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Zero a 300

O fim do Quadrifoglio? | O Singer 911 número 300 | Rezvani Beast e mais!

Bom dia, FlatOuters! Bem-vindos a mais uma edição do Zero a 300, nossa seleção diária com tudo o que está rolando de mais importante no universo automobilístico para você não ficar rodando por aí atrás do que interessa de verdade. Gire a chave e acelere com a gente!


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Alfa Romeo anuncia fim do Giulia e Stelvio Quadrifoglio

O anúncio do presidente da divisão americana da Alfa Romeo veio no Linkedin: o ano de 2024 é o último do Giulia e do Stelvio Quadrifoglio, aqueles com o sensacional V6 biturbo de origem Ferrari. O anúncio é para os EUA, pelo menos por enquanto.

Disse o executivo: “Os modelos Alfa Romeo Quadrifoglio se despedem da América do Norte, por enquanto. É hora de ir ao seu concessionário Alfa Romeo local!” Parece que dizer que é “o último” de qualquer coisa é agora estratégia de venda, a julgar pelo que fez pela Dodge ano passado. Hoje em dia, parece que não passa uma semana sem um novo “último; corra para a loja!”.

O executivo continua: “2024 será a última oportunidade de encomendar um Giulia Quadrifoglio e um Stelvio Quadrifoglio com um V-6 bi-turbo de 505 cv! Esta é a última oportunidade de possuir um Quadrifoglio apenas com tecnologia de motor de combustão, à medida que continuamos a nossa metamorfose para um futuro eletrificado, mas este não é o fim da história. Estou ansioso para apresentar o próximo capítulo da jornada do trevo de quatro folhas.”

As últimas encomendas poderão acontecer até abril de 2024, com os últimos carros para o mercado americano sendo produzidos até junho de 2024. Ainda não está claro se continuarão ou não na Europa, mas a aposta aqui é que não. A decisão é claramente legislatória, e preparativa para a próxima fase europeia de legislação: a proibição de combustão interna. Os veículos com o motor 2,0 litro turbo (parente do da nossa Rampage) continuam a venda. (MAO)

 

Singer mostra seu 911 modificado de número 300

Trezentos carros. Parece pouco olhando o que vende uma Toyota. Mas trezentos carros aqui significa carros usados comprados, desmontados, restaurados e reengenheirados, e construídos novamente com um cuidado e uma artesania que hoje em dia não se vê nem num Rolls-Royce.

Em termos de importância, também chamam atenção. Nunca antes carros restaurados foram reengenheirados com tanto cuidado, e nunca antes se pediu tanto dinheiro por carros modificados. Um Singer 911 não sai por menos de um milhão de dólares nos EUA, e as versões mais sofisticadas, comenta-se, passam dos quatro milhões. Trezentos carros assim fazem literalmente um negócio milionário.

Sim: a Singer Vehicle Design, uma empresa americana especializada em restaurar e modificar Porsche 911,  fundada por Rob Dickinson em 2009, se tornou quase tão famosa quanto o 911 em si. E este é seu carro de número 300, um 911 Targa tão especial e caro que quase faz gente grande chorar.

Como todo Singer, começou com um carro usado da geração 964:  um 911 Targa 1990. O tratamento de estilo é do tipo backdated; faz o carro de 1990 parecer de 1967. A carroceria tem várias peças de fibra de carbono, e aqui é pintado num tom de azul chamado “Resistance Blue”. Enormes freios de carbono-cerâmica são visíveis atrás das rodas de cinco raios estilo Fuchs, mas muito maiores que quaisquer Fuchs jamais foram.

O motor é o maravilhoso boxer de 4,0 litros e seis cilindros refrigerado a ar da Singer, que produz 390 cv e pode ir tranquilo e faceiro até 9.000 rpm. Este comprador optou pela caixa manual de cinco marchas; a Singer também oferece uma transmissão de seis marchas opcional.

A Singer hoje é uma operação industrial séria. Opera uma instalação de mais de 100 mil m² em Torrance, Califórnia, que combina fabricação, pintura, montagem e acabamento de interiores sob o mesmo teto. A empresa também tem um showroom no Reino Unido.

