o designer luigi colani morreu nesta semana em 16 de setembro com 91 anos de idade seu nome nao costuma figurar em listas de maiores designers de todos os tempos como giorgetto giugiaro ou marcello gandini alias seu nome e meio que um truque ele nao era italiano e na verdade se chamava lutz colani no entanto o nome luigi lhe soava melhor junto com o sobrenome pois lhe parecia mais apropriado a um designer e foi adotado em 1957 o caso e que apesar de ter criado alguns poucos carros tradicionais no inicio de sua carreira luigi colani ficou mais conhecido pelo estilo que chamava de biodinamico apostando em curvas suaves formas formas alongadas e arredondadas e diversos elementos que podiam ate nao ser muito praticos em uso regular mas certamente conseguiam causar uma impressao forte a primeira vista e na segunda na terceira e na quarta tambem luigi colani nasceu em 2 de agosto de 1928 em berlim na alemanha mas trabalhou por muito tempo em um estugio de genebra na suiça razao pela qual costuma se dizer erroneamente que ele era suiço boa parte do trabalho de luigi colani consistia em dar formas ousadas e complexas a superficies de fibra de vidro ele conheceu o material no começo da decada de 1950 quando começou a trabalhar em na mcdonnel douglas fabricante de avioes aeroespacial norte americana pouco tempo depois mudou se para a frança onde foi contratado pela simca onde criou seu primeiro projeto automotivo um roadster com carroceria de fibra de vidro sendo um dos primeiros automoveis feitos com este material e apenas 95 cm de altura [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 239605 239606 ] ja em 1953 colani retornou a alemanha com a ideia de continuar desenhando automoveis nao levou muito tempo para que ele fosse contratado pela encarroçadora rometsch e seu primeiro projeto com eles foi uma nova carroceria para o recem lançado fiat 1100 tv compacto movido por um quatro cilindros de 1 2 litro nas maos de colani o fiat 1100 tornou se um cupe aerodinamico alongado e baixo com baixissimo coeficiente aerodinamico apenas 0 22 com este carro que foi apresentado em 1954 colani ganhou seu primeiro premio de design durante o salao de genebra daquele ano depois disto colani seguiu projetando carros desta forma projetos unicos e conceituais sem pretensao de chegar as lojas a maioria era para uso proprio o que ele queria era seguir fiel a sua filosofia biodinamica de design demonstrando como ela poderia ser aplicada aos automoveis carros produzidos em serie eram ocasionais como o colani gt que era um pequeno roadster feito sobre a plataforma dos volkswagen arrefecidos a ar lançado em 1958 ele teve aproximadamente 260 exemplares fabricados pouco tempo depois em 1963 colani apresentou um novo conceito desta vez feito sobre o bmw 700 pequeno leve aerodinamico e equipado com um motor boxer de dois cilindros ele foi um dos primeiros esportivos a usar construçao monocoque luigi colani sabia que seus projetos eram polemicos e que nao agradavam a todos mas ele simplesmente nao ligava ao contrario ele geralmente buscava chocar o publico com seus projetos e opinioes exemplo disto era o colani c112 de 1970 que de acordo com o projetista era uma resposta ao mercedes benz c 111 colani o considerava patetico por ser convencional demais e por isso o c 112 parecia mais uma nave espacial roxa [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 239593 239591 ] tambem em 1970 colani criou o conceito le mans que usava mecanica lamborghini e tinha uma estrutura dupla articulada na metade dianteira ficava o habitaculo enquanto atras ficavam o motor e o cambio pouco tempo depois em 1972 colani foi chamado pela equipe alema de formula 1 eifelland para desenhar seu novo monoposto aproveitando o conceito de asa invertida no qual vinha trabalhando desde 1972 o resultado foi o eiffeland march e21 que trazia o cockpit destacado em um elemento aerodinamico com tomada de ar e um caracteristico retrovisor com haste longa embora fosse muito impressionante visualmente o projeto nao proporcionava arrefecimento adequado ao motor v8 ford outro projeto famoso de colani