agora que a inteligencia artificial esta na moda tenho visto muitas imagens de carros que nunca existiram materializados em imagens compostas por esses algoritmos bem sacados algumas coisas saem estranhas mas outras ficam interessantes ao ponto de nos levar para uma viagem pelas realidades alternativas do multiverso como teria sido um porsche cayenne 1980 por exemplo ou um serie 5 e34 coupe ou ainda um mclaren f1 roadster [caption id= attachment_348025 align= aligncenter width= 821 ] peguei esse no @airtificialcars clique na imagem para acessar o perfil [/caption] pensando a respeito me dei conta que alguns carros que existem atualmente foram inventados no passado mas nao por suas fabricantes e sim por preparadoras independentes e encarroçadoras quer um exemplo o porsche panamera troutman barnes 911 ontem porsche panamera hoje como seria um panamera dos anos 1960 a troutman & barnes antiga encarroçadora californiana tem a resposta pois eles fizeram um porsche quatro portas e com chassi alongado nos mesmos moldes do que se tornaria o panamera a historia começou em 1967 quando um americano chamado william dick proprietario de uma loja porsche no texas decidiu dar um esportivo a sua esposa e percebeu que nenhum carro de sua coleçao — que era composta por modelos ferrari porsche e rolls royce — tinha quatro portas diante deste problemao ele decidiu criar uma versao quatro portas do porsche 911 e enviou seu gerente geral a italia com a missao de encontrar um carrozziere capaz de construir o modelo exclusivo so uma empresa levou o funcionario a serio e chegou a produzir esboços tecnicos para tal carro foi quando ele recebeu a sugestao de que os californianos da troutman & barnes seriam a empresa certa para essa empreitada tao excentrica os caras toparam e começaram cortando ao meio um 911 1967 novinho em folha para fazer as portas traseiras eles usaram as portas originais do 911 remodeladas e montadas em posiçao invertida em lados opostos aos originais como a coluna b era finissima e as portas tinham dobradiças na parte de tras elas acabaram ancoradas na traseira com abertura tipo suicida e receberam uma janela em peça unica sem os quebra ventos dick conseguiu encomendar com a propria porsche um par de bancos individuais identicos aos dianteiros porem sem trilhos nem ajuste de reclinaçao — entre eles passa o tunel central como em todo porsche de quatro lugares ate hoje no processo de conversao do esportivo em um seda de luxo ele ainda teve suas rodas fuchs de magnesio trocadas por modelos de aço com acabamento cromado e calotas e recebeu vidros eletricos a conversao como voce deve estar imaginando nao foi barata e custou bem mais que a versao quatro portas de seu rolls royce silver shadow mas ele ao menos seria um modelo unico e exclusivo — o presente perfeito para a sra dick que o recebeu no natal de 1967 como previsto amg 280 ge 5 6 sport ontem mercedes gle e gls hoje o mercado dos suv de luxo so embalou mesmo depois que a mercedes lançou o primeiro concorrente real do range rover a classe ml lançada em 1997 era algo tao diferente que ele foi projetado e fabricado nos eua visando o mercado norte americano o maior comprador de suv do mundo na epoca o conceito era exatamente o mesmo do range rover um carro capaz de rodar fora da estrada mas com o luxo e o conforto de um seda no caso o classe ml era pareado com os sedas executivos da classe e com quem compartilhava motores e equipamentos mas nao o nivel de acabamento que era pouco inferior aos alemaes e importante lembrar que na epoca o classe g ainda nao era o carro de imagem e luxo que ele se tornaria no inicio dos anos 2010 mas foi justamente ele a base para o ml do passado alternativo o amg 280 ge 5 6 sport de 1979 esse negocio meio bizarro aqui olha so o conceito esta ai um carro que nasceu utilitario mas que foi transformado em um carro de luxo para rodar no asfalto e apenas eventualmente fora dele a amg que ainda era independente ela so foi incorporada a daimler benz a partir de 1993 sendo adquirida integralmente em 1998 colocou tudo do classe s da epoca o w116 em um robusto e espartano classe g incluindo o motor v8 de 5 6 litros e ate mesmo a grade e os farois do seda por dentro ele tinha bancos recaro com ajuste eletrico ou simplesmente os bancos mais confortaveis