foi em sua quinta geraçao que o corvette assumiu a identidade de superesportivo americano definitivamente algo impulsionado especialmente pelo programa corvette racing a equipe oficial de fabrica que disputou os campeonatos de endurance nos eua e na europa com vitorias de classe nas 24 horas de le mans e em daytona as duas principais corridas de 24 horas dos tempos recentes em 2007 a gm lançou a sexta geraçao do corvette mantendo a receita basica dos antecessores e agora incorporando antigas series especiais como modelos de produçao regular — caso do zr1 do z06 e do grand sport curiosamente a transformaçao destas antigas series especiais em versoes regulares de alto desempenho nao reduziram a oferta de series especiais nesta sexta geraçao do corvette; ao contrario elas foram mais numerosas do que antes tambem nesta geraçao apareceu uma derivaçao que tem todas as caracteristicas de uma ediçao especial mas acabou lançada como uma versao regular o corvette 427 conversivel que usava o motor de 7 litros 427 do z06 porem sem os demais equipamentos que faziam do z06 um concorrente a altura dos maiores esportivos europeus como a ferrari 599 gtb — ao menos em termos de desempenho o resultado dessa supercarrizaçao do corvette foi uma sequencia jamais vista de series especiais que se tornaram mais comemorativas do que novidades tecnicas como aconteceu ate a quinta geraçao sao carros mais voltados aos colecionadores do que aos entusiastas de uma direçao mais envolvente e engajada afinal estes ultimos ja eram atendidos com o z06 o zr1 ou o grand sport e a gm teve o que comemorar naquela fase afinal o corvette c6 r venceu praticamente tudo o que disputou com varios titulos da alms vitorias na le mans series global no campeonato de gt da fia e claro na 24 horas de le mans e daytona das 10 series especiais do corvette c6 cinco foram inspiradas nas conquistas da gm nas pistas — uma delas alias foi a primeira desta geraçao z06 ron fellows championship edition 2007 em 2007 a gm lançou a primeira ediçao especial do corvette c6 para homenagear seu piloto ron fellows peça fundamental no nascimento do programa de competiçao do corvette e tambem no sucesso do corvette nas pistas fellows ingressou na corvette racing em 1998 e em 2007 quando a ediçao especial foi lançada ja acumulava cinco podios consecutivos em le mans com duas vitorias dois segundos lugares e um terceiro alem de seis titulos consecutivos da alms entre 2001 e 2006 — que inspiraram esta versao oficialmente batizada the 2007 ron fellows american le mans series alms grand touring class 1 gt1 champion edition corvette z06 corvette ela tinha mais nome do que modificaçoes especiais com base no z06 externamente esta versao com nome de realeza se diferenciava pelas rodas cromadas pelo discreto spoiler traseiro pelo letreiro corvette no para brisa e pelas faixas vermelhas tipicamente usadas nos para lamas dos carros de corrida a carroceria era sempre pintada de branco arctic white com os detalhes em vermelho monterey red em referencia as cores da bandeira do canada pais do piloto outra referencia a nacionalidade de fellows e a folha de bordo maple leaf simbolo canadense presente na bandeira nacional nas faixas vermelhas o grafico tambem tem a inscriçao alms gt1 manufacturers champion ron fellows 2001 2002 2003 2004 2005 2006 e a assinatura de fellows por dentro o z06 ron fellows ganhou elementos em vermelho no painel no console central nas portas e nas costuras do banco o console central tem o logotipo do corvette e a assinatura de fellows juntamente com a numeraçao do carro escrita pelo proprio piloto foram feitos 300 exemplares para os eua 33 para o canada e 66 para a europa mecanicamente ele era identico ao corvette z06 regular com o motor 7 0/427 de 505 hp combinado ao cambio manual de seis marchas o fato de ser uma homenagem tao especifica e de nao ter diferenças mecanicas para os demais z06 limitou a demanda pela versao que acabou tendo na assinatura de fellows seu maior atrativo como colecionavel indy pace car 2007 naquele mesmo ano a gm lançou mais uma replica do corvette pace car da indy 500 — a primeira desde 1998 apesar de o corvette ter sido o pace car