na decada de 1970 foi sua ferrari 365 daytona de 1974 colani aproveitou que a daytona ja nao era a mais convencional das ferrari e deu a ela uma dianteira mais baixa e um avantajado scoop totalmente funcional no capo foi nesta epoca que colani aproximou se da volkswagen para quem começou a prestar realizar serviços de consultoria aerodinamica com a volks em 1976 ele embarcou em um projeto para quebrar recordes de velocidade usando o monobloco do vw polo porem com uma carroceria baixa em forma de cunha o motor 1 1 recebeu um turbocompressor para atingir os 142 cv e com ele o prototipo alcançou os 238 km/h outro trabalho de colani com a volks foi um prototipo de modelo urbano criado em 1977 tambem sobre a base do polo sua carroceria claro abusava das formas arredondadas incluindo farois grade esta composta de varias entradas de ar circulares janelas laterais e vigia traseiro no ano seguinte luigi colani criou um de seus projetos mais iconicos o colani truck imaginando como os caminhoes seriam em 2001 o veiculo tinha uma cabine totalmente avant garde com um capo baixo e uma especie de bolha para o habitaculo a colani construiu uma serie destes caminhoes nas ultimas decadas dando origem ate mesmo a um motorhome com limpador de para brisa giratorio [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 239600 239601 ] em 1981 colani novamente usou um bmw como base desta vez o entao recente esportivo m1 colani deu a ele uma carroceria futurista e arredondada que parecia algo de dez anos depois tambem foi na decada de 1980 conhecida como a decada dos excessos que colani projetou alguns de seus conceitos mais ousados por exemplo a ferrari testa d oro baseada na testarossa que foi criada para recordes de velocidade e tinha um motor flat 12 biturbo de 760 cv ela atingiu os 351 km/h em 1991 com uma carroceria modificada mais longa mas igualmente organica [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 239596 239598 239599 239597 ] outro exemplo tambem concebido para recordes de velocidade naquele mesmo ano foi o corvette charisma com um v8 sobrealimentado e potencia superior a 800 cv o carro chegou aos 400 km/h nas planicies de sal de bonneville paralelamente a tudo isto luigi colani nunca deixou de dedicar se ao design industrial alem de suas peças conceituais sempre usando o principio da biodinamica criado por ele colani tambem investia em itens mais convencionais e lucrativos que eram a fonte de sua fortuna o exemplo mais conhecido certamente e a canon t90 camera lançada em 1986 cujo esboço original foi desenhado por colani e aperfeiçoado pela equipe de design da empresa a t90 tornou se uma das favoritas dos fotografos que elogiavam sua ergonomia e sua robustez ela era conhecida como the tank e a canon reconheceu a importancia de colani no projeto dando a ele a primeira camera fabricada com seu nome gravado na carcaça luigi colani tambem desenhava eletrodomesticos moveis planejados e esculturas [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 239608 239616 239618 239619 ] o projetista seguiu fiel a seu estilo nas ultimas decadas com automoveis como o mega roadster horch que tinha um que de conceito dos anos 1960 alem da carroceria longa com a dianteira bifurcada o carro tinha um ornamento de capo para la de criativo tinha o formato de uma mulher nua deitada como se estivesse nascendo da carroceria segurando o emblema da horch como se fosse a coisa mais preciosa do mundo [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 239603 239602 ] ja nos anos 2000 o caminhao colani super truck chamou a atençao por sua cabine totalmente isolada do powertrain em uma especie de pod conico flutuante enquanto na base ficava o powertrain olhando o trabalho de luigi colani fica evidente que ele criava seus carros para agradar mais a si mesmo do que aos outros e ele era amado e odiado por conta disto algo que lhe agradava na verdade seus projetos podiam nao ser bonitos do ponto de vista tradicional mas e certo que o mundo do design automotivo perdeu uma de suas mentes mais ousadas e criativas
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