Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.
O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!
Fiat deixa de vender Grand Siena, Doblò, Argo e Cronos nas versões 1.8
O motor E.torq chegou ao fim na linha Fiat. Com as mudanças do protocolo de emissões entrando em vigor agora, no início de 2022, a fabricante está deixando de oferecer a motorização 1.8 nos últimos modelos que ainda a utilizavam — o Doblo, o Argo e o Cronos, além do Grand Siena, que não vinha com o E.torq, mas caiu devido às emissões.
No caso dos dois primeiros, eles efetivamente saem de linha e deixam de ser produzidos. O Doblò atualmente era o modelo de passeio mais antigo ainda em produção no Brasil, uma vez que a Peugeot oferece o Partner somente na versão comercial. Lançado em 2001 no Brasil, o Doblò foi produzido ininterruptamente desde então, recebendo apenas facelifts e atualizações mecânicas e de pacotes de equipamentos. Ultimamente, ele era oferecido em versão única, com foco em vendas diretas, e era uma das únicas opções de sete lugares que ainda custava menos de R$ 150.000 ao lado do Chevrolet Spin. Sem demanda para justificar sua atualização, ele simplesmente deixou de ser oferecido.
Além do Doblò, o Grand Siena é outro modelo de longa carreira que deixa a linha Fiat neste início de 2022. O modelo era evidentemente voltado a frotistas e era oferecido com motorização 1.0 e 1.4, ambas da família Fire. Apesar do bom volume de vendas, aparentemente a Fiat está preparando uma versão 1.0 Firefly do Cronos para substituir o Grand Siena e engrossar o volume de vendas do seu sucessor.
Por falar nele, com a chegada do motor 1.0 GSE turbo cada vez mais próxima — uma vez que ela já é oferecida no Pulse, o crossover da família — Argo e Cronos deixam de oferecer o motor 1.8 E.torq, sendo oferecidos, por ora, apenas com o motor 1.3 Firefly.
A essa altura você deve estar se perguntando: “e o Jeep Renegade, que também usa o 1.8 E.torq?” Bem, ao que tudo indica, ele deverá deixar de usar esta motorização até o início de fevereiro, que é o prazo-limite estabelecido pelo Proconve, passando a ser equipado apenas com o motor GSE turbo, apresentado no modelo nas últimas semanas de 2021. (Leo Contesini)
Hyundai pode ter encerrado desenvolvimento de motores a combustão
Na reta final de 2021 a Hyundai demitiu dois grandes nomes de sua cúpula, o designer Peter Schreyer e o diretor da Hyundai N, Albert Biermann. Os dois foram os principais nomes na transformação da Hyundai e da Kia na última década, levando as marcas de meras produtoras de modelos mais acessíveis que os japoneses a concorrentes realmente competitivos nos principais mercados do planeta — incluindo no segmento esportivo, onde a Hyundai N vem se destacando nos últimos anos.
Apesar desse upgrade da marca desde 2010, a Hyundai aparentemente está encerrando o ciclo de motores a combustão e agora aponta seus faróis para o desenvolvimento de carros elétricos. Segundo apuração dos sites Business Korea e Korea Economic Daily, a fabricante encerrou seu centro de desenvolvimento de motores e abriu um centro de desenvolvimento de baterias no mesmo local, o Namyang Research Institute.
Na prática, isso significa que a Hyundai está planejando uma transição rápida (muito rápida) para os veículos elétricos e que ela já tem os motores necessários para esta transição, que deverá durar cerca de dez anos, uma vez que ela planeja lançar apenas carros elétricos a partir de 2025 e o ciclo de vida dos carros costuma ser de sete anos — um carro lançado em 2024, portanto, sairia de linha perto de 2032. (Leo Contesini)
Imagens do Corolla GR reveladas
A novidade mais esperada deste novo ano de 2022, agora que foi confirmada para o Brasil, é, sem dúvida nenhuma, a versão GR do Toyota Corolla. No último dia 30 de dezembro, a filial norte-americana da Toyota publicou por acidente (hein?) uma imagem do novo Corolla GR, no Instagram. As imagens mais recentes fornecem uma visão clara do protótipo camuflado, revelando arcos de roda alargados com aberturas de ventilação e rodas de liga leve de 18 polegadas.
É possível que o novo Toyota GR Corolla seja lançado no Salão de Tóquio em janeiro, o mesmo local do lançamento do GR Yaris há dois anos. Nada foi confirmado oficialmente, porém.
O carro deve ser algo realmente sensacional: será equipado com o mesmo motor ‘G16E-GTS’ de 1.6 litros turbo, a gasolina, de três cilindros, usado no GR Yaris. A potência deve ficar perto dos 300 cv, e deve usar o sistema de tração nas quatro rodas selecionável do Yaris também, que normalmente divide o torque 60/40% frente/trás, mas pode ser alterado pelo motorista para 30/70% (modo “Sport”), e travado em 50/50% para situações fora de estrada severas. O câmbio deve ser manual de seis marchas.
Hatchback, com um moderno três cilindros turbo de 300 cv e câmbio manual em 2022? Parece até mentira. Será uma das grandes novidades para nosso mercado em 2022. Mal podemos esperar! (MAO)
BMW revela video do M3 Touring
Outra notícia que parece mentira: pela primeira vez na história, a BMW vai oferecer seu M3 em versão perua. Desta forma, a prática carroceria será unida ao desempenho digno de supercarro do M3; o melhor de todos os mundos, e talvez o melhor carro do mundo se você, por falta de vaga e garagem ou outro motivo obscuro, só pode ter um.
A BMW mostrou agora um vídeo teaser de sua nova superperua: andando na neve, parece algo realmente usável e prático. Sensacional vê-la sendo usada sem dó na neve.
Apesar do focinho controverso que lembra, se ouvirmos os comentários na internet, de um castor curioso a um focinho de porco, e ser equipado exclusivamente com câmbio automático com conversor de torque, o BMW M3 atual ainda assim é um carro sensacional: um seis em linha turbo de 510cv, e uma propensão deliciosa para powerslides. Muito grande e pesado? Pense que é um M5 e seja feliz. Principalmente com a versão de cinco portas. (MAO)
Resolução de ano novo da Koenigsegg: um novo carro
A empresa do mais completamente calvo CEO da história, Christian Von Koenigsegg, resolveu celebrar o Ano Novo com uma resolução corajosa: um teaser do que parece ser um novo carro da empresa. Postado em sua mídia social, o fabricante sueco disse o seguinte: “Prezado 2022, aqui está nossa resolução de ano novo – Mais desempenho por meio de engenharia inteligente e design otimizado. Lá vamos nós!”
Pelo que se pode ver, o design das lanternas traseiras se assemelha ao do CCX de 2006, o primeiro Koenigsegg a ter usado um motor desenvolvido internamente. O sutil difusor traseiro lembra o Agera. O splitter dianteiro, o CCR de 2004. Toda a execução do design segue o típico tema do estilo Koenigsegg – formato aerodinâmico, para-brisa envolvente e linhas suaves.
O que podemos esperar deste novo carro? Seu chute é tão bom quanto o nosso. Vamos ter que esperar mais notícias da empresa durante o ano. Mas um ano com a promessa de um novo supercarro sueco, é um ano que já começou bem. (MAO)