da classe s revestimento de couro nas portas painel e console central com carpete no assoalho o conceito no fim das contas antecipou nao so o mercedes ml atuais gle e gls mas tambem o futuro da propria classe g que incorporou todos os elementos de luxo e conforto da classe e e alguns da classe s para se tornar o que ele e hoje bentley dominator ontem bentley bentayga e rolls royce cullinan hoje um suv rolls royce parecia uma ideia absurda ultrajante e vulgar quando o cullinan foi confirmado pela marca de repente uma fabricante tradicional e tao sobria se rende ao modismo nouveau riche dos suv um lord nasce lord ele nao se torna lord porque plantou mais milho que todos os outros camponeses diria um esnobe membro da realeza mas aconteceu mesmo e aconteceu justamente por causa da realeza mas nao a britanica e sim uma das realezas asiatias adivinhe quem claro o sultao do brunei ele que dirige pelos tropicos decidiu que teria um bentley capaz de atravessar florestas tropicais e vivendo sobre dinheiro liquido ele simplesmente ligou para a bentley e solicitou um carro que atendesse seu desejo um nao seis assim nasceu o bentley dominator como ele foi feito e dificil dizer pois nao e um projeto oficial especula se que ele seja baseado no range rover de 1996 a julgar pelo perfil da carroceria e das portas porem com o v8 de 6 75 litros e cerca de 390 cv que equipava o bentley continental da epoca isso claro alem do acabamento interno do seda de luxo britanico na epoca 1996 a bentley e a rolls royce ainda nao haviam sido separadas pelo fim da industria britanica e compradas por grupos diferentes elas ainda eram a mesma fabricante e por isso o dominator se parece mais com o cullinan do que como bentaya — os bentley da epoca eram basicamente versoes esportivas dos rolls royce o fato e que coincidentemente duas decadas mais tarde tanto a bentley sob o comando da volkswagen quanto a rolls royce sob o dominio da bmw lançaram um descendente do dominator brabus 190e 5 0 v8 ontem mercedes c63 amg ate pouco tempo atras hoje o c63 amg tem um modorrento motor de quatro cilindros e usa um rodeio retorico para fingir que tem mais potencia que seus antecessores mas ate pouco tempo atras a mercedes amg sob o comando de tobias moers chutou o pau da barraca colocando um v8 aspirado de 6 2 litros sob o mediano classe c e depois inventou um v8 4 0 biturbo ainda mais potente para ele so que essa ideia ja havia sido executada e oferecida ao publico no distante ano de 1984 na epoca a mercedes havia acabado de lançar seu baby benz como resposta ao bmw serie 3 lançado no final dos anos 1970 adequadamente a sua proposta ele tinha somente motores quatro cilindros com deslocamento entre 1 7 litro e 2 3 litros o 2 6 seis em linha chegou somente em 1987 e no maximo 185 cv nao era pouca coisa afinal o carro nunca pesou mais de 1 300 kg mas bodo buschmann o chefe da brabus aparentemente nao achava isso e tratou de sacar o motor v8 m117 de cinco litros da classe s para instalar no cofre do sedazinho e como se nao bastasse bodo ainda fez alguns upgrades no motor para que ele desenvolvesse 280 cv a 5 200 rpm e 43 8 kgfm a 4 000 rpm infelizmente ha poucas fotos do carro e do motor e a brabus nunca divulgou os dados de desempenho do seda mas considerando que o 560 sec de 280 cv era 400 kg mais pesado e mesmo assim chegava aos 100 km/h em 7 segundos e atingia 240 km/h com maior arrasto aerodinamico arriscaria dizer que o 190e v8 cortava ao menos 1 segundo desse tempo de aceleraçao e chegava aos 250 km/h parece que ele inspirou tambem a ficha tecnica dos amg brabus 500sel business lounge ontem maybach hoje os modelos maybach sao o mais proximo que voce pode chegar de um jato executivo atualmente sem precisar ir ate um aeroporto a marca foi relançada pela mercedes no inicio dos anos 2000 para recuperar o investimento feito na plataforma w140 que custou uma fortuna e nunca se pagou e existe ate hoje para batizar os modelos de alto luxo que competem com bentley e rolls royce o conceito contudo ja era oferecido tambem pela brabus nos anos 1980 na forma do 500sel business lounge essa linha começou em 1982 quando a brabus instalou pela primeira vez um sistema de audio e video em um modelo da classe s mais especificamente o 500 sel em 1995 a brabus decidiu criar um