como ser muito diferente a principal diferença estava onde os olhos nunca veem a plataforma alpha da gm que foi desenvolvida para os cadillac ats em uma tentativa da gm disputar o mercado de entrada premium com bmw mercedes e audi foi o que deu origem ao cadillac ats v rival direto do c63 m3 e rs4 e que ajudou o camaro a perder alguns quilos e a cortar alguns segundos desta vez ele nao teve a versao z/28 infelizmente mas nem foi preciso o novo zl1 combinou as qualidades do seu antecessor com as do z/28 e se tornou um carro ainda melhor e mais rapido o motor passou a ser o v8 lt4 de 660 cv o que o tornou ainda mais potente que o z/28 e os aperfeiçoamentos do campo dinamico foram semelhantes havia por exemplo uma asa traseira de fibra de carbono defletores de ar e aletas dive planes nos para choques dianteiros e um splitter frontal tudo colaborou com a geraçao de downforce ou seja maior aderencia aerodinamica aderencia aerodinamica e muscle car na mesma frase foi o camaro quem fez isso o zl1 1le recebeu ainda novos amortecedores nas quatro rodas com ajuste de altura independente as rodas tambem sao exclusivas com uma polegada a mais na largura e pneus goodyear eagle f1 supercar 3r com banda de 325 mm na traseira a aderencia mecanica e a aderencia aerodinamica permitem ao camaro atingir 1 1 g de aceleraçao lateral — marca superior a do corvette c6 zr1 e apenas 0 1 g abaixo do atual corvette z06 c7 o resultado disso um tempo de 7 16 04 em nurburgring nordschleife territorio do lexus lf a e porsche gt2 rs 997 2 possivelmente o muscle car mais rapido no circuito o mustang nunca foi testado em nurburgring mas certamente um dos esportivos mais rapidos que se pode comprar antes de partir para um supercarro https //www youtube com/watch v=goiiypmjxtq nos seis anos que se passaram desde entao o camaro nao recebeu nenhuma grande atualizaçao de desempenho nem uma nova versao ainda mais competente pior uma sequencia de facelifts que insistiram em adaptar ao camaro a family face da chevrolet o deixou cada vez mais distante do carro que conquistou o publico e o transformou em icone pop cultural sem novidades positivas ele viu suas vendas cairem ano a ano apesar do talento nas pistas as atualizaçoes do mustang e a loucura da dodge convenceram mais o publico e agora o camaro chegou ao fim da linha e ironico que isso aconteça justamente quando o corvette ganhou um motor central traseiro o que abriu espaço para evoluir o camaro sem o risco de canibalizaçao dos esportivos tambem e o momento em que uma das concorrentes mais fortes sai de cena me refiro claro ao dodge challenger que tambem teve seu fim decretado a opçao que seria entre mustang e camaro agora sera uma falta de opçao ao mustang e isso e um problema tambem para o mustang embora ele se venda por si sem um rival a altura para servir de parametro para empurra lo para frente ele pode se tornar um cavaleiro solitario vencedor mas solitario mas tambem pode se tornar um insistente esportivo de uma categoria que ja nao atrai o publico esquecida em um canto nao ha um segmento para ele ele acaba encaixado em um segmento onde nao tem chance de competir so porque precisa ser encaixado em algum lugar mais ou menos como os formula 1 aspirados durante a era turbo que tinham um trofeu so para eles mas sem chance de competir pelo titulo de verdade o fim do camaro hoje parece uma soluçao para um carro que ja nao e mais tao querido mas e o simbolo do fim de uma era a segunda era de ouro dos muscle cars atras somente dos anos 1960 sem sombra de duvida a era na qual os muscle cars chegaram ao seu auge como esportivos brutos sonoros envolventes dinamicos tudo o que eles sempre foram e mais o tanto que se tornaram a historia curiosamente se repete como nos anos 1960 quando a crise do petroleo matou os muscle cars o muscle car moderno padece sob a histeria climatica que exige o fim de carros de nicho como eles enquanto toda a legislaçao estimula carros maiores e menos eficientes como os suv hibridos mas se a historia e ciclica como parece ser e apenas uma questao de tempo em dez ou quinze anos veremos os legitimos sucessores destes muscle cars e com sorte em 40 anos teremos um revival dos muscle cars dos anos 2010 dificil vai ser aguentar a espera ate la
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