em 1972 quando emerson fittipaldi ja era o principal piloto da lotus e uma das grandes promessas da formula 1 o brasil recebeu pela primeira vez um grande premio de formula 1 foi uma corrida experimental uma prova fora do calendario oficial mas que serviu para que o grande premio do brasil passasse a integrar o calendario da formula 1 a partir do ano seguinte desde entao o brasil esta na lista dos 10 paises que mais receberam corridas de formula 1 em toda a historia e interlagos e o setimo autodromo que mais recebeu provas da formula 1 — isso claro sem mencionar que neste mesmo periodo o brasil se tornou uma verdadeira fabrica de pilotos de diversas categorias a historia do gp do brasil vista de hoje e realmente gloriosa e um bom exemplo do que somos capazes quando ha um minimo de unidade em prol de algo agora depois de 51 anos desde aquela primeira ediçao quem nao conhece os detalhes dessa longa historia mal poderia imaginar que estivemos muito perto de perder a formula 1 no brasil [caption id= attachment_330960 align= aligncenter width= 1453 ] a formula 1 com a cor das tardes do verao brasileiro[/caption] esse ponto critico aconteceu em 1989 quando bernie ecclestone — ja no comando da categoria depois da disputa fisa foca nos anos 1980 — precisava encontrar uma forma de resolver os problemas que o gp no rio de janeiro vinham lhe trazendo apesar de ser uma das provas mais badaladas do calendario — afinal estamos falando do verao carioca nos anos 1980 — a organizaçao do evento jacarepagua tinha uma serie de problemas que colocavam em risco a continuidade do gp no brasil por ali o proprio verao carioca era um problema fazendo com que a prova fosse realizada sempre sob temperatura e umidade elevadas outro problema era o asfalto ondulado demais fonte de criticas dos pilotos e das equipes alem disso as provas de formula 1 eram naturalmente mais relaxadas em termos de controle de acesso na epoca mas no rio de janeiro isso era potencializado e ainda havia o custo de aluguel do autodromo cada vez mais elevado no fim das contas realizar um grande premio no rio de janeiro estava se tornando inconveniente para a formula 1 mas houve um fator que foi determinante no destino da formula 1 no rio o acidente de philippe streiff durante os testes de pneus em março de 1989 https //www youtube com/watch v=qxqszn3rntg o acidente em si nao foi o maior problema mas o que aconteceu depois o carro sofreu uma quebra na suspensao e saiu da pista descontrolado em direçao a um muro de contençao onde acabou atingindo outros dois funcionarios do autodromo isso por si ja seria algo preocupante apesar dos ferimentos leves sofridos pelos dois depois mesmo com a açao rapida dos bombeiros que levaram menos de 20 segundos para chegar ao local e controlar o principio de incendio toda a extraçao e transporte de streiff ao centro medico e ao hospital foram desastrosos o carro teve o santo antonio quebrado e talvez por isso streiff acabou com fraturas em duas vertebras do pescoço e em um dos ombros ele foi removido do carro sem o colete cervical e levado ao helicoptero em uma maca flexivel do autodromo streiff foi levado a uma clinica no bairro da gavea a cerca de 25 km de jacarepagua ali ele ainda esperaria ate a noite para ser operado pelos medicos que estavam em sao paulo philippe streiff sobreviveu mas ficou tetraplegico devido as lesoes do acidente ele nunca acusou a organizaçao da prova de ter cometido erros em seu atendimento mas nunca saberemos se as lesoes irreversiveis foram causadas pelo acidente ou pelo socorro inadequado o que sabemos e que para um grande premio que ja estava em risco um acidente como este foi a gota d agua o gp do brasil foi realizado normalmente em 26 de março daquele ano tendo como vencedor nigel mansell na ferrari 640 que estreava no rio de janeiro seu novo cambio semi automatico o brasileiro mauricio gugelmin foi o terceiro colocado conquistando seu primeiro e unico podio na categoria meses depois em 15 de outubro de 1989 durante a reuniao da fisa — o orgao da fia que regulamentava o automobilismo esportivo na epoca — a entidade decidiu eliminar o gp do brasil do calendario da formula 1 conhecendo esta historia hoje e facil pensar que a soluçao obvia seria apenas mudar a formula 1 para interlagos mas a categoria havia deixado interlagos em 1980 pelo mesmo motivo que estava abandonando o rio de janeiro a infra estrutura inadequada do autodromo o asfalto de interlagos vinha piorando significativamente na segunda metade dos