o chevrolet corvair e um carro curioso ele foi uma das primeiras tentativas da general motors de fazer um carro compacto para competir com modelos como o fusca que tomavam os eua de assalto na virada dos anos 1960 alias se desconsiderarmos a disparidade entre o visual dos dois carros da para considerar que ele foi o fusca da chevrolet isso porque tal como o besouro o chevrolet corvair tinha um motor boxer refrigerado a ar na traseira — porem com seis cilindros tal como o porsche 911 de 1963 e assim como a familia a ar da volks o chevrolet teve diversas opçoes de carroceria cupe seda conversivel perua furgao e picape estao entre elas o visual era discreto para a epoca porem carismatico e o motor super turbo air de 2 3 litros tinha 80 cv ou 95 cv e garantia desempenho mais do que aceitavel para um modelo de entrada apesar do nome nem todos eram equipados com turbocompressor nao fosse o livro unsafe at any speed publicado em 1965 pelo advogado ralph nader o corvair nao seria um carro tao injustiçado na verdade ele poderia ser um carro muito mais adorado do que e — no entanto a publicaçao acusava o corvair de ter problemas de dirigibilidade por causa da suspensao traseira que usava braços oscilantes e nao tinha barra estabilizadora ainda que isso tenha sido corrigido na nova geraçao lançada em naquele ano foi o suficiente para as vendas do carro despencarem para cerca de 110 mil em 1966 e para apenas 15 mil em 1968 claro no total ainda foram produzidos mais de 1 7 milhao de unidades do corvair em seus dez anos de existencia ou seja nao da para dizer que ele e um fracasso na verdade ha uma verdadeira legiao de fas dedicados do modelo nos eua que tem ate uma versao de competiçao feita por don yenko para idolatrar [youtube id= etgayn3y800 width= 620 height= 350 ] o famoso corvair stinger irmao do camaro yenko e seu motor turbo de 240 cv o caso e que os fuçadores de plantao sempre gostaram do corvair por seu arranjo mecanico que permitia diversas modificaçoes o dono deste corvair vermelho e um deles seu nome e paul siano e ele transformou um corvair que comprou novo em 1966 em um verdadeiro esportivo e ficou tao bacana que estamos em 2015 e siano tem o carro ate hoje trata se do siano special um corvair que originalmente tinha um motor boxer turbo de 2 7 litros e 180 cv nada mau para um carro que completa cinco decadas em 2016 nao e mesmo de qualquer forma o carro continua com o mesmo cambio manual de quatro marchas com o qual deixou a fabrica no entanto ele passou por uma modificaçao bastante popular entre os entusiastas do corvair o carro agora tem um v8 no lugar do boxer de seis cilindros — engine swap conhecido por seus adeptos como six for eight seis por oito por razoes obvias quer dizer no lugar nao e o termo apropriado o motor agora fica atras dos bancos dianteiros em posiçao central traseira esta cirurgia e conhecida como crown conversion tudo começou com um cara chamado ted trevor que em 1966 venceu sua categoria na subida de montanha de pikes peak usando um buggy com motor de corvair ele realmente gostava do modelo e por isso sempre procurou maneiras de torna lo mais potente e rapido depois de tentar algumas receitas para aumentar a potencia do flat six original trevor decidiu que o negocio era mesmo colocar um v8 ali e sempre a decisao logica nao e mesmo [youtube id= qpgi3fv jqo width= 620 height= 350 ] seria uma tarefa facil e dificil ao mesmo tempo facil porque o v8 small block com comando no bloco era usado no corvette cuja transmissao usava os mesmos componentes internos do corvair dificil porque o v8 era arrefecido a agua o que aumentaria bastante o risco de superaquecimento caso fosse instalado no compartimento traseiro trevor no entanto era dono da crown manufacturing na california na empresa ele fabricava componentes e carros de competiçao para clientes e claro para si mesmo assim trevor foi capaz de criar um kit para modificar o conjunto mecanico e em vez de ficar atras do transeixo traseiro o v8 podia ser instalado a sua frente — onde ficava o banco traseiro fotos ateupwithmotor com com o motor central traseiro o radiador foi instalado na dianteira com dutos percorrendo o tunel central do carro o compartimento traseiro por sua vez ficava vazio e podia funcionar como porta malas uma cobertura de fibra de vidro foi instalada sobre o motor e evitava que ele fosse visto pelo lado de fora do carro e o eixo traseiro recebeu um novo diferencial mais resistente — o original so suportava ate 250 cv e o motor do corvette tinha mais de 300 cv os itens necessarios para a modificaçao acabaram se transformando em um kit que era oferecido por us$ 600 o equivalente a cerca de us$ 4 mil em valores atuais pela crown a quem quisesse fazer o mesmo com seu corvair — o chamado crown kit que nao incluia motor ou radiador foi um sucesso e hoje tanto o kit original quanto versoes semelhantes podem ser encontrados e foi assim que paul siano fez seu corvair com motor v8 central traseiro siano conheceu o kit crown em 1969 quando um de seus amigos o instalou em seu carro e o levou para um passeio naquele momento siano soube o que queria fazer com seu corvair e ele o fez no inicio do projeto foi uma questao de tentativa e erro depois de destruir um eixo com um v8 327 de corvette e troca lo por um v8 302 siano decidiu colocar um motor de 283 pol³ no entanto nao se tratava de qualquer motor e sim um v8 experimental que de acordo com ele foi encomendado ao departamento de engenharia da chevrolet por zora arkus duntov o pai do corvette pra seu monoposto de corrida experimental o cerv 1 originalmente alimentado por um sistema de injeçao mecanica e dotado de diversos componentes de aluminio — bloco volante e carcaça da bomba de combustivel — o motor entrega mais de 300 cv e e capaz de girar a quase 7 000 rpm siano ainda instalou um comando de valvulas roletado cabeçotes de aluminio e dois carburadores weber de copo quadruplo com corpos de borboleta individuais no lugar da injeçao mecanica obviamente a cobertura de fibra de vidro para o v8 sequer foi considerada a transmissao manual de quatro marchas recebeu um trambulador com curso mais curto as rodas foram trocadas por classicas minilites com pneus bf goodrich e os freios sao a disco nas quatro rodas nao ha qualquer tipo abafador e por isso o porta luvas guarda um par de protetores auriculares a fim de atender quem nao curte muito a musica mecanica de um v8 com escape direto a centimetros da sua cabeça e o ronco e alto mesmo [youtube id= 0zdagganpvm width= 620 height= 350 ] alem disso os numeros impressionam sao apenas 5 2 segundos para atingir os 100 km/h o quarto de milha e cumprido em 13 9 segundos a 167 km/h e a velocidade maxima e de 210 km/h de qualquer forma so o barulho da induçao quando se acelera forte ja deve valer a experiencia
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