nos primeiros 20 anos do corvette a gm fez das versoes especiais do seu esportivo uma forma de driblar a proibiçao do envolvimento direto das fabricantes com o automobilismo imposta por um acordo entre as proprias fabricantes nos anos 1950 sim a gm fez um acordo de cavalheiros e mandou o cavalheirismo para o espaço logo em seguida — sem perder a pose claro a ideia era simples o pessoal da divisao do corvette zora arkus duntov e sua turma desenvolvia a receita ideal para as pistas e depois usava o sistema de pedidos especiais criado para personalizar carros para frotas e agencias estatais para oferecer o vette as equipes teoricamente era apenas um pacote opcional disponivel e nao um carro desenvolvido pela gm para as pistas questionavel claro mas foi assim que as primeiras geraçoes do vette ganharam as versoes especiais que ajudaram o corvette a se tornar uma lenda nas pistas e nas ruas na terceira geraçao especialmente depois da crise do petroleo de 1973 quando a gasolina ficou cara e os esportivos foram amansados a gm descobriu uma nova receita para fazer grana com o vette sem precisar apelar ao desempenho — algo que ele nao tinha de sobra na epoca series especiais para colecionadores transformar um corvette comum em algo especial pela raridade se tornou um bom negocio que acabou repetido dali em diante e tambem marcou as versoes especiais do corvette de quarta geraçao as versoes de alto desempenho por sua vez deixaram de ser especiais para equipes de corrida e se tornaram series limitadas voltadas ao publico foram apenas tres nesta quarta geraçao porem elas foram importantes porque deram origem as atuais versoes regulares de alto desempenho como voce vera a seguir corvette indy 500 pace car 1986 a quarta geraçao do corvette chegou ao mercado em 1984 depois de ser apresentada no ano anterior — ha um unico corvette 1983; todos os demais sao feitos a partir de 1984 como na geraçao anterior esta nova teve um design evolutivo como se diz hoje mantendo os traços mais marcantes da identidade do carro porem com um estilo atualizado condizente com as tendencias da epoca a principal diferença era a ausencia de uma versao conversivel — uma ausencia justificada afinal a gm havia tirado o conversivel de linha em 1977 devido a queda da demanda mantendo apenas a versao targa com a porçao central do teto removivel apenas quando a quarta geraçao foi lançada a alternativa ao cupe fechado era novamente o targa top a gm contudo vinha monitorando a demanda por um corvette conversivel em pesquisas de opiniao com os consumidores havia a possibilidade de voltar a oferece lo e a fabricante encontrou a oportunidade perfeita em 1986 quando colocou o corvette para ser o pace car da 500 milhas de indianapolis daquele ano e ela decidiu que o corvette perfeito para isso seria o novo conversivel aquela era a primeira vez que o corvette conversivel seria feito pela propria gm com um monobloco desenvolvido para ser conversivel — os corvette das duas geraçoes anteriores eram convertidos a partir dos cupes e tinham baixa rigidez estrutural desta vez o corvette conversivel seria feito pela gm com um monobloco reforçado por um elemento estrutural cruzado x brace no monobloco para faturar uma grana extra e aumentar o valor percebido do corvette a gm novamente fez uma serie limitada de replicas do pace car da indy 500 como fizera em 1978 e diferentemente do que aconteceu em 1978 ela foi radical na identificaçao dos carros para evitar reproduçoes de fundo de quintal baseadas em um corvette qualquer todos os corvette conversiveis de 1986 sao replicas do indy 500 pace car o problema e que quando tudo e especial nada e especial e foi exatamente o que aconteceu com o vette pace car 1986 a demanda reprimida por um corvette conversivel fez daquele ano um dos mais populares para o modelo foram vendidas nada menos que 7 315 unidades 21% da produçao anual do corvette e todos eram versoes especiais com os adesivos official indianapolis 500 pace car mesmo os que nao fossem amarelos como o pace car oficial como os adesivos nao vinham colados na carroceria eles eram entregues ao comprador que poderia optar por colar ou nao os pace cars 1986 sao identicos aos conversiveis dos anos posteriores todos eram equipados