Você já parou para se perguntar por que gostamos tanto de rali? É claro que a habilidade dos pilotos impressiona, seja no WRC ou em categorias menores, mas os carros também têm sua parcela de “culpa” — muitos dos automóveis favoritos de qualquer entusiasta surgiram exatamente nos ralis. E é exatamente este o caso do Lancia Stratos. É bem provável que ele seja um dos seus carros favoritos, a não ser que você não o conheça (o que é perfeitamente compreensível) ou só esteja falando que não gosta dele só para ser do contra.
A questão é: como não gostar do Lancia Stratos? Além do belíssimo desenho de Marcello Gandini, que já havia desenhado o Lamborghini Miura e o Countach, ele tinha um V6 Ferrari extremamente musical e carrega a honra de ter sido o primeiro tricampeão mundial de rali, vencendo por três anos consecutivos, de 1974 a 1976, nos primórdios do WRC.
A seu favor, o Stratos tem também todo o charme de um carro criado para vencer, trazendo a beleza como cereja do bolo em um belo projeto de carro de corrida: motor central-traseiro naturalmente aspirado de até 320 cv, entre-eixos curto, carroceria baixa, pneus largos, faróis escamoteáveis, área envidraçada envolvente e interior bem apertado — características que sempre são encontradas nos melhores esportivos italianos clássicos. A verdade é que, quando se trata do Stratos, ficamos meio que sem saber o que dizer — só conseguimos sentir.
É por isso que ficamos tão empolgados quando soubemos que, nos últimos dias, foi realizado o segundo maior encontro de Lancia Stratos em todos os tempos. O Zenith El Primero World Stratos Meeting aconteceu na em Biella, na Itália (nome apropriado, não?), entre os dias 24 e 26 de junho e reuniu 46 carros. Parece pouco, mas pense bem: eram 46 exemplares autênticos do Stratos. Se a gente estivesse lá, provavelmente precisaria de alguns minutos para recuperar o fôlego e encontrar o queixo caído no chão.
Foram fabricados 492 Lancia Stratos — o mínimo para homologação eram 500, mas uma mudança no regulamento em 1976 reduziu o número para 400. Os exemplares de rua tinham uma versão mais mansa do V6 Dino de 2,4 litros, com cerca de 190 cv, mas nem por isso eram menos divertidos:
Nunca cansamos de assistir a este vídeo
Com todos os carros que competiram até não poder mais, os exemplares perdidos em celeiros (eles certamente existem) e os carros que se transformaram em peças de museu, dá para concordar que ter um Lancia Stratos na garagem deve ser um privilégio. Se estivéssemos entre os donos destes 46 carros, é claro que não perderíamos a chance de participar de um evento como este.
Além de proporcionar a bela visão das dezenas de carros estacionados em uma típica piazza italiana, poder colocar os carros para esticar as pernas e exercitar os dutos de admissão e escape ao lado de outros exemplares deve ser divertidíssimo. Não apenas para quem está participando de tudo, mas também para quem está vendo tudo, seja de perto ou de longe. O vídeo abaixo é uma bela prova disso:
Exemplares de rua e de competição estiveram presentes — entre eles, alguns lendários, como o vencedor do Rali Monte Carlo 1977, com a clássica pintura Alitalia. Também marcou presença o New Stratos, e é impossível olhar para ele sem sentir uma pontinha de tristeza pelo fato de a Ferrari ter vetado o projeto em 2012, por utilizar como base uma F430 e carroceria projetada pela Pininfarina. O motor é um V8 de 4,3 litros preparado para render 540 cv, e sempre que o vemos temos certeza de que ele seria um sucesso.
O Stratos branco que foi um dos destaques do encontro também é um carro especial: com ele, o ex-piloto de F1 e turismo Érik Comas compete em ralis históricos por toda a Europa. Comas hoje em dia é embaixador e consultor da fabricante suíça de relógios Zenith e é patrocinado por ela, e foi ele quem incentivou a marca a promover o evento. Assim, o World Stratos Meeting também foi palco do lançamento de uma série limitada de 40 unidades do relógio El Primero Chronomaster, inspirada pelo Lancia Stratos.
Agora, o que você quer ver mesmo são os carros, não é? Tudo bem! Além das belas cenas panorâmicas registradas com drones do vídeo logo abaixo, você vai poder conferir uma galeria com quase 80 fotos — é para babar em todos os detalhes!
Fotos: LanciaStratos.com, WorldStratosMeeting.com