no ultimo dia 22 de fevereiro o fiat palio deixou de ser vendido no brasil como hatchback apos 22 anos ininterruptos de mercado o carro feito para substituir o uno no brasil e em outros paises emergentes enquanto os europeus ganhavam a primeira geraçao do fiat punto passou por altos e baixos ao longo destas mais de duas decadas mas no geral foi um carro bem sucedido apos um pico de popularidade na epoca do lançamento brigou por anos com o volkswagen gol pela liderança do mercado e ate a obteve em 2014 interrompendo o longo reinado do rival [gt40 content search= fiat widget= 1 ] o palio nao ganhou versoes esportivas emblematicas como o gol ou mesmo o uno alias o palio foi criado para substituir o uno mas nao conseguiu e teve de aprender a conviver com ele e nao demorou para que formasse familia em 1997 chegavam a perua palio weekend e o seda siena este fabricado na argentina e em 1998 estreava a pick up strada era a familia completa sob medida para encarar tambem parati e saveiro sem o voyage a volks estava ate meio desfalcada no total o palio teve apenas duas geraçoes no caso do hatch a primeira geraçao deixou de ser oferecida no segundo semestre de 2017 enquanto a segunda geraçao teve o fim de sua produçao anunciado na semana passada o que colocou um fim no nome palio de uma vez por todas o projeto contudo sobrevive fiat weekend e fiat strada ainda estao em sua primeira geraçao e ainda nao se sabe ao certo qual sera seu futuro ja o fiat grand siena e o seda do palio de segunda geraçao o siena de primeira geraçao so deixou de ser fabricado em março de 2016 quase vinte anos depois do lançamento ou seja tecnicamente as duas geraçoes do palio ainda estao por ai ainda que o hatchback nao tenha sobrevivido a estrategia de novos modelos da fiat que deu origem ao mobi e ao argo sendo um carro vendido por tanto tempo o palio passou por muita coisa para homenagea lo ainda que meio atrasados nos vamos relembrar algumas curiosidades a respeito do valente compacto da fiat o palio era um uno melhorado e moderno para sua epoca o fiat palio era um carro mais robusto do que o punto perfeito para paises emergentes onde as condiçoes de rodagem eram mais severas por isto a fiat aproveitou a plataforma do uno italiano o que e evidenciado pelo entre eixos identico em ambos com 2 36 metros porem realizou diversas modificaçoes na construçao o palio teve a carroceria projetada pelo estudio italiano i de a e seu visual era um dos destaques apesar de compartilhar muito com o uno ele tinha linhas arredondadas robustas e modernas com grade embutida no para choque dianteiro traseira com lanternas altas e coladas no vidro cujo visual recortado causou preocupaçao com custos de reparo [youtube id= svxwrfkp5jo width= 620 height= 350 ] o interior era amplo e a ergonomia era boa novamente como no uno porem com mais enfase no conforto e no acabamento fica ainda mais impressionante se pensarmos que depois do brasil o palio foi oferecido em outros paises incluindo em outras versoes de carroceria e que so recentemente começaram a surgir boatos sobre os substitutos da weekend e da strada o fiat siena foi e vendido na coreia do norte [youtube id= 77ngpfpxhrq width= 620 height= 350 ] o seda do palio como acabamos de dizer ainda e produzido o grand siena baseado na segunda geraçao do palio a primeira geraçao durou quase tanto quanto o hatch e ainda teve tempo de viajar para lugares improvaveis como contamos neste post o fiat siena de primeira geraçao foi o primeiro modelo produzido pela unica fabricante de automoveis da coreia do norte a pyeonghwa motors apos sua fundaçao em 1999 a pyeonghwa motors nao e afiliada a organizaçao internacional dos construtores de automoveis federaçao sediada na frança que coordena as comunicaçoes entre as fabricantes de carros do mundo todo e por isso na pratica e como se a companhia nao existisse para o resto do mundo por esta mesma razao e impossivel obter dados concretos a respeito de vendas ou numeros de produçao nao sabemos nem se o siena ainda e fabricado por la o que sabemos e que o siena rebatizado como pyeonghwa hwiparam começou a ser fabricado em 2002 em regime ckd a fiat vendia os carros desmontados para a coreia do norte que se encarregava da montagem e da distrubuiçao dentro do pais a fabrica tem capacidade para algo entre 10 mil e 50 mil modelos por ano e dificil ter uma estimativa precisa mas dizem que raramente sao produzidos mais de mil carros por ano a maioria das pessoas nao tem condiçoes de comprar um carro e anda a pe de bike ou de transporte publico e que pode comprar um carro geralmente prefere os importados o siena foi vendido na turquia como fiat albea o fiat siena tambem foi fabricado na turquia entre 2002 e 2012 em seus primeiros anos ele tinha o visual dianteiro da primeira reestilizaçao do palio adotando a partir de 2006 a dianteira da segunda reestilizaçao da coluna b para tras porem o albea era diferente alem de ter entre eixos mais longo 2 44 m em vez de 2 36 m ele tinha traseira mais baixa e lanternas traseiras mais horizontais o albea tambem foi produzido na russia de 2006 a 2011 e na china de 2002 a 2006 o modelo chines contudo