escritorio sobre rodas no classe s600 de chassi longo o carro ganhou um painel traseiro com saidas de ar mesas retrateis para notebooks console central com tela e integraçao com aparelhos de fax e modem a partir dali a marca começou a produzir modelos cada vez mais equipados replicando os jatos executivos privados no compartimento traseiro dos mercedes pininfarina ferrari 456 gt venice ontem ferrari purosangue hoje a purosangue talvez seja a maior heresia da historia da ferrari um suv que nao parece suv ok de quatro portas com motor v12 para levar a familia mas essa heresia ja havia sido cometida por gente proxima da ferrari nos anos 1990 estou falando da pininfarina empresa camarada de enzo ferrari tao chegada que ate o convenceu a usar carros da peugeot nos anos 1960 pois a marca francesa era cliente sua foram eles os trai digo eles quem fizeram a 456 gt venice ou melhor as 456 gt venice quem convenceu battista e sua turma raimundo nonato ate poderia ser mas foi de novo a turma da realeza do brunei nesse caso jefri bolkiah irmao do sultao a historia e um tanto obscura mas o que se sabe e que o principe procurou a ferrari em 1996 e a fabricante encarregou a pininfarina de projetar e modificar as 456 gt o estudio topou mas exigiu que sete unidades fossem compradas a um custo de us$ 1 5 milhao para viabilizar a produçao bolkiah so queria seis mas ele pagou pelas sete deixou uma delas com a pininfarina isso significa que ele desembolsou us$ 10 5 milhoes para ter seis peruas ferrari ou us$ 1 75 milhao por cada uma em valores atuais isso corresponde a us$ 2 65 milhoes r$ 6 75 em valores de hoje por unidade ou us$ 16 milhoes r$ 40 5 milhoes no total ferrari 212 export shooting brake fontana ontem ferrari ff e gtc4 lusso ha uns dias a ideia de uma ferrari com teto alongado contudo e ainda mais antiga ela foi oficializada somente em 2011 quando a ferrari ff foi lançada mas ao longo da historia existiram varias outras a primeira e mais foi a ferrari 212 export shooting brake feita pela carrozzeria fontana em 1952 a encarroçadora era apenas uma das que trabalhavam com as ferrari na epoca e foi ela a responsavel por transformar a 212 export spyder em uma perua o motivo atuar como carro de serviço sim uma ferrari de serviço na carrera panamericana de 1952 nao houve uma segunda shooting brake da fontana feita sobre a ferrari 212 — e ela nem existe mais porque foi transformada em spyder novamente depois da corrida callaway twin turbo corvette ontem corvette c8 zr1 daqui a pouco o corvette c8 zr1 ainda nao foi lançado mas a gm ja confirmou que ele sera basicamente uma versao biturbo do atual z06 isso significa que pela primeira vez a chevrolet tera um corvette sobrealimentado por turbos em vez de compressores de polia so que essa nao e uma ideia nova porque reeves callaway ja fez isso em 1987 foi quando a chevrolet fez uma parceria com a callaway oferecendo a opçao de se comprar o callaway twin turbo corvette em sua rede de concessionarias — com garantia e tudo mais ao comprar seu corvette voce deveria assinalar a escolha pelo pacote rpo b2k a base era o motor v8 l98 small block que naturalmente aspirado chegava aos 230 cv e 64 2 mkgf de torque era o suficiente para que o corvette chegasse aos 100 km/h em menos de sete segundos com os dois turbos instalados pela callaway que recebia os carros diretamente da chevrolet antes da entrega ao proprietario a potencia chegava aos 345 cv e o torque aos 47 4 mkgf na preparaçao o bloco recebia reforços estruturais virabrequim forjado novas bielas e pistoes mahle ou cosworth com menor taxa de compressao de 7 5 1 o v8 tambem ganhava novas valvulas mais resistentes os turbos eram um par de rotomaster t04 com dois intercoolers a callaway tambem instalava um sistema de injeçao auxiliar um radiador maior e um novo sistema de escape https //flatout com br/callaway e o corvette c4 twin turbo como tudo aconteceu/ o sistema biturbo acabava por ocupar bastante espaço e a callaway chegava ao ponto de utilizar parte de uma travessa oca sob o cofre para levar ar para os turbos que ficavam em uma posiçao bem baixa proximos ao carter tudo era testado por 1 200 km antes de ser enviado a concessionaria esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos 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