Turbo Study: movendo a Singer para os anos 1970

A empresa promete que fará somente 450 carros neste desenho atual, chamado “Classic”. O próximo passo será no estilo dos anos 1970/1980, como é o “Turbo Study”, já possível de se encomendar. Mas não fique triste: mantido o ritmo atual, se produziu 300 carros de 2009 a 2024, só completará 450 carros na metade de 2031. (MAO)

 

Conheça o novo Rezvani Beast

Antigamente imaginar algo assim daria direito a uma camisa de força, quarto acolchoado e três refeições por dia administradas à força. Mas hoje, não dá nem uma sombrancelha levantada.

Conheçam o Rezvani Beast. A empresa californiana, fundada pelo iraniano Ferris Rezvani, já produzia um carro chamado Beast desde 2015, à um ritmo de um carro a cada três meses. Era então baseado no Ariel Atom. Também produz o Rezvani Tank, um jipão V8 com até 1000 cv, à prova de balas, com proteção contra explosivos na parte inferior, gerador de cortina de fumaça, pneus runflat e sistema térmico de visão noturna. Sério.

Agora, existe um novo Rezvani Beast. Basicamente agora é um Corvette C8 com novo desenho externo de carroceria, e o tratamento iraniano completo. O que significa blindado, com gerador de cortina de fumaça, e 1000 cv.

O carro começa como um C8 básico; seu V8 de 6,2 litros recebe dois turbocompressores para dar os esperados 1000 cv, e 121 mkgf. A transmissão DCT do Corvette continua inalterada. Uma carroceria totalmente em fibra de carbono reduz o peso do veículo para 1342 kg. Com isso, a Rezvani afirma que faz 0-96 km/h em 2,5 segundos e o quarto de milha em 9,6 segundos.

O volante também foi cortado na parte superior, o que a empresa diz ter sido “influenciada pela Fórmula 1”. Um pacote opcional “007” inclui máscaras de gás, visão noturna térmica, proteção contra pulso eletromagnético, maçanetas eletrificadas, jato externo de “pepper spray”, fechaduras magnéticas, luzes estroboscópicas, sirenes e kits de primeiros socorros e hipotermia. A blindagem, que é de “especificação militar” também é opcional, a custo extra.

O preço começa em US$ 485 mil (R$ 2.410.450) nos EUA, mas com o pacote 007 e blindagem, chega a US $ 585.000 (R$ 2.907.450). Apenas 20 serão fabricados. (MAO)

 

Os sensacionais Lamborghini 1:8 da Amalgam

Se você acredita que a forma mais sensacional já criada para um automóvel é a do Lamborghini Countach original, mas não tem vontade nenhuma de manter um carro antigo intenso em manutenção na garagem, seus pobremas se acabaram-se. A Amalgam acaba de lançar um modelo em escala tão perfeito que torna o real obsoleto. Pelo menos, como enfeite, missão tão comum para ele hoje em dia: imóvel decorando ambiente feito uma samambaia-rei.

A Amalgam, famosa por seus incríveis modelos em escala, na verdade mostrou dois modelos de Lamborghini em escala 1:8; além do Countach, há também uma nova miniatura do Revuelto.

Cada uma das 199 unidades do Countach que a Amalgam construirá levará mais de 400 horas para ser construída e montada; como o carro original, não é barato, mas como substituto para um original-samambaia, uma pechincha: custa na Inglaterra £ 14.835 (R$ 92.867). Um LP400 de verdade não custa menos de £ 850.000 hoje, ou cinco milhões de reais, no mercado de carros clássicos inglês.

A Amalgam oferece seu Countach LP400 em Giallo Fly ou Rosso Red. Tudo é recriado usando milhares de peças fundidas, fotogravuras e componentes metálicos usinados em CNC. Alguns dos detalhes mais impressionantes do modelo incluem os faróis retráteis, as portas funcionais e a versão miniaturizada do famoso V12. A notável atenção aos detalhes continua no compartimento onde a roda sobressalente está alojada. É realmente incrível a semelhança com o carro real.

O Revuelto em 1:8 ainda está na fase de protótipo; só estará a venda no final deste ano. O modelo custará £ 12.185 (R$ 76.278). Os compradores de um Revuelto em tamanho real poderão encomendar à Amalgam uma réplica exata do seu carro, com todos os detalhes do carro encomendado à Lamborghini, incluindo a cor das costuras interiores e das pinças de freio. Amalgam também tem acesso a toda a paleta de cores da Lamborghini.O Revuelto da Amalgam também será limitado em 199 unidades. (MAO)