se chamava fiat perla e tinha um visual ainda mais distinto na dianteira e na traseira com farois e lanternas triangulares e uma traseira ainda mais longa que no modelo turco o fiat palio conviveu com o 147 e com o premio qual e flatout tao ficando malucos o palio começou a ser fabricado em 1996 voces ja viram um fiat 147 1996 calma caro leitor sabemos que o fiat 147 deixou de ser fabricado no brasil em 1986 dez anos antes mas na argentina ele existiu ate 1997 pois custava pouco e vendia bem mais ou menos como aconteceu com o fiat uno de primeira geraçao que resistiu bravamente ate 2014 e so foi detido pela obrigatoriedade de airbags e abs para todos os carros novos vendidos o brasil ja o fiat premio deixou de ser produzido no brasil em 1994 mas continuou em linha ate 1996 importado da argentina a fiat sequer se deu ao trabalho de mudar o nome do carro que era vendido como fiat duna e equipado exclusivamente com o motor sevel 1 6 com injeçao eletronica e 83 cv la fora ele continuou produzido ate 2000 o palio foi o primeiro compacto nacional com freios abs e airbag duplo muito antes da obrigatoriedade dos dois equipamentos a fiat ofereceu como opcional e verdade freios abs e airbags para as duas versoes disponiveis para o palio no lançamento a mais simples el com motor de 1 5 litro e 8 valvulas; e a de topo 16v que como o nome indicava tinha um motor 1 6 16v de 106 cv com injeçao eletronica multiponto foi o primeiro carro pequeno com airbag duplo e abs no mercado o palio foi vendido com o volante do lado errado nao nao houve uma versao do palio vendida na inglaterra e nem no japao saiba que na africa do sul tambem se usa a mao inglesa e o palio começou a ser fabricado por la em 1999 e se manteve no mercado ate 2004 detalhe quem fabricava o palio e a picape strada na africa do sul era a nissan com quem a fiat firmou um acordo para dividir seus recursos de produçao a strada e vendida como ram no mexico a menor picape oferecida pela ram a divisao de picapes da chrysler e a fiat strada a nao ser que tenha chegado hoje de marte voce provavelmente sabe que a fiat hoje e dona da chrysler um dos frutos desta uniao foi a ram 700 versao rebatizada da strada vendida no mexico desde 2015 em versoes de cabine simples ou dupla [youtube id= dgy3nbmy7a4 width= 620 height= 350 ] o motor e exatamente o 1 6 16v usado no brasil com 115 cv acoplado a uma caixa manual de cinco marchas as unicas diferenças visiveis em relaçao a strada sao os emblemas e o nome o palio e o inventor dos aventureiros urbanos hoje em dia praticamente todo veiculo pequeno vendido no brasil tem uma versao com apelo fora de estrada suspensao elevada adereços de plastico sem pintura na carroceria e visual mais robusto sem necessariamente serem capazes de enfrentar terrenos ruins com desenvoltura por isso as aspas o vw gol tem a versao cross o fox teve o crossfox o renault sandero tem o stepway o honda fit tem a versao twist a citroen tem seus modelos aircross a peugeot teve a perua 206/207 escapade a lista vai longe e tudo começou com o palio adventure em 1999 [youtube id= lcbq4enjyjg width= 620 height= 350 ] a versao com molduras nos para lamas suspensao mais alta para choques sem pintura e uma barra de proteçao na dianteira foi a verdadeira pioneira dos aspirantes a utilitario alguns insistem em dizer que o ford ecosport e o maior culpado desta tendencia mas o suv compacto feito com base no fiesta so chegou ao mercado em 2003 a familia adventure acabou se tornando a marca da fiat estendida a strada a minivan idea e ao furgao doblo e ainda deu origem a linha way para o uno mille em 2006 [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] palio racing o carro de corrida orfao em 2016 o nosso editor chefe juliano barata deu um role no autodromo jose carlos pace em sao paulo/sp com um unicornio o ultimo dos tres prototipos do fiat palio de competiçao criado para as 24 horas de interlagos o projeto de ricardo dilser acessor tecnico da fca tinha como objetivo colocar tres exemplares do palio na prova de longa duraçao eram meados de 2013 e a corrida estava marcada para janeiro de 2014 os carros eram gemeos e tinham uma receita bem interessante o motor 1 6 16v com taxa de compressao ampliada para 14 3 1 coletor de escape fluxado comando mais bravo com capacidade para ate 8 000 rpm e tuchos hidraulicos em vez de mecanicos o motor do palio passou a entregar 170 cv a 7 300 rpm e 19 3 mkgf a 5 700 rpm a suspensao tinha angulos de cambagem e caster bastante agressivos e por conta disto um comportamento bastante traseiro na hora de atacar as curvas diferentemente da maioria dos carros de corrida com traçao dianteira [youtube id= kmobukkg9gc width= 620 height= 350 ] o carro serviu como plataforma de testes para a equipe de engenharia da fiat e certamente tinha potencial mas as 24 horas de interlagos jamais passaram de boatos depois disto dilser foi obrigado a destruir dois dos carros mas conseguiu preservar um deles que originalmente tinha carroceria branca mas foi pintado de amarelo e ainda espera pela chance de poder participar de uma grande prova no brasil
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