cinco vezes no periodo na ediçao de 2007 o carro foi pilotado pelo ator piloto patrick dempsey e tinha uma decoraçao exclusiva para a prova que foi reproduzida fielmente nas replicas vendidas ao publico o carro era um conversivel como sempre com carroceria laranja atomic orange capota preta e interior bege a decoraçao adesiva consistia em um grafico imitando fitas douradas do capo para as laterais emblemas da indianapolis 500 nas portas e para lamas o carro ainda tinha o spoiler traseiro do z06 e novas rodas de raios duplos que estrearam no pace car todas as 500 unidades da replica foram equipadas com o motor ls2 de 6 litros e 400 hp com o pacote z51 composto por suspensao mais firme freios maiores pneus esportivos relaçoes mais curtas para o cambio manual e radiador para a transmissao o carro tambem foi oferecido com cambio automatico de seis marchas com trocas manuais opcionalmente victory edition corvette ainda em 2007 o corvette ganhou sua terceira ediçao especial criada para comemorar o sucesso da corvette racing em le mans depois de cinco vitorias consecutivas na classe gt1 ele foi oferecido apenas em 250 unidades todas vendidas somente na europa apesar de homenagear o carro que venceu le mans o c6 r ele nao era equipado com o motor ls7 r de 427 polegadas cubicas/sete litros mas com o ls2 de seis litros das versoes regulares do c6 com 404 hp o motor podia ser combinado ao cambio manual de seis marchas como item de serie ou ao automatico de seis marchas com trocas manuais como alternativa todos os carros eram pretos ou amarelo velocity yellow a cor oficial da corvette racing e vinham com um spoiler traseiro na cor do carro as rodas eram exclusivas pintadas de cinza competition grey e tinham 18 polegadas na dianteira e 19 na traseira por dentro o victory edition tinha bancos de couro de dois tons com o emblema das bandeiras cruzadas no encosto de cabeça os carros pretos tinham couro preto e vermelho enquanto os carros amarelos tinham couro preto com cinza os dois tinham soleiras cinza competition grey e emblemas numerados que identificavam a versao os compradores ainda ganhavam um treinamento de pilotagem de um dia ja incluido no preço do carro corvette competition a linha 2008 do corvette começou com mais uma ediçao especial inspirada pelo programa da corvette racing o corvette victory edition desta vez ela nao comemora o sucesso do corvette nas pistas mas o inicio de uma nova temporada — mais uma na qual o c6 r terminaria com sucesso infelizmente nao ha muitas informaçoes sobre esta serie — todas as fontes repetem o texto comercial publicado pela gm na epoca que nao menciona o volume de produçao ou especificaçoes tecnicas o que sabemos e que todos foram pintados de preto e tinham rodas de cinco raios pintadas de cinza competition grey com 18 polegadas na dianteira e 19 na traseira o motor era sempre o v8 de 6 2 litros de 436 cv com cambio manual ou automatico de seis marchas os elementos que o diferenciavam dos demais corvette 2008 eram a grade em forma de favos de mel nos para choques as duas saidas duplas de escape na traseira e o spoiler do z06 o texto oficial tambem menciona uma oferta limitada de equipamentos para manter o peso do carro o mais baixo possivel o que indica um conceito semelhante ao do porsche 911 t corvette z06 427 limited edition tambem em 2008 a chevrolet lançou a serie especial mais aleatoria da historia do corvette o z06 427 limited edition por que aleatoria bem porque todo z06 da sexta geraçao e equipado com o motor 427 sem nenhuma referencia de marco temporal ou comemorativa de nada o 427 limited edition foi lançado em 2008 em homenagem ao corvette 427 a primeira versao do corvette com o motor big block da gm lançado em 1966 o que ele tinha de diferente em relaçao ao z06 regular a pintura vermelho crystal red rodas exclusivas interior cor de titanio bordados 427 nos bancos e tapetes e emblemas 427 na carroceria alem da assinatura de wil cooksey chefe da fabrica do corvette so isso foram feitos 427 exemplares para o mercado norte americano e 78 para o resto do mundo — um total de 505 exemplares referencia a potencia do motor de sete litros em horsepower corvette zhz