anos 1970 tornando se demasiadamente abrasivo e ondulado — o que se tornou um grande problema para os carros asa daqueles anos com o rio de janeiro ja organizando um gp em alternancia com sao paulo a formula 1 decidiu correr apenas em jacarepagua e interlagos acabou relegado as categorias regionais e nacionais com bem menos atençao e recursos do que receberia se ainda tivesse a formula 1 por isso em 1989 o autodromo era simplesmente ultrapassado demais para receber a categoria seu asfalto ainda era ondulado seu trecho de alta era arriscado demais para os carros modernos e ainda havia a questao da extensao da pista que dificultava as transmissoes para a tv no padrao desejado aquela altura https //youtu be/wvrqyzmejb4 piero gancia entao presidente da cba estava em paris na ocasiao em que a fisa decidiu riscar o brasil do calendario de 1990 sendo proximo de bernie ecclestone piero gancia disse que encontraria uma forma de manter o gp do brasil em seguida entrou em contato com a recem empossada prefeita de sao paulo luisa erundina e explicou a situaçao [caption id= attachment_330955 align= aligncenter width= 1135 ] ecclestone erundina e gancia[/caption] a prefeita agora ciente da economia de interlagos e do gp do brasil fez um acordo com a shell no qual a prefeitura cederia por comodato 20 terrenos da prefeitura para a instalaçao de postos de combustivel como contrapartida do financiamento da reforma de interlagos 50 onibus para a frota publica e pagamento de 5% do faturamento dos postos a prefeitura a shell topou faltava agora decidir o traçado https //youtu be/ghfuppsxszg piero gancia pediu a chico rosa entao administrador de interlagos para desenhar um traçado mais seguro e adequado as demandas da formula 1 da epoca o resultado foi um traçado que aproveitava boa parte do antigo mas sem inutilizar o traçado original muito menos o anel externo — o que permitiria ao menos quatro traçados diferentes em interlagos — um traçado curto um traçado de formula 1 o traçado original e o anel externo bernie ecclestone contudo nao gostou da ideia de se manter o anel externo pois nao queria que a indy desse as caras no brasil dividindo a atençao e o dinheiro dos espectadores com a formula 1 a historia de como o s entrou em cena e nebulosa — pilotos contrarios ao redesenho do traçado acusam ayrton senna de usar sua posiçao de idolo nacional e campeao do mundo para interferir no projeto em favor dos interesses de bernie ecclestone — mas o fato e que um traçado completamente diferente do proposto foi aprovado e inutilizou nao so o anel externo mas tambem todas as variaçoes de traçado previstas por chico rosa [caption id= attachment_330957 align= aligncenter width= 1315 ] gancia erundina e o traçado proposto por chico rosa[/caption] o resto e historia — uma historia bem conhecida por todos nos que assistimos a formula 1 no brasil ate hoje mas ha algo que nos escapa e a rapidez com a qual tudo foi feito a reuniao com a fisa aconteceu em 15 de outubro de 1989 e o gp do brasil de 1990 foi realizado no traçado novo em 25 de março de 1990 sim cinco meses desde o primeiro contato de piero gancia e luisa erundina ate a realizaçao do gp do brasil passando pelas propostas de chico rosa a recusa de ecclestone a entrada de senna e do seu s a refundaçao da pista a conclusao das obras os primeiros treinos e a largada do grande premio e um feito e tanto principalmente se tratando de um equipamento publico brasileiro — mas que mostra o que e possivel quando se tem homens comprometidos com uma missao como fizeram piero gancia e chico rosa o circuito do canada pode ate ter sido projetado em meia hora mas so interlagos foi projetado reformado e inaugurado em menos de cinco meses graças a estes dois homens a formula 1 permaneceu no brasil e garantiu a sobrevivencia de interlagos esta materia e nossa singela homenagem a philippe streiff que nos deixou em 23/12/22 aos 67 anos e a chico rosa que partiu aos 80 anos neste ultimo final de semana esta materia e uma amostra do nosso conteudo exclusivo que foi publicada aberta como um presente para voce provar um pouco do que produzimos diariamente para os nossos assinantes e flatouters se voce gostou da leitura escolha seu plano e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem tem acesso ao grupo secreto plano flatouter descontos com empresas parceiras para detailing compras de peças e acessorios acesso exclusivo aos eventos para flatouters [fo form plans]
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