A BMW é quase sinônimo de motores de seis cilindros em linha suaves e potentes e não há razão para ir buscar motores deste tipo em outras marcas, correto? Bem, nem todo mundo concorda com isto. Lars Verbraeken, por exemplo: seu BMW E30 tem um motor de seis cilindros em linha, mas ele não veio de outro BMW, e sim de um Toyota Supra — um 1JZ de 503 cv. What?
Lars é piloto de drift pela equipe oficial da Falken Tire, o que explica a pintura azul e turquesa (não azul-turquesa) de seu BMW 323i. O vídeo abaixo é um dos mais recentes registros — o dono do canal no YouTube não diz quando nem onde foi, mas isto são detalhes: o que chama a atenção é o espetáculo de derrapagens controladas acompanhadop pelo ronco do seis-em-linha turbinado da Toyota. Saca só:
O piloto holandês começou a competir em eventos de drift em 2006, usando seu 318is de rua. Mais tarde, montou este BMW 323i, que já teve uma série de motores: um seis-em-linha de 3,5 litros do BMW 535i, o V8 de quatro litros do M3 E92 e, desde 2010, o seis-em-linha 1JZ de 2,5 litros que, no carro de Lars, entrega 503 cv e 59,2 mkgf de torque.
O 1JZ-GTE veio de um Toyota Supra de terceira geração, que também forneceu o câmbio manual de cinco marchas. Outros componentes vieram das prateleiras da BMW: o diferencial traseiro é de M5 E28, a suspensão dianteira usa componentes de um Série 6 E24 e o body kit é de M3 E30 — por esta razão, muita gente pensa se tratar de um M3. Puristas não gostam, mas carros de drift quase sempre trazem esta salada de componentes.
Mas Lars não é o único drifter da equipe Falken que usa um E30: trata-se de uma dupla de pilotos, e a outra metade é o holandês Remmo Niezen. Ele também pilota um E30, porém é menos herege e instalou o V8 de cinco litros de um BMW M5 E39.
Agora, pensando bem, o E30 com motor de Supra não é tão herege assim. Os melhores BMW não usam motores de seis cilindros em linha? Este só veio de um lugar diferente… além disso, não podemos esquecer que a BMW e a Toyota são parceiras agora. Está tudo em casa!