FlatOut!
Image default
Car Culture Carros Antigos

O mistério da concessionária BMW que ficou abandonada por quase 30 anos


Histórias de concessionárias fantasma sempre mexem com a imaginação de qualquer entusiasta. Lembra daquela revenda Volkswagen abandonada em Estrela, no Rio Grande do Sul? Hoje, vamos contar a história de um caso parecido. Desta vez, uma concessionária BMW de Ontario, no Canadá, que ficou abandonada por exatos 26 anos.

O nome da concessionária era Citation Motors, e seu showroom fica em Oakville, Ontario. Quer dizer, foi lá que a concessionária funcionou até 1988, quando seu proprietário, um rico empresário da região, teve sua concessão revogada pela companhia bávara. O motivo jamais veio à tona, mas não impediu o dono de mudar-se para Toronto. Lá, ele abriu outra concessionária, chamada Downtown BMW, que fechou as portas em 2002.

bmw-dealer-8

Esta história poderia ter acabado aqui caso o dono tivesse simplesmente fechado as portas e transferido tudo o que havia na Citation Motors para o outro prédio em Toronto. Não seria difícil — uma ou duas cegonhas provavelmente dariam conta dos carros, enquanto os equipamentos poderiam ser vendidos junto com o prédio. Mas não foi isto o que ele fez.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Provavelmente o dono era alguém montado na grana, pois ele se deu ao luxo de simplesmente trancar o local e deixar tudo como estava. Por um quarto de século.

Que tipo de pessoa faz uma coisa dessas? Talvez o tipo que ame demais os carros para vê-los ir embora. Claro, ele poderia tê-los levado consigo, mas preferiu deixá-los para trás. Não cabe a nós encontrar sentido nisso, e muito menos julgar. Só sabemos que foi assim. A única coisa certa é que faríamos diferente dele.

bmw-dealer (17)

O fato é que tudo o que aconteceu entre 1988 e os últimos quatro anos é um mistério. Há alguns anos, porém, o caso veio à tona, aos poucos, e até hoje não foi totalmente esclarecido — ainda que possa ser considerado encerrado, porque a concessionária não está mais lá. Só o prédio, aparentemente, com outra concessionária no lugar. Mas nós já vamos chegar lá.

bmw-dealer (18)

Primeiro, vamos ao que sabemos: em setembro de 2006, um dos membros do fórum Maxbimmer.com contou que morava em Oaksville e sempre quis saber qual era a história daquele prédio. Através das enormes vitrines era possível ver dois BMW Série 3 E30, um cupê e um sedã, e um Série 6 E24, além de todo o material de escritório e mobília da concessionária, mas o lugar parecia abandonado havia muito tempo. Sabendo que o fórum era frequentado por funcionários da BMW, especialistas e fãs da marca, ele tinha a esperança de que alguém pudesse lhe dar uma luz.

bmw-dealer (16)

Deu certo: em pouco tempo, vários outros usuários começaram a reunir as informações que tinham a fim de dar corpo à história. Foi assim que chegaram à versão que contamos no início deste texto mas, obviamente, não parou por aí.

Como aconteceu com a concessionária sulista aqui no Brasil, não demorou para que o local começasse a ser frequentado por alguns dos entusiastas do fórum, curiosos para ver se conseguiam tirar algumas fotos e babar nos carros. Alguns chegaram a combinar visitas em grupo, e foi assim que eles descobriram que, de tempos em tempos, o dono aparecia em seu Série 5 E28 para dar uma olhada nos carros e tirar a poeira deles.

bmw-dealer (22)

Alguns diziam conhecer alguém que foi até lá e falou com o proprietário, outros diziam ter visto o homem, e alguns chegaram a dizer que ele pedia pelos carros o mesmo preço de tabela de quando eram novos. Um deles revelou o primeiro nome do proprietário: Helmut.

Ao vasculhar pelas 16 páginas do tópico, é possível ver um punhado de fotos, mas a maioria delas tem qualidade sofrível. No entanto, um dos usuários (que assina como “WhadUpp”), teve a manha de capturar algumas imagens muito boas. A maioria das fotos que ilustram este post são dele.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Outro usuário, “M3ti Compact”, conseguiu conversar com o dono em uma de suas visitas. Segundo ele, Helmut perguntou o que ele e seus amigos faziam ali. Quando soube que era para tirar fotos, disse que não via problemas. Apenas pediu para que o fizessem outro dia, quando os carros estivessem limpos.

Mas a descoberta mais incrível era que havia mais um carro na garagem dos fundos: um BMW 635CSi E24 preto, novinho em folha, com apenas 6.000 km rodados. O carro branco das fotos também é um 635CSi — topo de linha da marca nos anos 70, equipado com um seis-em-linha de 3,5 litros e 218 cv.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Tudo isto foi descoberto naquele setembro de 2006. Então, o tópico ficou abandonado por alguns anos (é assim que as coisas funcionam em fóruns da internet). Em 2011, a história foi descoberta pela mídia e começou a ser publicada em diversos sites automotivos. Contudo, ninguém soube de mais notícias sobre a Citation Motors. Até que, em 2014, o membro do fórum “_JohnnyD_” postou a foto abaixo, e disse acreditar que, finalmente, o lugar havia sido vendido.

bmw-dealer (23)

E havia. Meses depois, no mesmo prédio, era inaugurada a Clarkson Fine Cars — que provavelmente não pertence a Jeremy Clarkson, mas a julgar pela imagem abaixo retirada do Google Street View e capturada em maio deste ano, o negócio vai bem. Você pode acessar o mapa neste link.

maps-

O que aconteceu com os carros? Foram todos vendidos — o 635CSi, por US$ 80 mil, ou R$ 278 mil em conversão direta. Nos resta torcer para que os BMW clássicos tenham ido parar em boas mãos.

 

 

ESTA Chevy GMC 500 2.0 16V Turbo
PODE SER SUA!

Clique aqui e veja como