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Zero a 300

O novo Civic Type R, o fim do Camaro, o menor BMW com a grade grande e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Honda confirma novo Civic Type R para 2022

A Honda sequer revelou o novo Civic Si, mas já divulgou as primeiras imagens da nova geração do Type R. O modelo ainda está encapado com vinil camuflado, o que confunde suas linhas e nos impede de ter uma visão mais clara de como ele será quando chegar às ruas, mas esperamos que ele abandone aquela falsidade aerodinâmica dos para-choques da atual geração — ao menos na traseira, já que a dianteira dá indícios de que as falsas tomadas de ar continuam ali.

Também é possível ver que ele mantém os freios Brembo e pneus Michelin Pilot Sport 4, além da saída tripla de escape — agora com a saída central um pouco maior. Ainda na traseira, note que a asa parece mais alta, porém mais plana.

A camuflagem também permite ver que o Type R terá uma dianteira um pouco mais agressiva que a do Civic comportado — não chega a ser como a do Integra chinês, mas parece ser um pouco mais agressiva que a dos Civic comuns.

O novo Type R chegará em 2022, e nesse intervalo de tempo entre estas fotos e o lançamento do carro, a Honda irá finalizar o desenvolvimento do esportivo no solo sagrado dos esportivos, o Nürburgring Nordschleife. Ainda não há detalhes sobre a motorização, mas é certo que ele será vendido somente com câmbio manual de seis marchas para moderar a força do motor 2.0 turbo com algo em torno de 320 cv e 350 cv — não espere muito mais que isso sem um motor elétrico para dar uma força ao virabrequim.

Quem esperava um motor híbrido terá que esperar um pouco mais, pois esta deverá ser a última geração do Type R movida apenas a combustão interna, o que significa que a espera deve durar até por volta de 2026 ou 2027, aí sim com 400 cv ou mais.

 

Camaro terá versão especial de despedida

Sim, despedida do Camaro, porque a Chevrolet, pelo jeito, decidiu que não vale mais a pena fabricar o muscle car (depois de arruiná-lo com uma série de facelifts desastrosos…). O encerramento do muscle engravatado ainda está no campo das especulações, mas estas especulações já se estendem ao ponto de se falar em uma série final de despedida, a famosa “Collector’s Special Edition”, versão americana da nossa Série Especial Collection.

A informação foi apurada pelo pessoal do site Muscle Car and Trucks. Segundo a publicação, a versão será lançada em 2023 como linha 2024, e terá 2.000 exemplares com elementos diferenciados dos Camaro de série regular, como a cor da pintura exclusiva e emblemas comemorativos. Segundo o Muscle Cars and Trucks, todos serão amarelos, em referência ao Camaro Bumblebee do filme “Transformers”, que impulsionou a popularidade do Camaro na época de seu relançamento, em 2010.

Ainda não se sabe se o modelo será oferecido apenas na América do Norte, ou se terá ao menos um exemplar em todos os mercados onde foi oferecido oficialmente, como o Brasil.

 

Vendas de carros novos na Europa teve o pior mês de agosto desde 2004

Se você quer saber o que essa notícia tem a ver com o Brrrésil, eu respondo: a crise do mercado automobilístico não é exclusividade nossa. Como expliquei na matéria dos semicondutores/microchips, a escassez destes pequenos componentes está afetando a produção de automóveis no mundo todo, resultando em uma oferta menor que a demanda e elevando os preços dos automóveis — e, por consequência, trazendo para cima o preço dos usados no reboque.

As únicas fabricantes que tiveram um crescimento nas vendas em relação ao mês de agosto de 2020 foram Toyota, Hyundai e Mazda, com variações entre 1,1% e 9,9%. Já as outras fabricantes todas viram seus números de venda cair, com variações de 2,8% até 39,6%, caso da Peugeot.

Como a crise dos semicondutores não deve se estabilizar antes do final de 2022, segundo os executivos do setor de semicondutores e automóveis, não espere que estes números sejam muito melhores nos próximos 18 meses — o que significa que os preços continuarão em uma “bolha” nesse período.

 

BMW Série 2 Active Tourer é revelada extra-oficialmente com nova grade maior (jura?)

A nova geração do BMW Série 2 Active Tourer, possivelmente o carro mais genérico fabricado na história da BMW, acaba de ser revelada extra-oficialmente (“vazou”) no Instagram. E adivinhe só como é a grade desta nova geração?

Certamente é menor do que esperávamos depois de ver a seqüência apresentada pela marca nos últimos anos, mas ela é grande o suficiente para fazer o carro parecer um castor enfezado como os irmãos de gradão.

Apesar disso, o carro ganhou um pouco mais de personalidade e parece menos uma minivan de mamãe e mais um hatch grandinho, o que o tornou mais interessante. Ele tem as mesmas proporções do antecessor — isto é, quase um monovolume –, mas as linhas e ângulos tratam de deixá-lo com esse aspecto mais encorpado.

Como esperado, ele será baseado em uma atualização da plataforma UKL, compartilhada com X1, X2 e modelos Mini, o que significa que ele manterá tração dianteira ou integral. A motorização também deverá continuar baseada nos 1.5 de três cilindros com variações de potência e, claro, motores elétricos para produzir uma versão híbrida.

Considerando que a imagem divulgada extra-oficialmente foi o material de divulgação oficial (parece confuso, mas leia de novo), é seguro dizer que o lançamento oficial deve acontecer nos próximos dias ou semanas, mas ainda em outubro. Além disso, a imprensa alemã já menciona que a produção do carro deverá começar em novembro próximo.