com o motor l98 de 350 pol³ 5 7 litros e 230 hp com bloco de ferro fundido e cabeçotes de aluminio nao havia nenhum emblema especial exceto uma pequena medalha no painel do ar condicionado nem acabamento interno ou rodas exclusivas sem nenhum elemento de diferenciaçao pratica os pace cars de 1986 se tornaram a serie especial menos valorizada do corvette embora os 732 conversiveis amarelos — que sao as legitimas replicas do pace car — sao os mais valiosos por serem identicos ao pace car oficial corvette 35th anniversary edition dois anos depois do pace car a gm lançou a segunda versao especial do vette c4 a ediçao comemorativa dos 35 anos do esportivo ela foi a primeira ediçao especial do corvette feita do jeito certo sim porque os anteriores nao eram limitados ou nao tinham detalhes exclusivos desta vez foi diferente para começar o corvette de 35 anos tinha uma combinaçao de cores exclusiva a chamada triple white pois tinha carroceria branca com interior branco bancos volante e paineis de porta e rodas brancas depois ele tinha emblemas comemorativos nas laterais e no console central bancos com ajuste eletrico ar condicionado automatico sistema de audio bose retrovisores com desembaçador e porçao central do teto feita de vidro sob o longo capo o classico v8 350/5 7 agora em sua terceira geraçao com a famosa tuned port injection injeçao eletronica no coletor e um acerto exclusivo da versao que resultava em 245 hp — 15 hp a mais que os demais corvette a gm planejou fazer apenas 2 000 exemplares que eram identificados pelo codigo rpo z01 o carro foi apresentado no salao de nova york de 1988 e esgotou quase que imediatamente o que levou a gm a produzir mais 50 exemplares corvette zr1 percebeu que depois da crise do petroleo nao houve mais corvettes de alto desempenho pois e isso incomodou tambem dave mclellan engenheiro chefe do corvette na epoca que decidiu fazer a versao de alto desempenho que o corvette ja nao tinha desde o inicio dos anos 1970 e para isso ele contou com uma pequena ajuda da lotus que na epoca pertencia a gm o projeto começou com um novo motor baseado na arquitetura small block da chevrolet entao em sua terceira geraçao a lotus fez um 350/5 7 como se esperava em um corvette porem em vez de um arranjo de bloco de ferro com cabeçotes de aluminio como nos l98 da epoca neste especial o motor era todo de aluminio e ate mesmo as dimensoes internas eram diferentes — o l98 tinha diametro e curso de 102 mm x 88 mm enquanto este novo motor tinha 99 mm x 93 mm a mudança mais radical porem foi no trem de valvulas comando duplo nos cabeçotes e quatro valvulas por cilindro era um projeto muito mais sofisticado que distribuia melhor o rendimento do motor ao longo da faixa de rotaçoes o motor ainda era equipado com um coletor de admissao desenvolvido pela lotus e alimentado por um sistema de injeçao sequencial com 16 injetores era um motor tao diferente dos demais que recebeu um novo nome lt5 o lt5 entregava 380 cv a 6 000 rpm e 51 1 kgfm de torque a 4 800 rpm suficientes para que o carro chegasse aos 100 km/h em 4 6 segundos embora alguns testes tenham registrado 4 2 segundos a velocidade maxima era de 290 km/h — nao era o carro mais rapido do mundo mas para ser mais rapido que um corvette zr 1 em 1990 era preciso ter uma ferrari testarossa ou um lamborghini countach o carro foi lançado em 1990 e era tao radical que tinha ate uma chave do manobrista que limitava a potencia do carro a 200 cv em 1993 com mudanças no perfil dos comandos de valvulas polimento nos dutos e um novo sistema de escape a potencia passou a 410 cv que agora apareciam mais cedo as 5 800 rpm; e 53 2 kgfm as mesmas 4 800 rpm com isso a aceleraçao baixou para quatro segundos e a velocidade maxima se manteve em cerca de 290 km/h o zr1 foi produzido ate 1995 quando a quinta geraçao do corvette entrou na fase final de desenvolvimento a partir dela o zr1 deixou de ser uma versao especial para se tornar uma versao regular lançada em cada um das geraçoes do vette desde entao corvette 40th anniversary zr 1 o vette zr1 tambem deu origem a uma outra serie especial o modelo comemorativo de 40 anos do corvette batizado 40th anniversary zr1 sendo uma ediçao especial de uma ediçao especial ele e um dos mais