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Zero a 300

O Lotus Evija Fittipaldi | O novo Jeep Avenger | O Rolls-Royce de Freddie Mercury e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Conheça o Lotus Evija Fittipaldi

Emerson Fittipaldi é homenageado pela Lotus com uma nova versão especial do Evija; é o Lotus Evija Fittipaldi. O carro lembra a temporada de 1972, quando o Lotus 72 de Emerson foi o carro dominante, nas cores preto e dourado da marca de cigarros John Player Special.

Lembrando: o Evija é aquele paradoxo ambulante, um carro esporte de Lotus de dois lugares mas duas toneladas. Não que não seja absurdamente veloz: tem quatro motores elétricos, tração nas quatro rodas, 2039 cv, e 171 mkgf. A aceleração de 0 a 100 km/h é em menos de três segundos e de 0 a 300 km/h o carro precisa de menos de nove segundos, a caminho da máxima de 350 km/h. O carro poderá andar até 400 km com uma recarga.

O Evija Fittipaldi é todo em preto e dourado como o famoso livery da Lotus. É complementado por uma vista plana do Type 72 gravada na fibra de carbono exposta, e um “8” na coluna B, o número de Emerson.  Na parte de trás, a asa traseira tem adesivo comemorando as vitórias da F1 naquela temporada.

No interior, além das tradicionais assinaturas do piloto, os comandos rotativos do painel foram confeccionados usando alumínio que segundo a Lotus, veio direto do Lotus 72 de Emerson. Ou seja. Uma nova mania esta, vandalizar carros do passado para validar de alguma forma metafísica o atual.

Limitado a apenas oito carros, o Evija Fittipaldi será gradualmente entregue aos clientes a partir do início do próximo ano. (MAO)

 

Aparece teaser de um novo Donkervoort

Vocês conhecem a Donkervoort holandesa: uma empresa que faz Lotus Seven, se Lotus Seven tivesse sido criado em Amsterdam, durante uma viagem de ácido lisérgico, na qual de alguma forma um Audi estava envolvido. O resultado se chama D8, mas apesar de ser um carro ainda atual, já tem dez anos de idade. É hora de um novo Donkervoort.

O Atual D8 GTO

Em um teaser publicado no site da empresa e nas suas mídias sociais, ela anuncia um novo modelo, a ser chamado de F22. A legenda diz: “Você nunca verá isso chegando.”, o que implica que talvez o desenho seja inspirado no caça “Stealth” F22. O teaser diz também “It will be Worth the weight”, um trocadilho holandês em que “Valerá a pena esperar” perde todo significado pela troca de espera, “wait”, por peso, “weight”, somente por serem palavras parecidas. “Valerá a pena o peso”? Ein?

Mas a gente entendeu: peso baixo será o foco do negócio, o que é ao mesmo tempo parte da tradição dos Sevens e dos psicodélicos Seven holandeses da Donkervoort, e algo louvável hoje em dia. Mas não se sabe mais nada deste novo carro, por enquanto.

Mas certamente será no mínimo interessante: o D8 GTO atual vem com um motor Audi de cinco cilindros turbo e 400 cv e pesa 678 kg.  Faz o 0-100 km/h em apenas 2,7 segundos e o 0-200 km/h em 7,7 segundos. Custa US$ 240.000 (R$ 1.279.200) nos EUA. (MAO)

 

McLaren pode ter um SUV elétrico no futuro

Esta deve ser a manchete mais previsível dos últimos anos; ao escrevê-la imaginai na hora alguém olhando para mim com a cabeça de lado dizendo “jura?” de forma sarcástica. Na verdade, essa manchete pode ser usada para toda empresa atual; troque McLaren por qualquer logotipo jamais usado na frente de um carro, e ninguém vai achar impossível. “Morgan pode ter um SUV elétrico no futuro” seria o mais absurdo, mas mesmo assim não espanta mais ninguém.

