em meio a uma montanha de lançamentos mundiais prontos para estrear em genebra o mercado brasileiro tambem tem suas estreias locais a primeira delas foi a linha 2015 do volkswagen jetta que ganhou uma versao de entrada uma maquiagem leve para ficar em dia e uma suspensao mais moderna nao era exatamente algo que os brasileiros estavam aguardando ansiosamente — a espera e pelo jetta nacional com motor 1 4 tsi mas essa e uma outra historia o lançamento que promete fazer barulho de verdade neste primeiro semestre e o jeep renegade o primeiro modelo nacional da marca ele ja esta sendo produzido na nova fabrica da fiat chrysler em pernambuco e chegara as lojas entre março e abril a espera e justificada o renegade promete ser um rival de peso para duster e ecosport os queridinhos do segmento mas nao apenas por uma questao de preço status ou pelo visual descolado e sim por sua estirpe genuinamente off roader — e isso nao e exagero [youtube id= ewvhanzth k width= 620 height= 350 ] nos ultimos anos a jeep tentou expandir sua participaçao no mercado de crossovers com o compass um rival para o honda cr v e hyundai tucson/ix 35 mas com um visual sem grandes novidades ele era a cara do grand cherokee e um conjunto mecanico apatico para um jeep — um 2 0 de 156 cv combinado a um cambio cvt ligado apenas as rodas dianteiras do crossover de 1 400 kg — ele conseguiu numeros apenas razoaveis de desempenho e de vendas no brasil e nos eua com a chegada da fiat ou melhor dizendo com a compra da chrysler pela fiat a jeep assumiu uma nova postura para o futuro bem mais fiel as suas raizes fora de estrada e por isso que o renegade promete ser mais que um jipinho urbano e altinho para mulheres urbanas que querem um carro altinho apesar da plataforma compartilhada com a fiat — batizada smal wide 4x4 — ele tera traçao integral com reduzida angulos de ataque e saida dignos de um bom off roader e pasme ate motores diesel veja a seguir tudo o que sabemos sobre ele ate agora motor e cambio o renegade nacional sera oferecido em tres versoes sport longitude e trailhawk as duas primeiras serao equipadas com o motor 1 8 evo flex de 132 cv e 18 9 mkgf que podera ser combinado ao cambio manual de cinco marchas ou automatico de seis marchas sempre conectados as rodas dianteiras; ou com o motor 2 0 turbodiesel de 170 cv combinado a um cambio automatico de nove marchas com relaçao reduzida e conectado permanentemente as quatro rodas este ultimo sera a unica opçao de motorizaçao da versao trailhawk nas versoes diesel o renegade tera primeira marcha reduzida traçao 4x4 permanente na trailhawk e sistema selec terrain com ajustes de terreno e controle de descidas a reduzida — aqui obtida por uma relaçao mais curta da caixa de nove marchas fornecida pela zf e nao por uma caixa auxiliar — e a traçao 4x4 sao requisitos das leis brasileiras para homologar um veiculo com motor a diesel na trailhawk o sistema selec terrain tera cinco variaçoes em vez de apenas quatro como no sport e no longitude nas versoes inferiores os modos sao automatico neve areia e lama e no traihawk ha tambem o modo rock para terrenos rochosos na versao trailhawk o cambio tem diferencial encurtado — a relaçao passa de 3 734 1 para 4 334 1 — que permite uma reduçao total de 20 1 para subidas mais severas chamada rock climbing pela jeep algo como escala rochas quando combinado com a primeira marcha com relaçao reduzida de 4 71 1 versoes e equipamentos renegade sport o modelo de entrada sera o sport flex que devera partir de r$ 68 000 com motor 1 8 e cambio manual por esse preço ele vem equipado com ar condicionado direçao com assistencia eletrica travas e vidros eletricos nas quatro portas retrovisores com ajuste eletrico sistema de audio com seis alto falantes conexoes bluetooth e usb leitura de mp3 e controles no volante farois de neblina luzes diurnas maçanetas e retrovisores externos pretos cruise control e limitador de velocidade sensor de estacionamento traseiro e espelho de cortesia com iluminaçao o pacote de segurança