raros de sua especie com apenas 250 unidades produzidas em 1993 o unico ano em que foi oferecido — afinal foi so em 1993 que o corvette fez 40 anos para compra lo era preciso selecionar o pacote z25 do pacote zr1 como vimos acima 1993 foi o ano da introduçao do motor lt5 de 410 cv entao foi ele quem equipou os 250 corvette 40th anniversary zr 1 todos foram pintados de vermelho rubi metalico e tinham bancos de couro vermelho rubi — uma combinaçao exclusiva do modelo de aniversario todo o restante — equipamentos e acessorios — nao eram oferecidos em pacotes mas como opcionais avulsos entao era possivel equipar o carro com absolutamente tudo o que a gm oferecia para o corvette incluindo um sistema keyless primitivo corvette indianapolis 500 pace car em 1995 o corvette voltou a ser o pace car oficial da indy 500 e a gm novamente aproveitou para lançar uma serie especial de replicas como fez em 1978 e 1986 desta vez eles fizeram a serie do jeito certo um modelo com caracteristicas proprias e exclusivas em produçao limitada que nao podia ser reproduzido usando um corvette comum a decoraçao e de gosto questionavel e hoje e um tanto datada mas tem a cara daquela metade dos anos 1990 a pintura e de dois tons tipo saia e blusa com a parte superior roxa e a parte inferior branca — incluindo as rodas de cinco raios nas laterais os adesivos que o caracterizam como um pace car e os emblemas do indianapolis motor speedway por dentro ele era caracterizado com bancos de couro preto e roxo em um padrao exclusivo e com os emblemas da prova no encosto de cabeça sob o capo estava o motor lt1 de 350 pol³ / 5 7 litros com 300 cv sempre ligado ao cambio automatico de quatro marchas a gm fez apenas tres exemplares oficiais usados na corrida — dois manuais e um automatico — e fez 527 exemplares para venda ao publico destas 87 foram levadas a indianapolis para serem vendidas ao longo do evento 20 foram exportadas e as outras 420 foram enviadas as concessionarias que mais vendiam o corvette nos eua — cada uma teria um destes pace cars como chamariz para vender os corvette regulares corvette grand sport o grand sport e outra versao regular do corvette que nasceu como versao especial e isso aconteceu nesta quarta geraçao do vette ja em sua reta final durante 1996 era um corvette especial a moda antiga um pacote opcional que voce aplicava ao cupe ou conversivel o pacote grand sport consistia na pintura azul admiral blue com uma faixa branca centralizada ao longo da carroceria e duas faixas vermelhas menores conhecidas como sebring stripes no para lama dianteiro esquerdo se voce e um corvetofilo ja sacou a referencia o grand sport de pista dos anos 1960 o pacote tambem incluia as rodas e pneus do zr 1 mas em vez dos para lamas mais largos na traseira ele usava alargadores sobre os arcos de roda por dentro o pacote tinha duas opçoes de revestimento todo preto ou preto e vermelho sempre com um emblema grand sport no encosto de cabeça dos bancos mecanicamente todos eram equipados com o cambio manual de seis marchas e com o motor lt4 uma derivaçao do small block 350 recem lançada na epoca capaz de produzir 330 hp e com faixa de corte em 6 300 rpm — o que tambem levou a gm a adotar um conta giros especial com escala ate 8 000 rpm a velocidade maxima 300 km/h embora o lt4 fosse oferecido em todas as versoes do corvette como opcional no grand sport ele tinha pintura vermelha e cabos de igniçao vermelhos foram feitos 1 000 exemplares do grand sport todos com numero de identificaçao corvette collector ediçao collector de um chevrolet voce ja sabe o que significa fim de produçao e despedida o corvette collector veio em 1996 quando a gm encerrou a produçao desta quarta geraçao abrindo o caminho para o corvette c5 o pacote era composto pela pintura prata sebring silver exclusiva da versao rodas de cinco raios emblemas na carroceria e bordados nos bancos foram feitos 5 412 exemplares desta ediçao de despedida todas com o motor lt4 combinado ao cambio manual de seis marchas leia tambem https //flatout com br/o guia de versoes especiais do corvette a duas primeiras geracoes/ https //flatout com br/o guia de versoes especiais do corvette a terceira geracao/
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