Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Qual o leite escolhido de cada piloto da Indy 500?
Como você já deve saber, o vencedor da 500 Milhas de Indianapolis não bebe champanhe na comemoração do título, mas sim uma garrafa de leite puro. A tradição data de 1936 e não foi quebrada nem mesmo quando Emerson Fittipaldi decidiu beber uma garrafa de suco de laranja para promover sua própria marca na vitória de 1989 (ele acabou dando um gole no leite ao ser avisado que a promoção pegou mal).
Como hoje em dia há dezenas de tipos de leite, antes de cada edição da Indy 500 os pilotos declaram qual seu tipo preferido, para que os organizadores entreguem o leite certo após a vitória. Fernando Alonso, por exemplo, prefere o leite semi-desnatado (2%), assim como Hélio Castroneves e Tony Kanaan (eu vou com eles, acho o semi-desnatado é mais tragável de se beber puro). Já Montoya, Simon Pagenaud e Will Power preferem o leite integral (whole), enquanto Pippa Mann, Charlie Kimball e Jay Howard são mais fitness e preferem leite desnatado (fat-free).
Veja o Hyundai i30 N em ação em Nürburgring
Sim, eu sei: é o terceiro dia em que estamos falando sobre o Hyundai i30 N no Zero a 300, mas não posso fazer muita coisa se a fabricante decide publicar coisas novas e interessantes quase diariamente. Depois das fotos, desta vez eles publicaram um vídeo do hot hatch acelerando durante os preparativos para as 24 Horas de Nürburgring.
Pela primeira vez, portanto, estamos ouvindo o ronco do motor 2.0 turbo — certamente sem abafadores, uma vez que se trata de um protótipo preparado para a corrida. O modelo, como dissemos ontem, irá disputar a prova alemã na categoria SP3T, reservada para carros com motores entre 1,6 e dois litros, e será pilotado por pilotos profissionais, engenheiros da Hyundai e até mesmo por alguns jornalistas alemães.
A intenção, como já dissemos anteriormente, é refinar o desenvolvimento dinâmico do esportivo de forma que, quando chegar ao mercado, ele esteja à altura da concorrência.
Lamborghini pode estar planejando versão ainda mais radical do Huracán
Mal lançou seu Huracán Performante, e a Lamborghini já fala na possibilidade de desenvolver uma versão ainda mais radical do supercarro. Em entrevista ao site australiano Drive, o chefe de pesquisa e desenvolvimento da marca, Maurizio Reggiani, disse que a Lamborghini já tem algumas ideias sobre ir mais além com o Huracán.
“Temos algumas ideias para o futuro, claro. Quando fizemos o Gallardo Superleggera, a diferença entre ele e o Gallardo normal foi muito grande em termos de conforto, ruído e esse tipo de coisa; mas com o Huracán Performante você não percebe nenhuma deterioração no conforto”, disse Reggiani ao ser questionado sobre a possibilidade. “O que fizemos [com o Huracán Performante] foi ampliar ao máximo a civilidade do carro através de nosso sistema, liberando suas capacidades dinâmicas no modo Corsa. Certamente podemos ir além, vamos ver em alguns anos”, completou.
Apesar de falar em “talvez” e “veremos”, a possibilidade é real, basta lembrar dos Gallardo Super Trofeo Stradale e Squadra Corse, que eram versões mais radicais do Gallardo Superleggera — o antecessor do Huracán Performante.
Renault apresenta o novo Megane R.S. em Mônaco… mas não mostra muito
A Renault apresentou o novo Megane R.S. no circuito de Mônaco nesta sexta-feira (26), colocando o hot hatch para acelerar nas ruas do principado com Nico Hülkenberg ao volante — e ao lado dos primeiros modelos de Fórmula 1 da marca francesa, que inauguraram a era turbo da categoria.
Apesar de colocar o carro para acelerar diante do público, o modelo ainda estava vestindo a camuflagem usada nos teasers. Ao menos a marca confirmou algumas das especificações técnicas do modelo: o motor terá 300 cv e será combinado a um câmbio manual de seis marchas, com opção de um inédito câmbio automatizado de embreagem dupla e seis marchas.
Diferentemente do que se pensava, é possível que o motor do Megane R.S. seja uma variação do 1.8 turbo do Alpine A110, e não uma evolução do 2.0 turbo do antecessor. Ele também irá usar um sistema de esterçamento das rodas traseiras e tecnologias derivadas da F1, segundo a Renault, o que pode significar um sistema anti-lag para o turbo.
O modelo será lançado oficialmente em 12 de setembro, no Salão de Frankfurt, e chegará às lojas no início de 2018.
Aston Martin irá escanear corpo dos compradores do Valkyrie
Como nos carros de Fórmula 1, o Aston Martin Valkyrie também terá bancos feitos sob medida para seus pilotos. Porém, como se trata de clientes milionários e não de funcionários-pilotos, a modelagem dos bancos do futuro hipercarro não será feita com o piloto levantando e sentando e enfiando espuma entre o sujeito e a estrutura. Em vez disso a Aston Martin irá usar tecnologia de escaneamento tridimensional para capturar as formas corporais dos clientes para “obter a posição de dirigir perfeita”.
O carro, como já dissemos anteriormente, será desenvolvido em parceria com a Red Bull Racing e Adrian Newey, e promete entregar um nível de desempenho inédito entre carros de rua. Para isso, ele usará aerodinâmica avançada e um motor V12 de 6,5 litros com sistema KERS fornecido pela Rimac, o que resultará em um total de 1.000 cv para empurrar seus 1.000 kg.