Depois de uma ausência de três anos no mercado brasileiro, o Honda Civic Si finalmente está de volta para repetir sua rivalidade com o Golf GTI que marcou o fim da década passada. A Honda apresentou hoje à imprensa brasileira o novo Civic Si, que voltou mais rápido e mais forte para encarar seu velho rival.
Quem esperava rever o tipo de performance entregue pelo antigo Civic Si brasileiro vai encontrar um carro igual, porém diferente. Igual porque ele ainda usa um motor girador conectado a um câmbio manual de seis marchas e auxiliado por um diferencial de deslizamento limitado. Diferente, por que o motor agora é mais elástico, a carroceria é mais colorida e o visual de sedã com acessórios tuning agora deu vez ao perfil de cupê puramente voltado à esportividade.
O motor já não é mais o mesmo 2.0 K20Z3 que produzia 192 cv a altíssimos 7.800 rpm e 19,2 mkgf a 6.100. Ele foi substituído por um 2.4 (K24Z7) que gira um pouco menos para produzir 14 cv a mais: a potência máxima vem aos 7.000 rpm.
Um dos motivos da mudança do powertrain é o aumento de torque e uma maior elasticidade do motor, que agora produz 23,9 mkgf a 4.400 rpm, enquanto o anterior produzia 4,7 mkgf a menos somente aos 6.100 rpm. Isso significa que o motorista precisará de menos reduções de marchas na cidade, onde o Civic Si irá rodar boa parte de seu tempo antes de cair na estrada ou nas pistas. Sim, o motorista terá que trocar as marchas pois o câmbio continua sendo manual e de seis velocidades. O mundo ainda não está perdido.
A Honda ainda não divulgou dados oficiais de desempenho, mas os primeiros testes do modelo no mercado americano apontaram aceleração de zero a 100 km/h na casa dos 7 segundos e velocidade máxima de 220 km/h.
O Civic Si também usa rodas de 18 polegadas com pneus 225/40 nos quatro cantos, e o mesmo layout de suspensão do modelo anterior, com torres MacPherson na dianteira e sistema multilink na traseira.
Se antes tínhamos apenas um sedã prata, preto ou vermelho, agora ele será oferecido somente na versão cupê e poderá ser comprado também em laranja ou branco (a cor que todos esperam em um esportivo japonês), além de preto e vermelho — o prata não teve vez — todas elas sem custo adicional.
Por falar em custo adicional, o novo Civic Si será vendido em versão única e não irá oferecer opções além das cores. A fabricante irá oferecer somente uma lista de acessórios que ainda não foi divulgada. Ele será importado do Canadá e foi trazido inicialmente em um lote de 100 unidades que custarão R$ 119.000.
Por esse preço o Civic Si vem com seis airbags, controle de tração e estabilidade, sistema multimídia com tela sensível ao toque, câmera de ré com três ângulos de visão, pedaleiras esportivas, rodas de 18 polegadas e teto solar.
O Golf GTI, seu principal rival no mercado brasileiro, parte de R$ 101.000, mas pode chegar a R$ 130.000 se você assinalar toda a lista de opcionais. Em contrapartida, ele oferece um motor 2.0 turbo de injeção direta com 220 cv e câmbio automático de dupla embreagem (DSG).
O FlatOut está no evento de apresentação do novo Honda Civic Si realizado hoje (15) em São Paulo. Nos próximos dias teremos a avaliação completa do modelo. Fique ligado!