Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Porsche 918 Spyder pagará o IPVA mais caro de São Paulo – e do Brasil
São Paulo é o estado com a alíquota de IPVA mais alta do Brasil, com 4% sobre o valor venal do veículo. Sendo assim, é natural que o carro com o IPVA mais caro do Brasil seja emplacado no estado. Basta procurar o supercarro mais caro do momento e você terá o maior pagador do imposto sobre propriedade de veículo automotor. Em 2014 este maior pagador foi um Porsche 918 Spyder.
Com valor venal de R$ 3.328.652, seu proprietário desembolsou nada menos que R$ 133.146,08, segundo o diário oficial do estado. Com esse valor é possível comprar um 911 dos anos 1970 ou um 912 dos anos 1960. Ou ainda um Fusca TSI com o pacote completo de equipamentos. Mas ei… se você tem quase R$ 4 milhões para um único carro, talvez esse tipo de brinquedo não seja de seu interesse, não é mesmo?
Mercedes-Benz apresenta CLA Shooting Brake
Depois de meses de flagras do carro camuflado a Mercedes-Benz finalmente apresentou o mais recente membro da família Classe A, o CLA Shooting Brake. Como seu nome sugere, ele é uma variação perua do sedã CLA. A Mercedes considera o CLA um cupê de quatro portas — o irmão menor do CLS — e por isso decidiu batizar a perua com o mesmo sobrenome da CLS Shooting Brake.
A capacidade de carga não aumentou muito em relação ao CLA sedã (ou cupê de quatro portas) — são 495 litros da perua contra 471 do sedã-cupê —, então é provável que as pessoas comprem o novo modelo mais por causa de seu visual do que pelo espaço.
Os motores são os mesmos já conhecidos no A, CLA e GLA: um 1.6 turbo de 156 cv no CLA 200, e um 2.0 turbo de 211 cv na versão CLA 250. Na Europa ele ainda terá uma variação menos potente do 1.6 turbo, com 122 cv (CLA 180) e, claro, as versões diesel. O primeiro modelo lançado será o OrangeArt Edition, que usa detalhes em laranja no acabamento e pacotes de equipamentos da AMG, como o AMG Line e o pacote Night, além de rodas de 18 polegadas pintadas de preto com um detalhe em laranja.
A mais recente edição do Hot Lap Limeira em um vídeo matador
Com suas 20 edições, o Hot Lap Limeira já se consolidou como um dos mais populares track days do Brasil, e nesta última edição, realizada no último dia 16 de novembro, foram mais de 20 carros correndo contra o relógio. Quem esteve lá também foi o camarada Leo Sposito, um dos videomakers e fotógrafos mais talentosos do ramo, e ele voltou com um vídeo matador, com direito a drone para takes aéreos, técnicas de câmera car e uma edição de primeira com um belo visual (e trilha sonora) inspirado nos games de corridas.
Na pista, o melhor tempo ficou com Leo Ceregatti e seu Voyage Turbo (veja mais sobre ele no Project Cars), com 1:01,185, seguido por Roberto Fonseca de Audi TT RS, que cravou 1:01,862.
Subaru lança Forester STI com 280 cv… exclusivo para o mercado japonês
Há algumas semanas vimos o teaser do Subaru Forester STI aqui mesmo no Zero a 300. Agora a Subaru mostrou oficialmente as imagens e especificações da versão radical de seu crossover. Ele será vendido em uma série limitada de 300 carros exclusiva para o mercado japonês (JDM), e embora tenha sido projetado pela Subaru Tecnica International (STI), seu nome oficial é Forester tS.
O modelo é uma vitrine dos equipamentos e acessórios da STI para o Forester. Ele ganhou uma grade preta com contorno e logotipo rosa da STI (a original tem a cor da carroceria), para-choques STI, spoiler preto no teto, acabamento prata nos faróis de neblina, retrovisores com carcaça preta e adesivos pretos nas colunas.
Por dentro ele tem um novo painel com escala até 260 km/h, volante de couro com o logotipo STI e costura vermelha, bancos de couro com camurça e costura vermelha, manopla de câmbio STI e soleiras com o logotipo STI. Por fora ele usa rodas BBS de 19 polegadas com discos de freio de 17 polegadas, suspensão recalibrada pela STI rebaixada em 15 mm, ECU, transmissão e sistemas de controle de tração e estabilidade reprogramados. O motor é o 2.0 turbo — boxer, é claro — calibrado para produzir 280 cv e 35 mkgf, e trabalha em conjunto com o câmbio CVT Lineatronic que distribui a força entre as quatro rodas.
Porsche irá disputar as 24 Horas de Le Mans de 2015 com três carros
A Porsche anunciou nesta semana que recebeu a aprovação do conselho de administração do grupo para disputar as 24 Horas de Le Mans com três carros em 2015. Ainda não foi definido quem serão os três pilotos do novo carro, mas ele será pilotado por um dos cinco piloto da classe GT que testaram o 919 em setembro e outubro.