todo entusiasta de carros americanos conhece a historia dos shelby gt350 h e gt500h dos anos 1960 2000 e 2010 era a campanha rent a racer ou alugue um corredor da locadora hertz o que menos gente sabe e que eles eram parte de uma linha chamada fun collection composta pelos ja mencionados shelby pelo nissan 350z e pelo ford mustang gt em 2008 a chevrolet entrou na brincadeira criando o corvette zhz apesar do z inicial sugerir um z06 o zhz era baseado no corvette basico com o motor ls3 de 6 2 litros e 436 cv combinado ao cambio automatico de seis marchas apenas foram feitos 500 exemplares exclusivamente para a locadora e eles foram oferecidos em 24 cidades americanas somente para aluguel que fique claro para comprar um deste so depois que a locadora os colocasse a venda depois de algum tempo de ab uso todos os 500 carros eram amarelos velocity yellow com uma faixa preta ao longo da carroceria e tinham escape com o que hoje chamamos de difusor suspensao ajustavel com amortecedores magnetorreologicos e rodas de sete raios exclusivas da versao em 2009 a hertz comprou mais 324 corvettes para sua frota desta vez versoes conversiveis do zhz eles tinham exatamente o mesmo conjunto do cupe do ano anterior um fato curioso sobre os corvette zhz e que embora fossem carros de aluguel destinados ao uso severo a demanda por eles nao era das maiores porque o preço da diaria era proporcional ao preço do carro e ao desempenho as locadoras normalmente estipulam uma quilometragem maxima para os carros de sua frota ao ser atingida essa quilometragem os carros sao vendidos e trocados por outros mais novos acontece que no caso do corvette zhz o fator de renovaçao nao era a quilometragem apenas mas o lançamento de novas versoes mais potentes por isso alguns exemplares do corvette zhz foram vendidos com quilometragem baixissima — um deles tinha menos de 150 km rodados e foi vendido em um leilao da barrett jackson em 2011 corvette gt1 championship edition o otimismo da gm com a temporada de 2008 foi justificado ao final do ano mais um titulo da gt1 para a corvette racing o que deu origem a mais uma ediçao especial logo no ano seguinte a gt1 championship edition a serie foi oferecida como pacote opcional para todas as carrocerias do corvette em 2009 e tinha a decoraçao externa inspirada na pintura amarela com faixa preta dos c6 r incluindo o mascote jake da corvette racing uma caveira com os olhos formados pelas bandeiras do logotipo do corvette opcionalmente era possivel comprar o carro pintado de preto que era a pintura do c6 r numero 4 por dentro o gt1 championship edition tinha bancos de couro preto com costuras amarelas bordados gt1 nos encostos de cabeça painel e no descanso de braço do console central e uma capa de motor com padrao de trama de fibra de carbono e letreiro amarelo cada tipo de carroceria teria 100 exemplares de cada cor totalizando 600 unidades no total os cupes e conversiveis ainda recebiam o pacote z51 com freios maiores suspensao adaptativa pneus esportivos e escape esportivo eles tambem poderiam ser equipados com o cambio automatico de seis marchas como opcional corvette z06 carbon em 2011 o corvette z06 ganhou mais um presente do pessoal da corvette racing freios brembo de carbono ceramica eles foram lançados em uma serie especial do corvette batizada com o sugestivo nome z06 carbon foram feitos 500 carros identificados pelos freios de carbono ceramica combinados as pinças cinza escuro em vez das pinças vermelhas do z06 regular as rodas tambem sao exclusivas com 20 raios e uma polegada maior que as do z06 de serie com 19 polegadas na frente e 20 polegadas na traseira alem disso os farois tem mascaras negras sendo exclusivos da versao alem dos freios o z06 carbon tambem tinha capo saias e splitter de fibra de carbono preta o restante do carro era pintado de laranja inferno orange ou azul supersonic blue — a pintura da carroceria era a mesma da costura dos bancos de couro preto ainda na cabine o volante tinha emblema exclusivo da versao e o encosto de cabeça dos banco tinha o logotipo da versao bordado a ediçao especial nao foi feita apenas para estrear as peças de carbono no corvette mas tambem para