Mas enfim, boatos indicam que, bem…  A McLaren pode ter um SUV elétrico no futuro. Depois de conversar com o CEO da McLaren, Michael Leiters, a revista Car inglesa afirma que o projeto já começou. Será um veículo elétrico puro, tornando-se o primeiro SUV da McLaren e seu primeiro EV. Se for verdade. Obviamente a McLaren não fala sobre o assunto oficialmente.

Leiters – que substituiu Mike Flewitt no topo em julho de 2022 – já se declarou que é fã de SUVs. Além disso, ele tem uma experiência notável neste segmento, tendo trabalhado tanto na Porsche e mais recentemente na Ferrari. E se a Ferrari agora tem SUV também, os portões definitivamente estão escancarados. E não vamos esquecer que a empresa já mostrou o Extreme E, um carro de corrida off-road, elétrico.

Não é novidade para ninguém que o segmento dos super-SUVs é uma fábrica de dinheiro para empresas como Porsche, Lamborghini e Aston Martin. Ninguém vai ficar de fora. (MAO)

 

Conheça o novo Jeep Avenger

A Jeep, que durante muito tempo foi uma marca da francesa Renault, resolveu mostrar detalhes de seu primeiro carro elétrico no Salão de Paris deste ano. É um produto para o mercado Europeu, que como sabemos, deverá se tornar totalmente elétrico em breve.

É o Jeep Avenger, e vem com um motor elétrico de 155 cv e 26 mkgf de torque. A bateria de 54 kWh produzida pela Stellantis. No ciclo WLTP combinado, pode rodar 400 km sem recarregar, mas em cidade, 550 km são possíveis. Pode ser reabastecido de 20 a 80 por cento em 24 minutos, desde que você esteja usando uma conexão de 100 kW. Se você estiver com pressa, três minutos de carga serão suficientes para 30 quilômetros (19 milhas).

A Jeep diz que a bateria do Avenger foi testada por mais de dois milhões de quilômetros e está instalada no assoalho do veículo. O novo Avenger mede 4080 mm, menor que o Renegade. Apesar de ter apenas opção de tração dianteira, o carro teoricamente tem capacidade off-road; bons ângulos de ataque e partida, e vão livre. E é o primeiro veículo com tração dianteira da empresa a ter os sistemas Selec-Terrain e Hill Descent Control, com seis modos de condução selecionáveis: Normal, Eco, Sport, Snow, Mud e Sand. Uma variante de motor duplo e tração nas quatro rodas também está planejada para o futuro.

O Avenger 2023 será fabricado na fábrica de Tychy na Polônia e será vendido na Europa, Japão, Coréia do Sul e outros mercados. Já está disponível para encomenda na Europa. (MAO)

 

O Rolls-Royce de Freddie Mercury vai à leilão

O bigode escovinha mais famoso do Rock’n’Roll, o indefectível Farrokh “Freddie Mercury” Bulsara é uma lenda das mais poderosas. Mesmo que você, como muita gente, tenha detestado a recente cinebiografia da banda, não há dúvida que ela nos ajudou a lembrar da banda dele, o “Queen”, e o seu maior show, aquele durante o Live Aid de 1985, quando Freddie “tocou” a plateia gigante como um instrumento.

Agora, se você gosta de carro e é fã do Queen, e quer ficar um pouco mais próximo da lenda de Freddie Mercury, a sua chance chegou. O Rolls-Royce dele apareceu à venda, em leilão na Inglaterra.

É o carro usado bem no auge da popularidade da banda nos anos 80:  um Rolls-Royce Silver Shadow de 1974. O dinheiro da venda irá para caridade: será destinado ao Superhumans Center, uma instituição de caridade estabelecida para prestar ajuda à Ucrânia.

O carro foi do cantor a partir de 1979. o carro foi adquirido pela empresa de Mercury, Goose Productions Ltd. Freddie nunca tirou carteira e foi sempre conduzido por seu motorista; claro que o Rolls era a melhor escolha para isso.

O carro permaneceu na propriedade de Mercury até sua morte em 1991. Ele ainda tem seu motor V8 de 6,75 litros original sob o capô, e é um carro prata com interior azul. Se você estiver interessado, o carro será leiloado no evento da RM Sothebys em Londres em 5 de novembro de 2022. (MAO)