inclui os obrigatorios airbags frontais e abs com ebd e bas controle de estabilidade controle eletronico de rolagem da carroceria erm assistente de partida em rampas hsa isofix para cadeiras infantis sistema de alerta de frenagem de emergencia e controle de oscilaçao de reboque tsc as rodas de 16 polegadas sao de liga leve e calçam pneus 215/85 tanto na versao diesel quanto na versao flex a lista de opcionais e formada por tres pacotes e teto solar panoramico os pacotes sao audio sistema multimidia com touchscreen de cinco polegadas conexoes bluetooth e usb comandos por voz navegaçao gps camera de re e oito alto falantes e subwoofer safety inclui airbags laterais dianteiros de cortina e de joelhos para o motorista e sensor de pressao dos pneus comfort retrovisores externos com rebatimento eletrico banco do passageiro dianteiro com porta objetos sob o assento e encosto dobravel tomada de 12 volts no porta malas tomada de 127 volts e lanterna removivel renegade longitude o renegade longitude sera a versao intermediaria do crossover ainda nao ha preços divulgados mas nossa aposta e que ela parta de r$ 75 000 e seja equipada apenas com cambio automatico de seis marchas na versao a gasolina de serie ela traz os mesmos itens basicos da versao sport e acrescenta a lista ar condicionado digital de duas zonas sistema multimidia com touchscreen de cinco polegadas usb bluetooth comandos de voz borboletas para troca de marchas camera de re barras longitudinais no teto tipo rack maçanetas e retrovisores na cor da carroceria banco do passageiro com porta objetos no assento e encosto dobravel luz ambiente e tomada de 12 volts no porta malas as rodas sao de 17 polegadas e calçam pneus 215/60 como o sport tanto a versao diesel quanto a versao flex tem os mesmos opcionais rodas de liga leve de 18 polegadas com pneus 225/55 teto solar panoramico e outros quatro pacotes de equipamentos pacote com rodas de liga leve de 18 polegadas e bancos de couro safety com airbags laterais dianteiros de cortina e de joelhos para o motorista e sensor de pressao dos pneus high tech com detector de pontos cegos estacionamento semi automatico sistema keyless sensores de chuva e de luminosidade retrovisor eletrocromico tomada de 127 volts retrovisores com rebatimento eletrico e lanterna removivel faixa vermelha do conta giros e uma mancha de lama um dos varios easter eggs do modelo pacote com bancos de couro farois de xenonio banco do motorista com ajustes eletricos display de sete polegadas reconfiguravel no painel de instrumentos e sistema multimidia com touchscreen de 6 5 polegadas duas entradas usb comando de voz e oito alto falantes e subfwoofer renegade trailhawk o renegade trailhawk sera a versao topo de linha e aquela que fara jus ao nome da marca ela sera oferecida somente com a motorizaçao diesel e tera suspensao elevada e angulos maiores de ataque transpasse e saida sao 22 cm de vao livre do solo e 31 26 e 34 graus de ataque transposiçao e saida respectivamente como dito anteriormente o trailhawk usa relaçao mais curta do diferencial ganchos de reboque dois na frente e um atras e rodas de 17 polegadas com pneus off road 215/60 a textura do porta objetos e um mapa topografico do deserto moab nos eua ele tambem sera o modelo mais caro do renegade mas tera uma lista de itens de serie mais generosa alem de mais capacidade off road a lista inclui todos os equipamentos basicos do longitude e acrescenta sistema multimidia com touchscreen de sete polegadas barras longitudinais no teto retrovisores externos na cor cinza adesivos no capo sensores de luminosidade e de chuva interior exclusivo com detalhes em vermelho no painel e portas retrovisor eletrocromico traçao 4x4 permanente e controle de descida silhueta do jeep willys na borda do para brisa e face da marca nas lanternas — os easter eggs estao por toda parte a lista de opcionais ainda nao foi divulgada mas e certo que o trailhawk tera teto solar panoramico como os demais
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.