celebrar os 50 anos da estreia do esportivo nas 24 horas de le mans — foi em 1961 que briggs cunningham e john fitch levaram o vette a vitoria de classe e a oitava colocaçao geral na prova corvette centennial edition com a chegada do centenario da chevrolet o corvette ganhou uma ediçao comemorativa de aniversario chamada centennial edition ela foi oferecida na forma de pacote opcional disponivel para qualquer corvette fabricado em 2012 que consistia na pintura cinza carbon flash mettalic com elementos graficos em preto fosco e emblemas exclusivos alem da imagem de louis chevrolet nas colunas b e na tampa central das rodas as rodas tambem eram pintadas de preto fosco e mediam 18 polegadas na dianteira e 19 polegadas na traseira quando o pacote era aplicado ao cupe ao conversivel ou ao grand sport; ou 19 polegadas na dianteira e 20 polegadas na traseira quando o pacote era aplicado ao z06 e ao zr1 todos tinham pinças de freio vermelhas o emblema do corvette com as bandeiras cruzadas tambem era exclusivo pois substituia a pequena flor de lis pelo numero 100 obviamente em referencia aos 100 anos da marca por dentro ele seguia o mesmo esquema com couro preto por todos os lados e costuras vermelhas em contraste o toque fosco no interior foi dado por detalhes de microfibra preta nos bancos volante manopla do cambio e apoios de braço o volante tambem recebia o emblema com a imagem de louis chevrolet o primeiro exemplar do centennial edition foi leiloado em prol de uma instituiçao beneficente e tinha tambem o pacote z07 com freios de carbono ceramica e suspensao magnetorreologica alem do pacote cfz com os elementos externos de fibra de carbono do z06 carbon capo saias e splitter nao houve limitaçao no volume de produçao; a gm vendeu os pacotes de acordo com a demanda totalizando 2 201 exemplares corvette 427 convertible collectors o corvette de despedida voltou a aparecer em 2013 quando a chevrolet anunciou a chegada do novo corvette c7 para o ano modelo 2014 a serie na verdade serviu a duas finalidades encerrar o c6 e comemorar os 60 anos do corvette completados naquele mesmo 2013 por isso a chevrolet optou por fazer a serie especial sobre um conversivel com o motor 427/7 0 — o corvette nasceu como um conversivel afinal lembra apesar de comemorar os 60 anos ele nao foi a unica versao a comemorar os 60 anos — a gm oferecia o pacote 60th anniversary como opcional para qualquer corvette vendido em 2013 a diferença aqui e que o 427 collectors ia alem deste pacote o que resultou em um conjunto unico que combinava o motor do z06 com o chassi do zr1 e o pacote especial de aniversario começando pelo pacote especial ele era composto pela cor branca arctic white com o interior azul blue diamond e uma serie de emblemas 60th nas rodas no volante e nos encostos de cabeça depois ele tinha o motor do corvette z06 o 427 de 505 hp que se tornou o motor mais potente instalado em um corvette conversivel ate entao o pacote contudo nao era parte do 427 collectors sim e confuso mas culpe a gm nao o flatout pois era possivel comprar o 427 collectors em qualquer cor o pacote 60th anniversary foi usado no 427 collectors justamente para resolver essa confusao que a gm armou ao fazer duas series especiais em uma so sua estrutura contudo nao era o mesmo chassi de aluminio do z06 mas o chassi de aço do corvette regular apesar disso o eixo traseiro e a transmissao eram compartilhadas com o z06 assim como o suporte da bateria na traseira e a suspensao ajustavel as rodas por sua vez eram as mesmas do zr1 com 19 polegadas na dianteira e 20 polegadas na traseira ja a carroceria por baixo da pintura especial tinha elementos de fibra de carbono caso do capo do z06 carbon que tambem cedeu o splitter e as saias laterais e tambem dos para lamas e da parte externa do assoalho a dieta de fibras de carbono ajudou a reduzir o peso do corvette 427 collectors para 1 522 kg por ultimo para distingui los dos conversiveis normais com o pacote 60th anniversary a gm aplicou ao 427 collectors um codigo de identificaçao exclusivo impossibilitando recriaçoes de garagem como ocorreu nos anos 1970 com o c3 esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.